O WebMedia for Everyone (W4E) é um fórum de discussão sobre como a comunidade do WebMedia poderia incorporar melhor a diversidade em diversas perspectivas, incluindo pesquisas e projetos de extensão.
A nível internacional, o SIGMM criou recentemente o papel de Director of Diversity and Outreach, com o objetivo de impulsionar e desenvolver ativamente as ações de apoio à diversidade, bem como os esforços de divulgação de informações e serviços.
A partir do WebMedia4Everyone, daremos início a uma iniciativa nacional de apoio a estas ações. Em 2022, vamos convidar pesquisadores e membros da indústria para uma discussão.
O acesso ao WebMedia for Everyone será gratuito, ou seja, não está vinculado à inscrição no WebMedia. O evento será realizado no dia 09/Nov, às 16hs, na UTFPR campus Curitiba. Acompanhe nossas redes sociais para mais informações!
Inscreva-se AQUI!
Vagner Diniz
Gerente | Centro de Estudos sobre Tecnologias Web – NIC.br
Profundo conhecimento das melhores práticas de uso da tecnologia da informação e comunicação na gestão pública para desenvolvimento da cidadania, fortalecimento da democracia e melhoria dos serviços públicos entregues aos cidadãos. Evangelista de webstandards como poderosa ferramenta de adição de valor no uso da internet.
Nathally Souza
Tech Lead | Itaú
Nathally Souza, travesti e desenvolvedora morando em São Paulo. Depois de 10 anos como jornalista, migrei para o mundo da tecnologia e atualmente atuo como tech lead no Itaú. Além do mundo na frente das linhas de código e pipelines, sou apaixonada por futebol, obviamente flamenguista, pagodeira nata e vaidosa: nunca saio de casa sem ao menos passar uma base um rímel.
Camila Bellato
Transformation Lead – Acessibilidade Digital | Zup Innovation
Camila é formada em administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pós graduada em empreendedorismo e negócios sociais pelo Instituto Amani. Apaixonada por desenvolvimento humano e liderança, voluntariou durante a faculdade na AIESEC e trabalhou na Fundação Estudar com metodologias educacionais. Atualmente trabalha na Zup, empresa de tecnologia do grupo Itaú, onde participou da estruturação da área de Diversidade e Inclusão. Descobriu sua paixão por acessibilidade ao implementar um programa de formação em tecnologia voltado para inclusão de PCDs. Atualmente é transformation lead de acessibilidade digital e especialista em práticas inclusivas voltadas a esse público.
Erica Marques
Sócia fundadora na Sprint XP | GBG Curitiba
Em 2014 participei do treinamento Google para ser facilitadora de Design Sprint (Sprint Master) com atualizações em Google Cingapura (2017), Vale do Silício (2018), Nova York (2019) e no MIT com Jake Knapp – criador da metodologia (2020). Apaixonada por inovação, colaboro com o desenvolvimento do ecossistema de Inovação em diversas esferas: universidades, instituições de apoio, habitats de inovação, aceleradoras, mentorias, startups e comunidades. Participo ativamente como palestrante, mentora, facilitadora, organizadora e jurada em diversos programas no Brasil e exterior como Google Community Summit Singapore, Google Startup Launch, , PIBEP PUCPR, Hackathons (ONU – Campus Party, Paraná, OAB, Quantum, SENDI, etc), Startup Weekends, Campus Party, Coworking Day, etc. (2005 – atualmente)
Reinaldo Ferraz
Project Manager | NIC.br
Formado em desenho e computação gráfica e pós graduado em design de hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Trabalha com desenvolvimento web desde 1998. Coordena as iniciativas de acessibilidade na Web do NIC.br e projetos relacionados a Open Web Platform, Digital Publishing e Web das Coisas. Representante do NIC.br em grupos de trabalho do W3C internacional em Acessibilidade na Web, Digital Publishing e Web das Coisas. Autor de quatro livros, sendo dois deles sobre Acessibilidade na Web. Apaixonado por acessibilidade, usabilidade, padrões web, HTML, CSS e café sem açúcar.
Roberto Pereira
Professor | Universidade Federal do Paraná
Professor Adjunto do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), foi Pesquisador Visitante no Informatics Research Centre da Universidade de Reading (UK) com Pós-doutorado no Instituto de Computação/UNICAMP, ambos com Projeto FAPESP. Vice-coordenador da Pós-Graduação em Informática da UFPR (2017-2022), foi editor Associado da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) e coordenador da Comissão Especial de IHC da SBC – Sociedade Brasileira de Computação. Atualmente, é Editor Associado do ACM Journal on Responsible Computing (JRC), Editor Chefe da SBC Horizontes Magazine e do SBC Journal on Interactive Systems (JIS). Principais interesses de pesquisa: Interação Humano-Computador, Educação em Computação, Informática na Educação, e Cultura e Valores no Design de Sistemas Computacionais Interativos.
Debora Christina Muchaluat Saade
Professora | Universidade Federal Fluminense
Possui graduação em Engenharia de Computação (1992), mestrado em Informática (1996) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). É professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrou o corpo docente do Departamento de Engenharia de Telecomunicações até maio de 2009 e desde então faz parte do corpo docente do Instituto de Computação. É bolsista de produtividade DT nível 1D do CNPq e Cientista do Nosso Estado (CNE) pela FAPERJ. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) de 2009-2011 pela FAPERJ. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Computação da UFF, avaliado com conceito 6 pela CAPES, de 2017 a 2021, e também foi coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Computação da UFF de 2014 a 2019. Foi coordenadora da Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) de 2017 a 2019. Fundou o Laboratório MídiaCom na UFF em 2003 com foco em pesquisas em redes de computadores e multimídia (www.midiacom.uff.br) e desde então é uma das coordenadoras do laboratório. É membro do Módulo Técnico do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital. Suas áreas de interesse são multimídia, mulsemídia, redes de computadores, redes sem fio, redes elétricas inteligentes, Internet das Coisas, televisão digital interativa e saúde digital. Participou do desenvolvimento da linguagem NCL – Nested Context Language – adotada como padrão ABNT NBR 15606-2 no middleware GINGA do Sistema Brasileiro de TV Digital e como recomendação internacional do ITU-T H.761 para serviços IPTV.
Leyza Baldo Dorini
Thiago Henrique Silva
Roberto Pereira (UFPR)
Daniel Fernando Pigatto (UTFPR)
Em breve mais nomes!