logo-topo-1
logo_sbc-2

Painel 03 | Democratização de acesso a dados: vantagens, desvantagens e limites!

Angelo Ciarlini

Data Science Director | Localiza

Angelo Ciarlini é Diretor de Ciência de Dados e Analytics na Localiza, onde lidera o desenvolvimento de abordagens de inovação, apoiadas no uso intensivo de dados, para a construção do futuro da mobilidade sustentável. Antes de se juntar à Localiza em 2019, Angelo foi consultor (Expert Data Scientist) na McKinsey por 2 anos, Head de Pesquisa na Dell EMC por 5 anos e teve carreira acadêmica, sendo professor universitário na UNIRIO por 10 anos, onde atuou em pesquisa e ensino nas áreas de Inteligência Artificial, Bancos de Dados e Algoritmos. Angelo é Engenheiro de Computação pela PUC-Rio e tem mestrado em Bancos de Dados e Doutorado em Inteligência Artificial, também pela PUC-Rio.  É autor de mais de 30 patentes nas áreas de Ciência de Dados e processamento massivamente paralelo de dados e possui mais de 50 publicações em revistas e conferências técnicas.

Marcello Deoarez Moreira Dos Santos

Gerente de Tecnologia | Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Formado em Sistemas de Informação, participou de diversos projetos da Agência e da Prefeitura, como Curitiba App, Saúde Já, Curitiba Lê Digital, Sistema Educacional, Check-in nos locais, entre outros. Foi responsável pela implementação do Microsoft 365 como ferramenta de teletrabalho na Agência Curitiba durante o período de pandemia até hoje. Possui curso de extensão Modernização e Transformação Digital no Brasil, criado e oferecido pela Universidade Técnica da Dinamarca para órgãos públicos brasileiros.

Murilo Kadanus

Mobi7

Eng. Eletricista pela UFPR, ja fez doutorado em Robotica Submarina na França, fundou uma startup que foi acelerada no Canada e dirigiu uma grande empresa de energias renovaveis no Brasil. Apaixonado por transformam a vida das pessoas com tecnologia, hoje atua como gerente de projetos especiais na Mobi7/Localiza onde trabalha com projetos de inovação na area de IoT e mobilidade.


Mirella M. Moro

Professora – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mirella M. Moro é Doutora, Mestre e Bacharel em Ciência da Computação. Foi membro do Conselho de Educação da ACM, Coordenadora da Comissão Especial de Bancos de Dados da SBC, criadora da Revista Eletrônica SBC Horizontes e Diretora de Educação da SBC (Sociedade Brasileira de Computação, 2009-2015), onde atualmente é Conselheira e coordenadora do Programa Meninas Digitais (junto da profa. Aleteia Araujo, UnB). Seus interesses de pesquisa incluem pesquisa orientada a dados, análise social, diversidade de gênero e educação em Ciência da Computação. Ela também é uma defensora do aumento da participação feminina na Computação e no mercado de TI.

Vinícius Mota (mediador)

Professor – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Adjunct professor at the Department of Computer Science and collaborating faculty of the Graduate Program in Computer Science (PPGI) at the Universidade Federal do Espírito Santo. He holds a Ph.D. from the Universidade Federal de Minas Gerais and an International jointly Ph.D. from the Université Paris-Est (2015). Bachelor in Computer Science from the Universidade Federal de Ouro Preto (2007). His research interests comprehend the full life-cycle of Internet of Things: low-cost embedded hardware development, communication protocols, data modeling and predictions, and its privacy issues. Furthermore, his also interested in the implications of crowdsensing and human mobility to the next-generation mobile networks.

Título

Título

Título