logo-topo-1
logo_sbc-2

WFA - Workshop de Ferramentas e Aplicações

O Workshop de Ferramentas e Aplicações é um fórum importante onde membros da academia e da indústria podem apresentar suas últimas ferramentas, protótipos, aplicações e demonstrações. Com um caráter mais prático, no WFA há uma ênfase na demonstração de aplicações e ferramentas, na experiência de seu desenvolvimento, em questões de implantação e uso, e também nas perspectivas criadas por elas.

Todos os trabalhos aprovados ficarão disponíveis na biblioteca digital SBC. Durante o evento, as ferramentas/aplicações receberão feedback de uma banca de especialistas em inovação e também de empreendedorismo. Os autores das melhores ferramentas/aplicações receberão certificados e ampla divulgação nos veículos da SBC.

Os tópicos abordados pelo workshop são os mesmos da trilha principal do evento. Também serão bem-vindas submissões de aplicações com propostas inovadoras de análise e/ou metodologia sobre datasets e software de interesse do evento (ver AQUI) .

Instruções para Autores

Trabalhos submetidos devem ser originais e não podem ter sido previamente publicados. Os autores devem submeter eletronicamente um artigo em inglês ou português, de até quatro páginas, incluindo todas figuras e referências.

O artigo apresentando a ferramenta/aplicação deve conter uma descrição clara:

  • Das metas da aplicação/ferramenta
  • De sua arquitetura
  • De suas principais funcionalidades
  • Do tipo de licença
  • Das perspectivas criadas por ela (ex. uso puramente acadêmico, social, comercial)

É fortemente recomendado que os autores disponibilizem no artigo URLs para o site ou download de um vídeo de demonstração de sua ferramenta/aplicação.

Os artigos devem ser escritos de forma a permitir “double-blind review”. Isso requer que as identificações dos autores sejam substituídas por “removed for double-blind review” no início do artigo e em eventuais referências a seus trabalhos anteriores.

A publicação final está condicionada à inscrição no WebMedia 2022 de pelo menos um dos autores, que deverá realizar a apresentação do trabalho durante o evento.  A comissão de organização do workshop trabalhará para promover a participação presencial dos autores, buscando ajuda de custos e/ou opções de hospedagem.

Submissão de trabalhos

Os candidatos deverão submeter seu trabalho eletronicamente pelo Sistema JEMS, escolhendo a trilha WFA.

Todas as submissões para o WFA devem seguir os templates disponibilizados:

Datas Importantes

  • Data limite para submissão: 20 de Julho 08 de Agosto 14 de Agosto de 2022
  • Notificação aos autores: 08 de Agosto  22 de Agosto 28 de Agosto de 2022
  • Versão final: 12 de Agosto 30 de Agosto 05 de Setembro de 2022

Coordenação Geral

Alan Guedes (UCL)

André Santanchè (Unicamp)

Felipe Domingos da Cunha (PUC Minas)

Luiz Celso Gomes Jr. (UTFPR)

 

Título

Título

Título