logo-topo-1
logo_sbc-2

CTD - Concurso de Teses e Dissertações

O Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do WebMedia tem como objetivo destacar e divulgar a pesquisa em temas relacionados às áreas de Sistemas Multimídia e Web na pós-graduação stricto sensu, premiando as melhores Teses e Dissertações defendidas e aprovadas no Brasil em um período de referência. 

A cada edição do WebMedia, são selecionadas para publicação de artigo resumo e apresentação durante o Simpósio as melhores teses e dissertações com contribuição significativa e destacada para a área científica, assim como relevante impacto para a sociedade e para as empresas.

Critérios para Participação​

Podem enviar trabalhos para este concurso, doutores e mestres que tenham desenvolvido sua pesquisa com temas relacionados às áreas de Sistemas Multimídia e Web, que defenderam suas teses ou dissertações em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras no período de 1 de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2021.

Instruções para Autores

Para participar do concurso, os candidatos deverão enviar um artigo resumido que descreva o trabalho de tese ou de dissertação e destacando as suas principais contribuições para o estado-da-arte nas áreas de Sistemas Multimídia e Web. Como referência, sugere-se que os candidatos considerem os tópicos de interesse da Trilha Principal do WebMedia vigente.

O texto do artigo deve conter no máximo quatro páginas (incluindo figuras, referências e anexos),  ser escrito em português ou em inglês e ter como autores o candidato e seu(s) orientador(es). Deve ainda incluir o resumo/abstract de acordo com a tese ou dissertação, a caracterização do problema e motivação da pesquisa, objetivos e contribuições do trabalho, resultados obtidos e discussão. O texto deve ser formatado de acordo com o padrão adotado pelo WebMedia e ser enviado em formato PDF.

Os candidatos também devem enviar, além do artigo resumido e da tese ou dissertação, uma folha de rosto contendo o título do trabalho, a data de defesa, o link para o repositório contendo a dissertação ou tese na Universidade que concedeu o diploma, assim como as informações sobre o impacto da pesquisa, que podem incluir publicações, patentes, registros de software e produtos desenvolvidos diretamente ligados à pesquisa concorrente ao prêmio. Caso o link para o repositório contendo a dissertação ou tese ainda não exista, responda que “o link ainda não foi disponibilizado” e, se possível, acrescente uma justificativa.

Seleção, Apresentação e Premiação

A seleção ocorrerá em quatro etapas, conforme descrito a seguir:

[Etapa 1] Todos os trabalhos submetidos passarão por uma avaliação inicial, a qual será feita por um comitê de pesquisadores com reconhecida atuação na área e experiência em orientação de teses e dissertações. Nessa primeira etapa a ideia não é avaliar o mérito dos trabalhos mas sim a sua aderência aos temas do WebMedia 2022.

[Etapa 2] Os autores de todos os trabalhos selecionados na Etapa 1 deverão enviar um vídeo apresentado a pesquisa desenvolvida e participar de  um Webinar que será organizado pela Comissão Especial do WebMedia (CE-WebMedia). As apresentações também serão avaliadas pela comitê de avaliação.

[Etapa 3] Todos os artigos selecionados na Etapa 1 também passarão por um processo de avaliação pelo comitê.

[Etapa 4] Com base nas avaliações das Etapas 2 e 3, a coordenação do evento selecionará as melhores dissertações de mestrado e teses de doutorados que terão seus trabalhos selecionados para a apresentação PRESENCIAL no evento. Todos os trabalhos selecionados serão publicados (os artigos resumo) nos Anais do WebMedia.

Para fins de premiação, o comitê de avaliação levará em conta o trabalho completo desenvolvido na tese ou dissertação, incluindo os potenciais impactos sociais, científicos e tecnológicos para a área.

Submissão de Trabalhos

Cada submissão deverá conter três arquivos, todos em formato PDF:

  1. Artigo de até quatro páginas;
  2. Arquivo do documento final da tese ou dissertação;
  3. Folha de Rosto, conforme instruções, e cópia da Ata de Defesa do trabalho.

Obs.: Na Ata de Defesa, deverá constar explicitamente que o candidato teve seu o trabalho aprovado e defendido em 2021 e ainda deverá informar o local, a data de defesa, o nome da instituição, o nome do orientador e os nomes dos membros da banca avaliadora.

Os candidatos deverão submeter seu trabalho eletronicamente pelo Sistema JEMS, escolhendo a trilha correspondente (Mestrado ou Doutorado). 

Todas as submissões para o CTD devem seguir os templates disponibilizados:

Inscrição no Evento

O autor principal dos trabalhos selecionados (candidato à premiação) deverá estar inscrito no evento. A inscrição deve ser confirmada até a data de submissão da versão final.

Datas Importantes

  • Início das submissões: 15 de Abril de 2022
  • Data limite para submissão: 01 de Julho de 2022
  • Pré-seleção: 22 de Julho de 2022
  • Envio dos vídeos: 12 de Agosto de 2022
  • Notificação aos autores: 19 de Agosto de 2022
  • Versão final: 26 de Agosto de 2022

Coordenação

Leonardo Rocha – UFSJ

Windson Viana de Carvalho – UFC

Título

Título

Título