logo-topo-1
logo_sbc-2

Painel 02 | TIC Web: plataformas TIC Web Acessibilidade e TIC Web Dados abertos

Reinaldo Ferraz

Project Manager | NIC.br

Formado em desenho e computação gráfica e pós graduado em design de hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Trabalha com desenvolvimento web desde 1998. Coordena as iniciativas de acessibilidade na Web do NIC.br e projetos relacionados a Open Web Platform, Digital Publishing e Web das Coisas. Representante do NIC.br em grupos de trabalho do W3C internacional em Acessibilidade na Web, Digital Publishing e Web das Coisas. Autor de quatro livros, sendo dois deles sobre Acessibilidade na Web. Apaixonado por acessibilidade, usabilidade, padrões web, HTML, CSS e café sem açúcar.

Ana Eliza Duarte

Analista de projetos | NIC.br | Ceweb.br

Ana Duarte é bibliotecária pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Mestranda em Ciência da Informação pela mesma instituição. Analista de projetos Web do Ceweb.br, se dedica às pautas de Dados na Web, preservação e disseminação da informação digital.

Adriano Cesar Machado Pereira (mediador)

Professor | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Adriano C. Machado Pereira possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais, em programa de PosDoc realizado em cooperação com a empresa Universo On Line (UOL), concluído em 2009. Durante seu doutorado, trabalhou como pesquisador visitante na Business School of University of Connecticut. Antes da Academia, trabalhou oito anos para uma start-up, na área de comércio eletrônico e Business Intelligence. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, Empreendedorismo e Inovação, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Finanças Computacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: Caracterização e Análise de Dados, Mineração de Dados, Inteligência Artificial, Aplicações Web, Comércio Eletrônico, Ciência de Dados para Agronegócios e Finanças, Modelos e Algoritmos para Mercado Financeiro. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (InWeb), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Cyberfísicos (INCT-Cyber) e da Unidade Embrapii do DCC/UFMG em Sistemas Cyber-Físicos (www.embrapii.dcc.ufmg.br). Atua em projetos de empreendedorismo social, em especial nas áreas de saúde pública, educação infantil, projetos para pessoas com deficiência (PCD) e finanças. É bolsista de produtividade do CNPq em desenvolvimento tecnológico.

Mais informações no Currículo online em: http://lattes.cnpq.br/6813736989856243

Título

Título

Título