logo-topo-1
logo_sbc-2

WebMedia Challenge

O WebMedia Challenge é o primeiro evento da comunidade WebMedia voltado para a solução de desafios resultantes do fluxo de dados heterogêneos que são gerados neste mundo hiperconectado. 

A presente competição será realizada em parceria com a Localiza através da Diretoria de Ciência de Dados e Analytics do Localiza Labs.

Por meio desta competição, o WebMedia traz para a comunidade científica um tema de mercado extremamente desafiador: como utilizar dados de sensoriamento para prover soluções de mobilidade que tornem o trânsito um lugar mais seguro. Confira abaixo mais detalhes sobre este desafio e sobre como participar!

Informações gerais

Com a evolução dos dispositivos de sensoriamento veicular, passou a ser possível monitorar dados de telemetria (condições gerais do veículo, padrões de direção, localização, etc) de uma grande parte da frota da companhia.

Este monitoramento possibilita um melhor entendimento a respeito dos padrões de direção e uso dos condutores, um controle mais preciso a respeito da necessidade de manutenção da frota e também abre possibilidades para a detecção e predição de eventos anormais como, por exemplo, acidentes, roubos e furtos.

A Localiza oferece o diversos serviços de locação veicular, incluindo segmentos de curta duração e longa duração. Enquanto nos primeiros os contratos geralmente tem duração de poucos dias, nos últimos os contratos podem possuir prazos indeterminados de duração. Especialmente para os casos de longa duração, para os quais fatores de risco ganham importância dado o tempo de exposição, é importante entender se os condutores têm padrões de direção que podem aumentar a chance dos mesmos incorrerem em acidentes. Identificar estes padrões e promover ações para mitigá-los é uma ação importante para promover mais segurança para o trânsito como um todo e em particular para os clientes Localiza.

Munido de dados relacionados ao perfil do condutor (comportamentos de direção, histórico de infrações, etc), informações do veículo (ocorrências em outros acidentes), dados de telemetria do veículo em movimento, e outras informações referentes ao ambiente, espera-se que seja possível prever a ocorrência de um acidente com antecedência ou mesmo durante o contrato de locação.

Premiação

As três melhores equipes serão convidadas para apresentarem a solução durante o WebMedia 2022. A classificação será anunciada durante a sessão de encerramento e as três equipes receberão premiação, de acordo com a colocação!!! As premiações serão 3 Alexa 4ª Geração além de passagem, hospedadem e inscrição para participarem do WebMedia 22!

Dados

Os dados e demais detalhes do problema estão disponibilizados no Kaggle. Solicite o link de acesso utilizando o formulário disponível neste LINK.

Critérios

  • Uma conta por participante: você não pode se inscrever na Kaggle a partir de múltiplas contas e, portanto, você não pode submeter a partir de múltiplas contas.
  • Não há compartilhamento privado fora das equipes:  não é permitido o compartilhamento privado de código ou dados fora das equipes. Não há problema em compartilhar código se este for disponibilizado a todos os participantes nos fóruns.
  • Limites das equipes:  o tamanho máximo da equipe é três pessoas. Equipes com mais de 3 participantes serão desclassificadas da competição.
  • Limites de submissão: você pode apresentar um máximo de 10 entradas por dia e selecionar até 2 submissões finais para julgar.

Datas Importantes

  • Limite para submissão de soluções: 25 de Setembro de 2022
  • Divulgação das três melhores equipes: 30 de Setembro de 2022
  • Apresentações: durante o WebMedia entre os dias 08/11 a 10/11 (a confirmar)
  • Divulgação do resultado final: durante o jantar de confraternização no dia 10 de Novembro de 2022

Organização da Competição

  • Angelo Ciarlini, Localiza
  • Diego Roberto Colombo Dias, UFSJ
  • Flavio Vinicius Diniz de Figueiredo, UFMG
  • José Ricardo Gonçalvez, Localiza
  • Samuel Oliveira, Localiza
  • Vinícius Fernandes Soares Mota, UFES

Título

Título

Título