IV Prêmio LF

HISTÓRICO

Em 2016, a Bodega das Artes Raimundo de Chiquinha do Aracati – BARCA instituiu o Prêmio LF de Computação que objetiva agraciar professores e alunos envolvidos em projetos que utilizam Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a MELHORIA DA SOCIEDADE. Luiz Fernando Gomes Soares, foi professor da PUC-Rio e criou a linguagem NCL e seu ambiente de apresentação Ginga-NCL que se tornou uma Recomendação ITU-T H.761 para middlewares IPTV. Mais sobre a criação do prêmio no link.

A premiação é uma promoção do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia) e tem a responsabilidade financeira e organizacional da BARCA e conta com a chancela das seguintes entidades:

– Instituto Federal do Ceará (IFCE)

– WebMedia, evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

– Laboratório TELEMÍDIA da PUC-Rio

– Aracati Digital – Virtual Technology Park

O Prêmio LF de Computação, lançado todo dia 20 de fevereiro (niver do LF), é escolhido por comissão científica. O prêmio consiste em medalhas e certificados para os três primeiros colocados, com a chancela das entidades acima citadas, e um estágio para o estudante classificado em primeiro lugar, entregues anualmente no Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web – WebMedia.

Foram vencedores do PRÊMIO LF de Computação os seguintes estudantes:

2016: Eliézio Gomes Neto (IFCE) – Estágio na Universidade de Evry (Paris)
Orientador: Mauro Oliveira (IFCE)
Tutor na França: Nazim Agoulmine

2017: Thiago Rodrigues (UFMG) – Estágio na Universidade Blaise Pascal (Clermont Ferrant)
Orientador: Adriano Machado (UFMG)
Tutor na França: Philippe Mahey (Ex-professor da PUC-Rio)

2018: Diego Augusto Amorim Santos (INATEL) – Estágio no IFCE Aracati
Orientador: Joel Rodrigues (INATEL)
Tutor no IFCE: Mauro Oliveira (Pesquisador do IFCE Aracati – LAR)

Em que consiste o IV PRÊMIO LF DE COMPUTAÇÂO

O IV PRÊMIO LF DE COMPUTAÇÂO objetiva agraciar estudantes e respectivos orientadores envolvidos em projetos de INOVAÇÃO que utilizem TICs para a MELHORIA DA SOCIEDADE. A premiação ocorrerá no contexto do Workshop de Ferramentas e Aplicações (WFA), no jantar oficial do XXV WEBMEDIA, dia 31 de outubro de 2019, na cidade do Rio de Janeiro.

O IV PRÊMIO LF DE COMPUTAÇÂO consiste em:

CERTIFICADOS para os três primeiros colocados (os três Estudantes e os três Professores Orientadores) do IV PRÊMIO LF DE COMPUTAÇÂO, com a chancela do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Laboratório Telemídia da PUC-Rio, do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web – WEBMEDIA

Apresentação dos três primeiros colocados em sessão especial do Workshop de Ferramentas e Aplicações (WFA) e posterior premiação do primeiro colocado no jantar oficial do XXV WEBMEDIA

ESTÁGIO para o ESTUDANTE PRIMEIRO COLOCADO no IV PRÊMIO LF DE COMPUTAÇÂO no Laboratório de Redes de Computadores (LAR) do IFCE Campus Aracati (Praia de Canoa Quebrada), com duração de uma a duas semanas. Todas as despesas de transporte aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação durante o estágio serão de responsabilidade da BARCA.

AMPLA DIVULGAÇÃO dos ganhadores (os três Estudantes e os três Professores Orientadores) do IV PRÊMIO LF DE COMPUTAÇÂO em diversas mídias nacionais: redes sociais, rádio, jornal e TV, além da publicação impressa na revista anual da BARCA, patrocinadora do PRÊMIO.

Serão empregados U$1.000,00 (mil dólares) pela BARCA na premiação, estágio e custeio do ALUNO primeiro classificado, para sua participação no WebMedia 2019.

CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO DA CANDIDATURA

Podem concorrer ao IV PRÊMIO LF DE COMPUTAÇÂO professores e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação envolvidos com projetos de INOVAÇÃO que usam a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a MELHORIA DA SOCIEDADE, e que satisfaçam os seguintes critérios:

Os estudantes candidatos devem ter maioridade civil e estar participando (2019), ou ter participado no ano anterior (2018), de um projeto cadastrado na sua instituição de origem. É indispensável que o projeto tenha tido resultados concretos para a MELHORIA DA SOCIEDADE com o uso de TICs.

A candidatura do Estudante deve ser submetida pelo respectivo Professor Orientador do projeto à Comissão de Seleção do PRÊMIO, por via eletrônica (mauro@lar.ifce.edu.br), contendo um PROJETO com 7 páginas, acompanhado de uma CARTA DE RECOMENDAÇÃO do Professor Orientador e uma CARTA DE COMPROMISSO do Estudante.

TEMPLATE DO PROJETO

Página 1: Capa do projeto contendo:

  • Título do projeto
  • Nomes do Estudante Candidato e do Professor Orientador
  • Instituições envolvidas
  • Datas de início e término do projeto
  • Resumo do projeto (motivação e objetivos)

Página 2: Descrição do projeto (O QUÊ), Justificativa (O PORQUÊ), metodologia utilizada (COMO), envolvidos e comunidade atingida direta e indiretamente (QUEM).

Página 3: Resultados já alcançados e resultados esperados, potencial de replicação do projeto em outros lugares, recursos envolvidos (CUSTO DIRETOS), parceiros (FINANCEIROS ou NÃO) etc.

Página 4: Relevância do projeto para a sociedade (COMO O SEU PROJETO MELHOROU O MUNDO) e definição clara da contribuição efetiva do candidato.

Página 5: Aspectos de inovação da proposta, vantagens comparativas com outros projetos similares, limitações ou restrições do projeto.

Página 6: Conclusão contendo a motivação do candidato com o projeto: importância de projetos desta natureza; disposição em dar continuidade ao mesmo, caso surjam condições favoráveis (POR QUE VOCÊ MERECE O PRÊMIO?).

Página 7: Currículo resumido do Estudante candidato, sua formação, principais atividades acadêmicas e sociais, prêmios, produções científicas e artísticas, realizações diversas.

CARTA DE RECOMENDAÇÃO DO PROFESSOR

O Professor Orientador deve ter vínculo formal com a instituição do estudante proponente, ser coordenador ou participante do projeto proposto pelo estudante e apresentar uma carta de recomendação declarando que:

A proposta do Estudante candidato se enquadra nos objetivos do IV PRÊMIO LF de COMPUTAÇÃO, que o candidato possui condições acadêmicas e pessoais para implementar (ou ter implementado) o projeto e de realizar um bom estágio em outra instituição, de se comunicar socialmente e de solucionar problemas.

CARTA DE COMPROMISSO DO ESTUDANTE

O estudante candidato deve estar regularmente matriculado no período de inscrição do IV PRÊMIO LF DE COMPUTAÇÂO e apresentar uma CARTA DE COMPROMISSO, declarando:

Concordar com todos os detalhes de implementação do PRÊMIO, em especial das questões financeiras.

Se comprometer a apresentar seu trabalho em sessão especial do Workshop de Ferramentas e Aplicações (WFA).

Elaborar um relatório do estágio realizado (modelo a ser fornecido pela BARCA) e apresentá-lo, publicamente, em um evento/local a ser sugerido pela BARCA.

DATAS IMPORTANTES

10/junho/2019: lançamento do Edital do IV PRÊMIO LF de COMPUTAÇÂO
20/junho a 20/jul/19 20/set/19: período de recebimento das candidaturas
20/set/19 20/out/19: Divulgação do resultado dos três projetos PRIMEIROS COLOCADOS.
31/out/19: Sessão especial de apresentação dos 3 finalistas do Prêmio LF no contexto do WFA
31/out/19: Anúncio do PRIMEIRO COLOCADO e recebimento dos prêmios (Medalhas e Certificados) no jantar oficial do WEBMEDIA 2019.
Jan-mar/2020: realização do estágio pelo ESTUDANTE PRIMEIRO COLOCADO.
20/fev/2020: lançamento do Edital do V PRÊMIO LF de COMPUTAÇÂO.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Projeto apresentado pelo candidato (100 pts)

  • Relevância do projeto (importância social, potencial de replicabilidade): 30 pts
  • Originalidade da proposta do projeto (comparação com similares): 25 pts
  • Exequibilidade do projeto (facilidade, custo/benefício, financiamento): 20 pts
  • Impacto social dos resultados (pessoas atingidas, melhoria da sociedade): 15 pts
  • Qualidade técnica do documento (clareza, sintaxe, estética etc.): 10 pt

COMISSÃO DE SELEÇÃO

Mauro Oliveira (Ex-aluno do LF, Presidente da Comissão)
Isa Haro Martins (Médica da Rocinha, esposa e companheira do LF)
Carlos Ferraz (Coordenador do WFA do XXV Webmedia)
Maria da Graça Pimentel (Coordenadora do Comitê de Programa do XXV Webmedia)
Fernando Mauro (Almirante da Marinha do Brasil, amigo do LF)
Guido Lemos (UFPB, principal parceiro do LF na criação do middleware GINGA)
Martine Mahey (Artista Plástica.Trabalhou 10 anos no Consulado da França – Rio)
Paulo Roberto Freire Cunha (UFPE, Presidente da Fundação de Amparo a C&T de PE – FACEPE)
Raimundo Macedo (UFBA, Diretor da Sociedade Brasileira de Computação)
Thaís Vasconcelos Batista (UFRN, Vice-presidente da SBC)

Quaisquer dúvidas devem ser encaminhadas ao presidente da Comissão de Seleção, Prof Mauro Oliveira (mauro@lar.ifce.edu.br) ou (85) 997 054 321.