Trilha Principal

Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia) é o principal evento do tema no Brasil e uma excelente oportunidade de intercâmbio científico e técnico entre alunos, pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia, Hipermídia e Web. Este ano estaremos celebrando a 25a. edição do WebMedia que será realizada de 29 de outubro a 01 de novembro na cidade do Rio de Janeiro.

Convidamos a comunidade a compartilhar experiências e resultados de pesquisas por meio da submissão de artigos técnicos que descrevam soluções que avancem o estado-da-arte nas áreas e temas de interesse do evento. Os artigos submetidos serão avaliados em termos de originalidade, qualidade técnica, relevância, apresentação (organização, estilo e clareza) e adequação das referências a trabalhos no estado-da-arte dos temas abordados.

Cada artigo (completo ou curto) será revisado por, no mínimo, três membros do Comitê de Programa e especialistas convidados. Esta edição do WebMedia experimentará oferecer aos autores, cujos artigos não foram aceitos em primeira avaliação, a oportunidade de recorrer do resultado. Espera-se com isso reduzir eventuais prejuízos associados ao processo de avaliação por pares.

INSTRUÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

Autores podem submeter artigos completos ou curtos. Artigos completos (entre 6 a 8 páginas) devem relatar uma pesquisa substancial fundamentada por resultados completos. Artigos curtos (4 páginas) podem descrever trabalhos completos ou em andamento, contendo resultados parciais.

Tópicos de interesse do WebMedia 2019 incluem, entre outros:
– Adaptação, personalização e recomendação de conteúdo
– Análise, codificação e processamento de conteúdo
– Aplicações e serviços
– Aplicações em múltiplos dispositivos
– Arquitetura, processos e metodologias
– Autoria e anotação de conteúdo
– Busca, recuperação e visualização
– Colaboração, espaços interativos e ativismo e sociedade digital
– Dispositivos móveis e vestíveis e Internet das Coisas (IoT)
– Distribuição, transporte, compartilhamento e segurança de conteúdo
– Engenharia de documentos e Engenharia Web
– Gerenciamento de acervos digitais
– Interfaces, novas interações, usabilidade, acessibilidade e experiência do usuário
– Linguagens, modelos e padrões
– Redes sociais, análise de redes sociais, análise de semântica social e emergente
– Sincronização e apresentação
– Sistemas e aplicações multimodais e multissensoriais
– Sistemas e Middleware
– Teste e validação de sistemas e aplicações
– Web semântica, linked data, anotações semânticas, metadados e ontologias

Os artigos podem ser escritos em português ou inglês, sendo que artigos em português devem ter tanto o título quanto o abstract em inglês e, opcionalmente, o resumo em português. Isso é uma exigência da ACM, assim, mesmo que seja um artigo em português, deve ter título e abstract em inglês.

Os artigos devem ser escritos de forma a permitir “double-blind review”. Isso requer que as identificações dos autores sejam substituídas por “removed for double-blind review” tanto no início do artigo, como em eventuais referências a seus trabalhos anteriores.

Recomenda-se aos autores que analisem as publicações anteriores do WebMedia para verificar se o seu tema se encaixa nas linhas de interesse do simpósio. Além disso, analisem a pertinência de incluir referências a trabalhos relacionados divulgados em edições anteriores do WebMedia, visando auxiliar os revisores na avaliação da contribuição, em particular, no escopo do WebMedia.

Os anais do evento, contendo os artigos completos e curtos, serão publicados na ACM Digital Library. Somente serão publicados pela ACM os artigos cujos autores cumprirem os prazos estabelecidos para envio da versão final para a editora responsável pelos anais. Além disso, esta publicação estará condicionada à inscrição de pelo menos um dos seus autores no evento.

Este ano temos a satisfação de anunciar que a Comissão Especial de Sistemas Multimídia e Web (CE-WebMedia) dispõe de recursos financeiros para fornecer ajuda de custo aos autores dos trabalhos selecionados. Instruções detalhadas sobre as condições da ajuda serão apresentadas na página de apoio estudantil.

SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

As submissões devem ser feitas em PDF, seguindo o formato padrão da ACM que está disponível em (https://www.acm.org/publications/proceedings-template). Os autores deverão usar o template LaTeX para conferências da ACM usando a classe acmart com o formato sigconf.

Todos os artigos devem ser submetidos eletronicamente pelo Sistema JEMS.

DATAS IMPORTANTES

As datas de submissão podem ser consultadas na página de datas importantes.

 

OUTROS EVENTOS

Além da submissão para o evento principal, os autores estão também convidados a submeter artigos para as seguintes categorias de eventos:

XVIII Workshop de Ferramentas e Aplicações (WFA)
XVI Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica (WTIC)
Minicursos
Concurso de Teses e Dissertações (CTD)
VI Workshop CT-Vídeo/RNP

Os trabalhos aceitos nos workshops e minicursos serão publicados eletronicamente. A forma, prazos e as regras específicas de submissão de trabalhos para estes eventos do WebMedia 2019 estão em suas respectivas páginas.