Worshop de Ferramentas e Aplicações (WFA)

O Workshop de Ferramentas e Aplicações tem sido tradicionalmente promovido como uma sessão integrada ao WebMedia. A sessão é um fórum importante onde membros da academia e da indústria podem apresentar suas últimas ferramentas, protótipos, aplicações e demonstrações. Todos os trabalhos submetidos serão revisados por pelo menos dois membros do comitê de programa do WFA e os selecionados serão apresentados durante o WebMedia 2019. Com um caráter mais prático, no WFA há uma ênfase na demonstração de aplicações e ferramentas, na experiência de seu desenvolvimento, em questões de implantação e uso, e também nas perspectivas criadas por elas.

Você está convidado a submeter trabalhos sobre tópicos de interesse do WebMedia/WFA, que são os mesmos da conferência principal. Os artigos descrevendo ferramentas/aplicações devem ser submetidos eletronicamente através do sistema JEMS/SBC.

Neste ano, os artigos aceitos serão apresentados em sessões técnicas, demonstrados em prática e os autores terão a oportunidade de apresentar, na forma de pitch, suas ferramentas ou aplicações para uma banca de especialistas em empreendedorismo e inovação. Neste sentido, teremos um grande Show de Inovações no Webmedia 2019.

É fortemente recomendado que os autores disponibilizem o site, ou um link para download ou um vídeo de demonstração de suas ferramentas/aplicações até o período de avaliação do artigo. As URL devem ser divulgadas no artigo submetido.

Artigos submetidos à sessão de Ferramentas e Aplicações do WebMedia devem ser originais, e não podem ser submetidos simultaneamente em outras conferências ou periódicos, nem ter sido previamente publicados. A aceitação final está condicionada à inscrição no WebMedia 2019 de pelo menos um dos autores, que deverá realizar a apresentação do trabalho.

O artigo apresentando a ferramenta/aplicação deve conter uma descrição clara

– das metas da aplicação/ferramenta;
– de sua arquitetura;
– de suas principais funcionalidades;
– do tipo de licença;
– das perspectivas criadas por ela (ex. uso puramente acadêmico, software livre, freeware, shareware).

Os artigos podem ter até 5 páginas, incluindo todas as figuras, referências e anexos, e deve seguir o formato ACM/Webmedia. Os artigos podem ser submetidos em inglês ou português. Todos os artigos devem estar no formato PDF.

As ferramentas/aplicações aprovadas deverão ser demonstradas em um determinado momento a ser divulgado na programação, assim como serão apresentadas na forma de pitch, como mencionado anteriormente. Os detalhes serão enviados aos autores dos artigos selecionados. Os autores das melhores ferramentas/aplicações receberão certificados e/ou prêmios.

Datas Importantes

As datas de submissão podem ser consultadas na página de datas importantes.

Coordenação Geral

Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE)

Comitê de Programa

em breve