Worshop de Ferramentas e Aplicações (WFA)

O Workshop de Ferramentas e Aplicações tem sido tradicionalmente promovido como uma sessão integrada ao WebMedia. A sessão é um fórum importante onde membros da academia e da indústria podem apresentar suas últimas ferramentas, protótipos, aplicações e demonstrações. Todos os trabalhos submetidos serão revisados por pelo menos dois membros do comitê de programa do WFA e os selecionados serão apresentados durante o WebMedia 2019. Com um caráter mais prático, no WFA há uma ênfase na demonstração de aplicações e ferramentas, na experiência de seu desenvolvimento, em questões de implantação e uso, e também nas perspectivas criadas por elas.

Você está convidado a submeter trabalhos sobre tópicos de interesse do WebMedia/WFA, que são os mesmos da conferência principal. Os artigos descrevendo ferramentas/aplicações devem ser submetidos eletronicamente através do sistema JEMS/SBC.

Neste ano, os artigos aceitos serão apresentados em sessões técnicas, demonstrados em prática e os autores terão a oportunidade de apresentar, na forma de pitch, suas ferramentas ou aplicações para uma banca de especialistas em empreendedorismo e inovação. Neste sentido, teremos um grande Show de Inovações no Webmedia 2019.

É fortemente recomendado que os autores disponibilizem o site, ou um link para download ou um vídeo de demonstração de suas ferramentas/aplicações até o período de avaliação do artigo. As URL devem ser divulgadas no artigo submetido.

Artigos submetidos ao Workshop de Ferramentas e Aplicações do WebMedia devem ser originais, e não podem ser submetidos simultaneamente em outras conferências ou periódicos, nem ter sido previamente publicados. A aceitação final está condicionada à inscrição no WebMedia 2019 de pelo menos um dos autores, que deverá realizar a apresentação do trabalho.

O artigo apresentando a ferramenta/aplicação deve conter uma descrição clara

– das metas da aplicação/ferramenta;
– de sua arquitetura;
– de suas principais funcionalidades;
– do tipo de licença;
– das perspectivas criadas por ela (ex. uso puramente acadêmico, social, comercial).

Os artigos podem ter até 5 páginas, incluindo todas as figuras, referências e anexos, e deve seguir o formato ACM/Webmedia. Os artigos podem ser submetidos em inglês ou português. Todos os artigos devem estar no formato PDF.

As ferramentas/aplicações aprovadas deverão ser demonstradas em um determinado momento a ser divulgado na programação, assim como serão apresentadas na forma de pitch, uma apresentação oral de 3 a 5 minutos, cujo objetivo é convencer o público e a banca de especialistas em inovação e empreendedorismo presentes dos diferenciais em termos de inovação e negócios, sejam estes negócios comerciais ou sociais. Os detalhes serão enviados aos autores dos artigos selecionados. Os autores das melhores ferramentas/aplicações receberão certificados e/ou prêmios.

Outra grande ação do WFA neste ano é a integração do IV Prêmio LF de Computação. O Prêmio LF, que leva o nome do Professor Luiz Fernando Gomes Soares (In Memorian), um dos maiores nomes da história da computação no Brasil, objetiva agraciar professores e alunos envolvidos em projetos que utilizam TICs para a MELHORIA DA SOCIEDADE. Durante o WFA serão apresentados, em uma sessão especial, os trabalhos concorrentes ao Prêmio LF. O Prêmio para os agraciados deverá ser entregue na cerimônia de entrega de prêmios de melhores artigos do Webmedia 2019. Clique aqui para a Chamada de
Propostas para concorrer ao Prêmio LF 2019.

Datas Importantes

As datas de submissão podem ser consultadas na página de datas importantes.

Coordenação Geral

Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE)
Glauco Amorim (CEFET/RJ)

Comitê de Programa

Adriano Pereira – UFMG
Alan Guedes – Puc-Rio
André Neves – UFPE
Carlos Ferraz – UFPE
Cassio Prazeres – UFBA
Celso Alberto Saibel Santos – UFES
Daniela Brauner – UFRGS
Eduardo Albuquerque – UFG
Eduardo Barrére – UFJF
Fabio de Jesus Lima Gomes – IFPI
Fernando Trinta – UFC
Frank Siqueira – UFSC
Frederico Durao – UFBA
Glauco Amorim – CEFET/RJ
Graça Bressan – USP
Joberto Martins – UNIFACS
Kiev Gama – UFPE
Manoel Marques – IFBA
Mario Godoy Neto – UNIVASF
Mario Teixeira – UFMA
Renata Galante – UFRGS
Renato Bulcão Neto – UFG
Roberto Willrich – UFSC
Rossana Andrade – UFC
Rudinei Goularte – USP
Valdecir Becker – UFPB
Windson Viana – UFC