Concurso de Teses e Dissertações

O CTD do Webmedia tem como objetivo divulgar a pesquisa na pós-graduação em temas relacionados às áreas de Sistemas Multimídia e Web, premiando as melhores Teses e Dissertações defendidas e aprovadas no Brasil, durante os anos de 2017 e 2018.

Serão selecionadas para publicação e apresentação as teses e dissertações com contribuição significativa e destacada para a área científica, assim como relevante impacto para a sociedade e para as empresas.

 

Participantes

Podem enviar trabalhos para este concurso, doutores e mestres, que tenham desenvolvido sua pesquisa com temas relacionados às áreas de Sistemas Multimídia e Web, e que defenderam suas teses ou dissertações no período de 1o. de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2018.

 

Instruções para participação

Para participar do concurso, os candidatos deverão enviar um artigo resumido que descreva o trabalho de tese ou de dissertação e destacando as suas principais contribuições para o estado-da-arte nas áreas de Multimídia e Web.

O texto do artigo deve conter no máximo 4 páginas e ser escrito em português ou em inglês e ter como autores o candidato e seu(s) orientador(es). Deve ainda incluir o resumo/abstract de acordo com a tese ou dissertação, a caracterização do problema e motivação da pesquisa, objetivos e contribuições do trabalho, resultados obtidos e discussão. O texto deve ser formatado de acordo com o formato de artigos do CTD.

Os candidatos devem enviar ainda, além do artigo resumido, uma folha de rosto contendo o título do trabalho, a data de defesa, o link para o repositório contendo a dissertação ou tese na Universidade que concedeu o diploma, assim como as informações sobre o impacto da pesquisa, que podem incluir publicações, patentes, registros de software e produtos desenvolvidos DIRETAMENTE ligados à pesquisa concorrente ao prêmio.

 

Submissão dos trabalhos

Os candidatos deverão submeter seu trabalho eletronicamente pelo Sistema JEMS, escolhendo a trilha correspondente (Mestrado ou Doutorado).

Cada submissão deverá conter três arquivos, todos em formato PDF:

  • Artigo de até 4 páginas + a folha de rosto, conforme instruções.
  • Cópia da Ata de defesa do trabalho.
  • Arquivo do documento final (da tese ou dissertação)

Obs: Na Ata de defesa, deverá constar explicitamente que o candidato teve seu o trabalho aprovado, e deverá informar o local, a data de defesa, o nome da instituição, o nome do orientador e os nomes dos membros da banca avaliadora.

 

Seleção e Premiação

A seleção será baseada na avaliação do artigo submetido e da tese/dissertação completa. As submissões passarão por um processo de avaliação por comitê composto por pesquisadores com reconhecida atuação na área e experiência em orientação de teses e dissertações.

Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados pelo candidatos no XXV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2019), em sessão especial. Todos os trabalhos selecionados serão publicados nos Anais do Simpósio.

Para fins de premiação, o comitê de avaliação levará em conta o trabalho completo desenvolvido na tese ou dissertação, incluindo os potenciais impactos sociais, científicos e tecnológicos para a área.

 

Inscrição no evento

O autor principal dos trabalhos selecionados (candidato à premiação) deverá estar inscrito no evento. A inscrição deve ser confirmada até a data de submissão da versão final.

 

Datas importantes

As datas de submissão podem ser consultadas na página de datas importantes.

 

Coordenação

Windson Viana de Carvalho (UFC)

Celso Alberto Saibel Santos (UFES)