O Workshop Futuro da TV Digital Interativa (WTVDI) é motivado pela constante necessidade de se discutir a evolução dos serviços de radiodifusão, de forma a se tornarem capazes de entregar aos telespectadores experiências avançadas no consumo de conteúdo multimídia.
No atual contexto, nota-se, por um lado, que a TV Digital Interativa ainda não encontrou sua popularização nem aplicações killers, mesmo com a recém padronização do Perfil D de receptores Ginga ( série ABNT NBR 15606, 2018-2023, perfil também conhecido como DTVPlay). Por outro lado, serviços de base tecnológica similar vêm evoluindo, como IPTV (Internet Protocol Television), Digital Signage, Streaming OTT (Over-the-top) e redes sociais, adicionando experiências cada vez mais imersivas, incorporando novos formatos de áudio e vídeo, realidade virtual, efeitos sensoriais, interfaces avançadas de interação, entre outros avanços.
Considerando a expertise da Comunidade WebMedia nos mais diversos aspectos em que se fundamentam os atuais e futuros serviços multimídia, convidamos todos a participarem de mais uma rodada de discussões, desta vez tendo em vista a janela de oportunidades com a definição em andamento da próxima geração de TV digital terrestre do Brasil: o Projeto TV 3.0, promovido pelo Fórum SBTVD, Ministério das Comunicações (MCom) e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
As discussões serão orientadas por position papers, que descrevam a opinião fundamentada dos grupos de pesquisa da Comunidade WebMedia acerca dos requisitos da TV 3.0, possíveis soluções, os desdobramentos, as ausências e frentes de P&D atuais e futuras.
Os position papers passarão por prévia avaliação por pares quanto à sua forma e argumentação. A intenção é promover discussões livres sobre todas as opiniões adequadamente argumentadas. O workshop se aproxima de um brainstorming guiado pelos position papers que vão compor a sua pauta.
Alguns exemplos de requisitos que estão sendo ou poderiam ser incorporados ao Sistema Brasileiro de TV Digital para o avanço na experiência de consumo de TV incluem, mas não estão limitados a:
- Ultra-alta definição do vídeo, vídeo escalável, camadas multi-origem
- Áudio 3D imersivo e personalizável, orientado a objetos e multi-origem
- Experiência de TV baseada em aplicativos
- Ruptura de linearidade da grade de programação
- Ciência de dados e inteligência artificial nas experiências de TV
- Personalização do conteúdo televisivo, inserção dinâmica, user-centric broadcasting
- Medição de audiência, mapeamento de cobertura dos sinais, alertas de emergência
- Acessibilidade na TV e apoiada por dispositivos pessoais
- Efeitos sensoriais, mulsemídia
- Ambientes inteligentes, e-health, Internet das Coisas
- Realidade virtual e realidade aumentada
- Vídeo 360º, ponto de vista livre
- Interação com voz, gestos, eye tracking e interação multimodal
- Experiências seamless desde a descoberta até o chaveamento entre conteúdos multi-origem e multi-dispositivo
- Convergência IP
- Streaming adaptativo
- Tecnologias da Camada física para a TV 3.0
- Modelagem e simulação de canais
- Codificação de canal, modulação e multiplexação
- Processamento de sinal avançado para transmissão
- Processamento SISO, MISO e MIMO
- Rádio cognitivo e definido por software
- Tecnologias de antena para transmissão e recepção
- Propagação e cobertura
- Reuso de frequência na Radiodifusão
- Testes de campo
- TV móvel, LTE e 5G
Os position papers podem ser escritos em inglês ou em português e devem seguir as especificações do template ACM, contendo, no máximo, 6 (seis) páginas. Os artigos devem ser submetidos exclusivamente em formato PDF através do Sistema JEMS.
O WTVDI dá continuidade à série de Workshops sobre TV Digital Interativa (WTVDI), que já ocorreram em edições anteriores (2005, 2010, 2014, 2019), incluindo o Workshop de Sincronização das Coisas (WSoT) (2016).
Datas Importantes
- Submissão:
20 de agosto de 202303 de SETEMBRO de 2023 - Notificação:
20 de setembro de 202314 de SETEMBRO de 2023 - Versão final:
25 de setembro de 202319 de SETEMBRO de 2023 - Realização do WTVDI: 23 de outubro de 2023
Coordenação
Marcelo Ferreira Moreno (UFJF)
Débora Christina Muchaluat Saade (UFF)