WFA – Workshop de Ferramentas e Aplicações

O Workshop de Ferramentas e Aplicações é um fórum importante onde membros da academia e da indústria podem apresentar suas últimas ferramentas, protótipos, aplicações e demonstrações. Com um caráter mais prático, no WFA há uma ênfase na demonstração de aplicações e ferramentas, na experiência de seu desenvolvimento, em questões de implantação e uso, e também nas perspectivas criadas por elas.

Todos os trabalhos aprovados ficarão disponíveis na biblioteca digital SBC. Durante o evento, as ferramentas/aplicações receberão feedback de uma banca de especialistas em inovação e também de empreendedorismo. Os autores das melhores ferramentas/aplicações receberão certificados e ampla divulgação nos veículos da SBC.

Os tópicos abordados pelo workshop são os mesmos da trilha principal do evento, destacando-se que, nesta edição, o WFA dará prioridade para soluções voltadas para a Saúde Digital. Também serão bem-vindas submissões de aplicações com propostas inovadoras de análise e/ou metodologia sobre datasets e software de interesse do evento (ver AQUI) .

Instruções para Autores

Trabalhos submetidos devem ser originais e não podem ter sido previamente publicados. Os autores devem submeter eletronicamente um artigo em inglês ou português, de até quatro páginas, incluindo todas figuras e referências.

  • O artigo apresentando a ferramenta/aplicação deve conter uma descrição clara:
  • Das metas da aplicação/ferramenta
  • De sua arquitetura
  • De suas principais funcionalidades
  • Do tipo de licença
  • Das perspectivas criadas por ela (ex. uso puramente acadêmico, social, comercial)

É fortemente recomendado que os autores disponibilizem no artigo URLs para o site ou download de um vídeo de demonstração de sua ferramenta/aplicação.

Os artigos devem ser escritos de forma a permitir “double-blind review”. Isso requer que as identificações dos autores sejam substituídas por “removed for double-blind review” no início do artigo e em eventuais referências a seus trabalhos anteriores.

A publicação final está condicionada à inscrição no WebMedia 2023 de pelo menos um dos autores, que deverá realizar a apresentação do trabalho durante o evento. A comissão de organização do workshop trabalhará para promover a participação presencial dos autores, buscando ajuda de custos e/ou opções de hospedagem.

Submissão de trabalhos

Os candidatos deverão submeter seu trabalho eletronicamente pelo Sistema JEMS, escolhendo a trilha WFA.
Todas as submissões para o WFA devem seguir os templates disponibilizados:

Datas Importantes

  • Data limite para submissão: 10 de JULHO de 2023 24 de JULHO de 2023
  • Notificação aos autores: 27 de JULHO de 2023 7 de AGOSTO de 2023
  • Versão final: 7 a 11 de AGOSTO de 2023 14 de AGOSTO de 2023 31 de AGOSTO de 2023

Coordenação

Carlos de Salles Soares Neto (UFMA)
Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques (FMRP-USP)