Programação Painel 1 – W4E – WebMedia for Everyone

O WebMedia for Everyone (W4E) é um fórum de discussão sobre como a comunidade do WebMedia pode incorporar a diversidade em diversas perspectivas, incluindo pesquisas e projetos de extensão.

O ACM SIGMM (ACM Special Interest Group on Multimedia) [1] instituiu o papel de Director of Diversity and Outreach, com o objetivo de impulsionar e desenvolver ativamente as ações de apoio à diversidade, bem como os esforços de divulgação de informações e serviços [2]. Com o W4E o Webmedia dá início a uma iniciativa nacional de apoio a essas ações. 

Em 2022, ocorreu a primeira edição [3] do W4E, em que pesquisadores e membros da indústria discutiram sobre diversidade e acessibilidade.

Em 2023 damos continuidade a essa discussão refletindo sobre acessibilidade de soluções multimídia interativas, sobretudo no aspecto de linguagem simples e inclusiva.

Participarão do painel quatro mulheres inspiradoras, que também estão sendo convidadas a relatar sobre as experiências e desafios enfrentados durante as suas trajetórias de vida e profissionais. 

Painelistas

imagem da professora Claudia sorrindo. Claudis tem cabelo loiro, liso, na altura do ombro. Usa blusa preta, brincos longos e dourados. A imagem atrás da claudia é de um paredão de pedras, com vegetação verde.

Claudia Cappelli UERJ

Professora do curso de Ciência de Computação da UERJ. Professora do Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde da UERJ. Colaboradora do programa de Pós Graduação em Sistemas de Informação da UFRJ. Doutora em Ciências – Informática pela PUC-Rio (2009). Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduada em Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985). Realizou estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática da Unirio (2010) e na UFRJ (2020). Pesquisadora Jovem Cientista Nosso Estado pela FAPERJ. Fundadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Pesquisadora em Literacia Digital do IBCIH (Instituto Brasileiro de Cidades Inteligentes e Humanas). Gestora de Conhecimento do Linguagem Simples Lab . Membro do Comitê Gestor do programa Meninas Digitais da SBC. Mentora da Fábrica de Startups. Representante do Brasil na Clarity. Membro da PLAIN. Pesquisadora em Inovação no INEI (Instituto Nacional de Empreendedorismo e Inovação).  Foi Gerente da Área de Arquitetura Corporativa e Planejamento de Tecnologia do Citibank (1996 – 2001) e da Telemar (2001 – 2003) e Professora Adjunta do Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) onde coordenou o NP2Tec (Núcleo de Pesquisa e Prática de Tecnologia) (2003 – 2013) e o CiberDem (Núcleo de Pesquisa em CiberDemocracia) (2015-2017) ambos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi representante do Comitê de Transparência Organizacional da UNIRIO e Diretora de Articulação com a Indústria na SBC (Sociedade Brasileira de Computação) (2016-2018). Atuou por 8 anos junto a Petrobras em Projeto de Gestão de Processos de Negócio (2008-2016) e por 2 anos na CEF em Data Science com foco em Linguagem Clara (2018-2020). Atua como revisora de diversos periódicos nacionais e internacionais. Atua na área de Sistemas de Informação, principalmente nos seguintes temas: Gestão de Processos de Negócio, Arquitetura Corporativa, Gestão de TI, Transparência, Linguagem Simples e Governo Digital.

Imagem da Daniela com fundo branco. Daniela tem pele branca, cabelos ondulados na altura do ombro, usa blusa amarela de mangas e uma corrente. Na imagem está sorrindo.

Daniela TavaresNCE/UFRJ

Doutoranda em Computação na Universidade Federal Fluminense. Mestre em Comunicação Acessível pelo Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Bacharel em Comunicação Social/Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Elaboração de Comunicações Acessíveis (Projeto ComAcess NCE/UFRJ). Desde 2015 tem dedicado-se à pesquisa sobre a acessibilidade e inclusão digital de pessoas com deficiência visual com artigos publicados em congressos e revistas. Foi voluntária em 2012 da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Possui experiência nas áreas de Comunicação Digital, Acessibilidade e
Tecnologia Assistiva.

Imagem da Amanda sorrindo. Amanda tem pele branca, olhos escuros, cabelos pretos longos, está de lado na foto. Usa blusa preta e está em fundo branco com textura de tijolinhos.

Amanda Marques  – Ceweb.br e NIC.br

Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação e Especializada em Gestão de Projetos práticas PMI pelo Centro Universitário Senac-Santo Amaro. Trabalha no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), atuando no Centro de Estudos de Tecnologias Web (Ceweb.br) e no W3C Capítulo São Paulo como Analista de Projetos focada em Acessibilidade Digital, tendo como diretriz promover uma Web aberta, acessível e universal.

Mediadoras e organizadoras do W4E 2023

Imagem da professora Kamila sorrindo. Kamila tem pele branca, cabelo longo liso castanho, olhos escuros. Está em uma paisagem com montanha ao fundo e veste uma blusa de cor bege com bolinhas pretas.

Kamila RodriguesICMC/USP

Professora no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP). Possui experiência no desenvolvimento e avaliação de interfaces de usuários respeitando requisitos relacionados à usabilidade e acessibilidade. Conduz pesquisas com documentos interativos para coleta especializada de experiências do cotidiano de indivíduos, pesquisas com aplicações digitais terapêuticas para diferentes patologias, End-User Development, coletas de dados e intervenções a distância usando infraestrutura tecnológica, letramento digital para a terceira idade, jogos digitais sérios, fake news, coletas de respostas emocionais por meio de sensores físicos e lógicos. É defensora da acessibilidade em soluções computacionais.

Imagem da professora Silvia sorrindo. Silvia tem pele branca, cabelos pretos, com mecha branca na frente, na altura da orelha. Silvia está com blusa pr4eta de manga comprida, está com a mão no queijo e usa colar e anel pretos. Ao fundo uma imagem amarelada.

Sílvia Amélia BimUTFPR

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Autora dos livros infantojuvenis “A vida de Ada Lovelace” (Editora da SBC – edição esgotada), “Ada Lovelace: a condessa curiosa” (Editora InVerso) e “Alan Turing: suas máquinas e seus segredos” (Editora Blucher). É consultora do Programa Meninas Digitais (SBC) e faz parte da Comissão de Educação Básica da SBC. Fundadora dos projetos de extensão Emílias e TIChers da UTFPR-CT. Suas áreas de interesse são: Interação Humano-Computador (IHC), Engenharia Semiótica, Avaliação de IHC, Educação em Computação, Mulheres na Computação e Linguagem Altruísta. 

O painel será realizado presencialmente na quinta 26/10, das 16:30h às 18:30h, na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto/SP.

*Informações das painelistas e moderadoras retiradas do Lattes ou LinkedIn.Informações das painelistas e moderadoras retiradas do Lattes ou LinkedIn, validadas pelas mesmas.