Minicursos e Tutoriais

Chamada de Propostas para Minicursos e Tutoriais

Minicursos e tutoriais estão entre as principais atividades técnicas do WebMedia 2023. Eles têm como objetivo oferecer treinamento em temas nem sempre cobertos nas grades curriculares ou que despertam grande interesse entre profissionais e acadêmicos.

Em uma nova abordagem, o WebMedia 2023 realizou uma consulta entre alunos de graduação da região para identificar temas de interesse por minicursos. Os temas de maior interesse são Full-stack Web Development, Web e Mobile UX, Web Design, Segurança na Web, Web DevOps, Microserviços & Cia, bem como Kotlin Mobile Dev.

Profissionais, professores e pós-graduandos de todas as regiões são convidados a apresentar propostas de tutoriais (2h) e minicursos (4h, 6h ou 8h) abrangendo esses e outros temas de interesse da comunidade. No entanto, é importante observar que o evento não oferecerá suporte financeiro para despesas de deslocamento dos palestrantes.

Para a apresentação durante o evento, para autores de fora de Ribeirão Preto serão financiadas três diárias para um autor de cada minicurso/tutorial aceito.

As propostas submetidas serão avaliadas por três ou mais membros do comitê de avaliação. Serão considerados na avaliação os seguintes critérios: relevância e atualidade da proposta diante dos temas de interesse supracitados ou outros temas de interesse da comunidade, qualidade técnica da proposta e experiência dos proponentes no tema proposto. As melhores propostas em temas distintos serão aceitas para apresentação no Webmedia e convidadas para publicação como capítulo de livro.

Instruções para Autores

Cada minicurso deve ser estruturado para ser apresentado durante o WebMedia 2023 em um total de quatro ou oito horas. Cada tutorial deve ser estruturado para ser apresentado durante o WebMedia 2022 em um total de duas horas.

É importante observar que, para os minicursos, os ministrantes devem produzir um texto didático correspondente, que fará parte do livro de minicursos do evento. Esse material é opcional para tutoriais.

Interessados em ministrar um minicurso ou tutorial devem submeter proposta de até quatro (4) páginas (excluindo-se os CVs dos autores), contendo as informações enumeradas a seguir:

  1. Dados de Identificação
    • Título do minicurso/tutorial
    • Autor(es): instituição(ções), endereço(s), telefone(s), e-mail(s)
    • Indicação do(s) autor(es) que apresentará(ão) o minicurso/tutorial
    • Tipo: Minicurso ou Tutorial
    • Duração: 2, 4, 6 ou 8 horas
  2. Dados Gerais
    • Objetivos do minicurso/tutorial, com o tratamento dado ao tema, seja ele teórico ou prático
    • Perfil do público-alvo.
    • Estrutura em tópicos prevista para o capítulo de livro (minicurso) ou artigo (tutorial)**
    • Para cada tópico previsto no item 3, informar um resumo do conteúdo a ser abordado e previsão do número de páginas.
    • Estrutura necessária (e.g. laboratório ou alunos com seus próprios notebooks)
  3. Bibliografia principal utilizada na preparação do curso/tutorial (máximo de 1 página).
  4. Curriculum Vitae resumido dos autores (máximo de 1 página por autor).

Como submeter

Exclusivamente via JEMS neste link: https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=4321

Datas: submeter até 31/agosto

  • Registro e submissão: 31 de Agosto de 2023
  • Notificação aos autores: 15 de Setembro de 2023
  • Versão digital do material didático a ser apresentado: 20 de Outubro
  • Versão do texto para capítulo de livro (opcional): 20 de Novembro