Sobre o WebMedia 2023

O XXIX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia) será presencial e terá como sede a cidade de Ribeirão Preto/SP, ocorrendo durante o período de 23 a 27 de Outubro de 2023.

O WebMedia é um evento tradicional, tendo sua primeira edição em 1995. Desde então, transformou-se no mais importante fórum de debates para pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia, Hipermídia e Web no Brasil.

Além disso, contribui no aprendizado propiciado a alunos de programas de graduação e pós-graduação vindos de várias partes do país. O objetivo principal do XXIX WebMedia 2023 é integrar a comunidade científica (que desenvolve atividades em universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento), bem como empresas, no âmbito das áreas de multimídia e de tecnologias Web. Este objetivo tem sido alcançado ao longo dos anos por meio do oferecimento de um fórum privilegiado para o debate sobre os principais avanços realizados nas áreas de interesse, bem como para a troca de informações entre participantes. Além disso, viabiliza-se também a atualização dos participantes por meio de tutoriais, minicursos e palestras nacionais e internacionais com nomes expoentes da academia e da indústria.

Visando fomentar ainda mais esse debate e troca de informações, também serão realizados o Concurso de Teses e Dissertações (CTD), o Workshop de Ferramentas e Aplicações (WFA) e o Concurso de Trabalhos
de Iniciação Científica (CTIC). O WebMedia 2023 contará com um painel empresarial que, junto com o WFA, pretende fomentar a interação academia/indústria na promoção da inovação. Além disso, com foco no campo Social, o prêmio LF irá premiar os melhores trabalhos de professores e estudantes de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) envolvidos em projetos de inovação que tenham impacto social e contribuam para melhoria da sociedade.

Desde 2022, para reforçar ainda mais os objetivos, o evento possui uma competição denominada WebMedia Challenge, a qual visa identificar soluções inovadoras para problemas reais da indústria.

A organização do WebMedia 2023 está sob a responsabilidade conjunta da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (USP) e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (USP). Se você tem alguma dúvida, por favor contate-nos: webmedia2023@gmail.com.

Esperamos encontrar vocês em Ribeirão!

OPORTUNIDADE PARA PESQUISADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Existe possibilidade de financiamento (passagens e diárias) para pesquisadores do estado de São Paulo via apoio coletivo da FAPESP. Os interessados devem contactar diretamente a organização geral do evento via o endereço de email: webmedia2023@gmail.com.

(Fotos: Divulgação/Internet)