Programação Painel 2 – Painel do Direito e IA

Juliano Maranhão

Bacharel, doutor e livre docente pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde atualmente é professor associado do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito. Pesquisador da Fundação Humboldt e professor convidado da Goethe-Universitat Frankfurt am Main. Foi pesquisador visitante nas universidades de Miami, Leipzig e Maastricht. Membro do Comitê Executivo da International Association for Artificial Intelligence and Law (IAAIL).

Renato Tinós

Possui graduação em Engenharia Elétrica (1994) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2004 é professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Atualmente, é chefe do Departamento de Computação e Matemática da FFCLRP/USP. Orienta nos programas de pós-graduação Computação Aplicada e Física Aplicada à Medicina e Biologia da FFCLRP/USP. Atua na área de Inteligência Artificial, com especial interesse em aspectos teóricos e práticos de Computação Evolutiva e Aprendizado de Máquina.

Cíntia Rosa Pereira Lima

Livre-Docência em Direito Civil Existencial e Patrimonial pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (USP). Pós Doutora em Direito Civil na Università degli Studi di Camerino (Itália) com fomento CAPES (2014 – 2015). Doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP (2004 – 2009) com estágio na Universidade de Ottawa (Canadá) com bolsa CAPES – PDEE – Doutorado Sanduíche. Graduada pela Faculdade de Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2002). Advogada, Membro da Comissão de Direito Digital da OAB de Ribeirão Preto. Foi professora e orientadora na pós-graduação da Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco (2010 – 2018). Atualmente é Professora de Direito Civil da FDRP/USP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Proteção de Dados Pessoais, Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito Digital e Inteligência Artificial, tendo lecionado estas matérias em diversas ocasiões. É autora de diversos livros, artigos publicados em periódicos e capítulos em obras coletivas. Líder do Grupo de Pesquisa: Observatório da LGPD (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4485179444454399) e do Grupo de Pesquisa: Observatório do Marco Civil da Internet no Brasil (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2215582162179038). Presidente do Instituto Avançado de Proteção de Dados (IAPD) e Pesquisadora do Programa Ano Sabático do IEA-RP (fev. a ago 2020). Coordenadora do Grupo de Estudos “Direito e Tecnologia” (Tech Law) do IEA-RP (2020 – atual).

Luciano Gallegos

Luciano é professor da Universidade Federal do Paraná – UFPR, alocado no Departamento de Ciência e Gestão da Informação. Atua como coordenador do bacharelado em Gestão da Informação, e do eixo de Informação e Tecnologia da Pós-graduação em Gestão da Informação da UFPR. Como pesquisador, vem atuando em trabalhos, projetos e publicações envolvendo Ciências Sociais Computacionais, Ciência de Dados Comportamentais, Sistemas Colaborativos, Agentes Conversacionais, e Ontologias e Web Semântica.

Coordenadores

Cristina Godoy Bernardo de Oliveira

Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (2006) e Doutora em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2011). Professora Doutora de Filosofia do Direito, Inglês Jurídico e Instituições do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto desde 2011. Pós-Doutorado em Filosofia do Direito pela Université Paris I – Panthéon/Sorbonne (Agosto/2014 – Dezembro/2015) com vínculo ao Instituto NoSoPhi. Academic Visitor da Faculty of Law – Oxford University onde está desenvolvendo o projeto de pesquisa concernente à Propriedade Intelectual (2015-2016). Líder do Grupo de Pesquisa “Direito, Ética e Inteligência Artificial” CNPq-USP desde 2019. Coordenadora do Grupo de Estudos em Direito e Tecnologia (TechLaw) do Instituo de Estudos Avançados (IEA RP USP) desde 26 de junho de 2020. Ano Sabático 2021 junto ao Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP) – Título do Projeto de Pesquisa: Princípios Éticos e Normas Jurídicas para uma Inteligência Artificial (IA) de confiança. PI do Centro para Inteligência Artificial da USP-IBM-FAPESP (C4AI) na área de Humanidades desde 2021.

Evandro Eduardo Seron Ruiz

Bacharel em Ciências de Computação pelo ICMSC (atual ICMC), Universidade de São Paulo – USP (1985), mestre pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1989), Ph.D. em Electronic Engineering pela University of Kent at Canterbury, Grã-Bretanha (1996), Professor Livre-Docente pela USP (2006) e Pós-Doc pela Columbia University, NYC (2007-8). Professor Associado do Departamento de Computação e Matemática, FFCLRP, onde é docente em dedicação exclusiva desde 1989. Atua como orientador no Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada do DCM-FFCLRP. Coordenador do Grupo de Estudo Tech Law do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP). Pesquisador no grupo de pesquisa Processamento de Linguagem Natural em Português. Tem experiência na área de Ciência da Computação e trabalha principalmente nas áreas de aplicações de processamento de linguagem natural e mineração de textos.