Lectures (Information available in Portuguese only)


Minicurso 1: Cloud computing: elástica e segura

Autores: Rodrigo Assad (C.E.S.A.R), Felipe Ferraz (CIN/UFPE), Vinicius Rocha (UFPE/CESAR), Emanell Faustino (UFPE)
Segunda-feira (03/10) – manhã (08:30 às 10:10 e 10:50 às 12:30)

Resumo: Atualmente, Computação nas Nuvens (Cloud Computing) tem sido um dos temas mais discutidos na área da Ciência da Computação, tanto como tópico de pesquisa, como de interesse de investimento para as empresas. Como fatores que impulsionaram a disseminação do uso destas tecnologias temos a crise econômica e a necessidade de racionalização dos custos de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Computação nas nuvens pode ser vista como uma plataforma de suporte a sistemas de software que provê aos seus usuários: gerenciamento, uso sobre demanda, adequação as necessidades, racionalização do uso dos recursos e automação dos processos relacionados a criação de infra-estruturas de suporte. Este novo paradigma permite que os usuários/clientes paguem pelo que consumirem de recursos e a medida que precisem de mais recursos os mesmos possam ser rapidamente provisionados. Dentre as tecnologias que dão suporte ao crescimento elástico aos sistemas de computação nas nuvens destacam-se: virtualização, peer-to-peer e grids computacionais. A junção destas tecnologias associado a estratégias de gerenciamento, segurança e a compreensão básica do funcionamento das aplicações permite que seja criado o arcabouço de sustentação. Este minicurso tem como objetivo apresentar aos alunos as estratégias existentes para a montagem de sistemas em computação nas nuvens que possam crescer elasticamente de forma segura.


Minicurso 2: Interfaces para aplicações de Interação Natural baseadas na API OpenNI e na Plataforma Kinect

Autores: Almerindo Rehem Neto (UFBA), Marcus Vinicius R. Andrade (Universidade Tiradentes), Celso Alberto Saibel Santos (UFBA)
Segunda-feira (03/10) – manhã (08:30 às 10:10 e 10:50 às 12:30)

Resumo: Este curso tem intenção de introduzir desenvolvedores aos conceitos do framework OpenNI - Open Natural Interaction e o desenvolvimento de aplicações de interação natural usando o hardware Kinect de forma aderente aos padrões propostos pelo framewok. Sendo assim, o mesmo código pode ser usado com outro hardware que também seja certificado pelo projeto OpenNI. Além do framework também será usada a biblioteca de middleware NITE, a biblioteca é fornecida e licenciada separadamente, mas pode ser utilizada para fins não comerciais.


Minicurso 3: Linked Data: Construindo um Espaço de Dados Global na Web

Autores: Regis Magalhães (UFC), José Antonio Macêdo (UFC), Vania Vidal (UFC)
Segunda-feira (03/10) – tarde (13:30 às 15:30 e 15:50 às 17:30)

Resumo: A Web é atualmente um espaço global constituído de documentos e dados vinculados. Linked Data é uma promissora tecnologia da Web Semântica baseada em um conjunto de princípios que formam a base para a difusão e uso da Web de Dados. Desde 2007 várias fontes de dados dos mais diversos domínios têm sido publicadas de acordo com estes princípios, gerando um volume crescente de dados e, consequentemente, uma demanda por seu consumo. O minicurso busca prover aos participantes uma fundamentação sólida para publicar e consumir dados na Web de acordo com os princípios de Linked Data. Ele inicia com a apresentação destes princípios e dos conceitos básicos relacionados a eles. Depois, são analisados métodos para publicar e consumir dados seguindo esses princípios. A seguir, é feita uma análise de ferramentas e aplicações relacionadas a Linked Data atualmente usadas. Por fim, são apresentadas as limitações das tecnologias existentes e os desafios e oportunidades de pesquisa sobre Linked Data.


Minicurso 4: CANCELADO!


Minicurso 5: Por dentro das redes complexas: detectando grupos e prevendo ligações

Autores: Ana Paula Appel (UFES), Estevam Hruschka Jr. (UFSCar)
Segunda-feira (03/10) – noite (18:00 às 20:00 e 20:20 às 22:00)

Resumo: O crescimento do volume de dados modelados como redes complexas, por exemplo a World Wide Web, redes sociais como Orkut, Facebook, fez surgir uma nova área de pesquisa - a mineração de redes complexas. Nesta nova área multidisciplinar destacam- se algumas tarefas: a extração de propriedades estatísticas, a detecção de comunidades, a predição de ligações arestas. Este minicurso tem como objetivo introduzir não só os conceitos básicos da mineração de redes complexas, mas também as técnicas de detecção de comunidade e predição de ligação. A área de mineração de redes complexas têm sido o foco não só de um grande número de pesquisadores mas também de grandes empresas como Microsoft, Google, Facebook e Yahoo.


Minicurso 6: O que sua Personalidade revela? Fidelizando clientes web através de Sistemas de Recomendação e Traços de Personalidade

Autores: Maria Augusta Silveira Netto Nunes (Universidade Federal de Sergipe), Sílvio Cazella (Unisinos)
Segunda-feira (03/10) – noite (18:00 às 20:00 e 20:20 às 22:00)

Resumo: Estudos recentes de psicólogos, neurologistas, antropólogos e cientistas computacionais (Damásio 1994), (Simon 1983), (Picard 1997), (Trappl
et al 2003), (Thagard 2006) e (Nunes 2009) têm provado o quão importante os aspectos psicológicos humanos, tais como Emoção e Personalidade, são no processo de tomada de decisão humana. Os mesmos estudos provam que esses aspectos sutis e inerentes a personalidade humana influenciam de maneira efetiva e particular suas interações interpessoais potencializando a personalização na interação humano-humano podendo substancialmente favorecer aspectos de processos comerciais convencionais na oferta de produtos e serviços no mundo real. Alguns estudos (Reeves and Nass 1996) têm sido conduzidos indicando que os humanos respondem psicologicamente a computadores e outras mídias como se esses fossem, também, humanos. Considerando esse aspecto, não importa que recurso computacional o computador estará usando, entretanto, em todos os casos, o computador estará, potencialmente, tomando decisões e trabalhando com as pessoas e para as pessoas. Assim, para o computador, o entendimento da natureza psicológica humana é extremamente relevante e necessária para que o mesmo possa melhorar sua compreensão do ser com quem interage, melhorando, assim, o nível de personalização e otimização dos seus processos de tomada de decisão visando potencializar a interação humano-computador e consequentemente a personalização de ambientes comerciais também em ambientes web por meio de Sistemas de Recomendação em e-commerce, por exemplo.


Additional information