Prêmio WebMedia LF

Ele ficou conhecido por criar o middleware de TV Digital brasileiro, hoje padrão internacional, que fomentou a indústria nacional e gerou impacto social, como exemplo, o projeto Brasil4D.

Neste ano, os artigos aceitos em qualquer uma das trilhas do WebMedia 2024 podem concorrer ao Prêmio WebMedia LF, submetendo seu trabalho para a comissão avaliadora justificando o impacto social e a participação no prêmio.

 

Prêmio WebMedia LF é promovido pela comissão Especial da SBC para Sistemas Multimídia e Web (CE-WebMedia) e tem o objetivo de agraciar professores e estudantes de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) envolvidos em projetos de inovação, completos ou em andamento, que tenham impacto social e contribuam para MELHORIA DA SOCIEDADE. 

Luiz Fernando (LF) Gomes Soares foi um dos fundadores do WebMedia, formou diversos professores e pesquisadores, e realizou pesquisas, que além de rigor científico, também promoviam impacto social.

 

Submissão de Trabalhos

Os autores de artigos aceitos em qualquer trilha do WebMeida 2024 têm até o prazo de 27 de setembro para submeter eletronicamente as informações solicitadas no formulário. O formulário solicita informações complementares ao artigo original justificando o impacto social de sua proposta e a coerência com um ou mais tópicos de interesse do Prêmio WebMedia LF.

 

Lista dos Tópicos de Interesse 

  • TICs de apoio às populações vulneráveis ou que vivem em regiões de difícil acesso (e.g., indígenas, ribeirinhos)
  • TICs de apoio à acessibilidade e assistência a indivíduos com limitações
  • TICs de apoio à saúde física e emocional
  • TICs para saúde digital (sistemas de informação, telemedicina/telessaúde, prescrição eletrônica, tecnologias assistivas e outros)
  • TICs de apoio à educação (básica, profissionalizante, superior e outros)
  • TICs de apoio à transparência pública e justiça
  • TICs de apoio às ONGs
  • TICs de apoio a atividades de cidadania (doações de alimentos, sangue, etc)
  • TICs de apoio à Agenda 2030 da ONU
  • outras categorias de TICs de impacto social

Diferente da avaliação já feita pelo comitê de programa do WebMedia 2024, os avaliadores do prêmio verificarão não apenas a metodologia e técnica utilizadas, mas também o impacto social do trabalho. Logo, o artigo adicional apresentando o projeto pode conter uma descrição clara:

  • Das instituições e parceiros envolvidos;
  • Da relevância e impacto social. Opcional: como sugestão de métrica temos o Social Return on Investment – SROI;
  • Da executabilidade do projeto (potencial de uso, replicabilidade, financiamento etc.);
  • Dos resultados já alcançados e esperados, potencial e/ou cronograma para execução ou continuidade do projeto. 

 

É fortemente recomendado que os autores disponibilizem no artigo adicional URLs para o site, ou um link para download ou um vídeo de demonstração de seus projetos.

Como regra geral do evento, a publicação final e participação no Prêmio LF estão  condicionadas à inscrição no WebMedia 2024 de pelo menos um dos autores, que deverá realizar a apresentação do trabalho durante o evento.

 

Premiação

Pelo menos três trabalhos serão selecionados para concorrer ao Prêmio WebMedia LF. A comissão de organização do prêmio trabalhará para promover a participação presencial dos autores, buscando ajuda de custos e/ou opções de hospedagem para pelo menos um dos autores de cada trabalho.

Assistam aos vídeos dos trabalhos premiados nos últimos quatro anos:

 

Coordenação da Comissão de Avaliação

Carlos de Salles Soares Neto (UFMA)

Álan Guedes (University of Reading)

Prêmio WebMedia LF 2024

 

GANHADOR DO PRÊMIO LF 2024

Práticas com smartphones para idosos – Um projeto de extensão do ICMC/USP

Kamila Rios da Hora Rodrigues, Suzane Santos dos Santos, Daniele Gallego, Ketlen Martins, Katherin F. C. Malpartida, Aline E. C. Verhalen e João Pedro de Deus. Universidade de São Paulo (USP).

 

MENÇÕES HONROSAS

Cursos Curtos Online Síncronos para Meninas do Ensino Médio e Concluintes e para Professoras do Ensino Básico

Maria da Graça C. Pimentel, Juliana Eusébio, Rudinei Goularte, Uthant V. Leite (ICMC/USP).

 

GECET: Garotas nas Engenharias, Ciências Exatas e Tecnologias

Giovana A. Benvenuto, Analice C. Brandi, Marilaine Colnago, Rafaella S. Ferreira e Helen S. Picoli.  Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – Universidade Estadual Paulista (IBILCE/UNESP), Faculdade de Tecnologia – Universidade Estadual de Campinas (FT/UNICAMP), CAPES, Comitê das Mulheres da SBMAC e ao programa Meninas Digitais da SBC.

 

Metagame Planeta Jovem: Transformando jovens em sua melhor versão

Daniel Gularte, Mauro Oliveira e Sílvio Ramos. Iracema Digital, IFCE, Funcap, Instituto Bojogá, Criatlo.