CTD | Concurso de Teses e Dissertações

O Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do WebMedia 2024 tem como objetivo destacar e divulgar a pesquisa em temas relacionados às áreas de Sistemas Multimídia e Web na pós-graduação stricto sensu, premiando as melhores Teses e Dissertações defendidas e aprovadas no Brasil em um período de referência. 

A cada edição do WebMedia, são selecionadas para publicação de resumo estendido e apresentação durante o Simpósio as melhores teses e dissertações com contribuição significativa e destacada para a área científica, assim como relevante impacto para a sociedade e para as empresas.

 

Critérios para Participação

Podem enviar trabalhos para este concurso, doutores e mestres que tenham desenvolvido sua pesquisa com temas relacionados às áreas de Sistemas Multimídia e Web, que defenderam suas teses ou dissertações em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras no período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023.

 

Instruções para Autores

Para participar do concurso, os candidatos deverão enviar um resumo estendido que descreva, obrigatoriamente: o interesse do problema tratado na tese ou dissertação para as áreas de Sistemas Multimídia e Web, a metodologia aplicada para a solução do problema e as contribuições do trabalho. Como referência, sugere-se que os candidatos considerem os tópicos de interesse vigentes da Trilha Principal do WebMedia.

O texto do artigo deve conter no máximo duas páginas (incluindo figuras, referências e anexos),  ser escrito em português ou em inglês e ter como autores o candidato e seu(s) orientador(es). O texto deve ser formatado de acordo com o padrão adotado pelo WebMedia e ser enviado em formato PDF.

Os candidatos devem enviar:

  1. Resumo estendido da tese ou dissertação;
  2. Documento descrevendo os subprodutos do trabalho (tais como, artigos científicos, patentes, bem como quaisquer outros elementos que permitam qualificar o trabalho);
  3. Vídeo de apresentação do trabalho, com, no máximo, 20 minutos. Deve ser enviado um link para acesso ao vídeo postado no YouTube;
  4. Texto completo da tese ou dissertação, o qual servirá somente como fonte de consulta para os avaliadores sobre os resultados do trabalho;
  5. Cópia digitalizada do diploma (ou documento que comprove que a tese ou dissertação foi defendida e aprovada).

 

Seleção, Apresentação e Premiação

Todos os trabalhos submetidos passarão por uma avaliação feita por um comitê de pesquisadores com reconhecida atuação na área e experiência em orientação de teses e dissertações. O comitê selecionará as melhores dissertações de mestrado e teses de doutorado para apresentação PRESENCIAL no Webmedia 2024. Todos os trabalhos selecionados serão publicados como resumos estendidos nos Anais do WebMedia 2024. Além disso, os vídeos dos trabalhos selecionados serão divulgados no canal da Comissão Especial de Sistemas Multimídia e Web (CE-WebMedia) no YouTube.

Para fins de premiação, o comitê de avaliação levará em conta o trabalho desenvolvido na tese ou dissertação, incluindo os potenciais impactos sociais, científicos e tecnológicos para a área.

Este ano a CE-WebMedia dispõe de recursos financeiros para fornecer ajuda de custo aos autores dos trabalhos selecionados apresentarem seus trabalhos no WebMedia 2024.

 

Submissão de Trabalhos

Cada submissão deverá conter os documentos mencionados na seção Instruções para os Autores. Esses documentos deverão ser submetidos eletronicamente pelo Sistema JEMS, escolhendo a trilha correspondente (Mestrado ou Doutorado). Submissão via Sistema JEMS.

Todas as submissões para o CTD devem estar no formato PDF, seguindo o template padrão do WebMedia, que está disponível neste link e também disponível para uso no Overleaf.

 

Coordenação do CTD

Thiago Henrique Silva (UTFPR)

Celso Saibel Santos (UFES)

 

Datas Importantes

Veja em Datas Importantes os prazos de submissão para o CTD – Concurso de Teses e Dissertações.