WRSL+ | Workshop de Revisões Sistemáticas de Literatura em Sistemas Multimídia e Web

Convidamos pesquisadores e profissionais da área de Sistemas Multimídia e Web a submeterem artigos de revisão de literatura que adotem estratégias de sistematização e reprodutibilidade. Exemplos de metodologias incluem: Revisão Sistemática da Literatura (Systematic Literature Review), Mapeamento Sistemático (Systematic Mapping), Meta-análise (Meta-analysis), Revisão Sistemática Rápida (Rapid Systematic Review) e Revisões de Escopo (Scoping Reviews).

Os trabalhos devem oferecer a revisão de maneira didática, apresentando o texto de forma acessível para quem busca aprender os fundamentos fora de suas especialidades. O objetivo é ajudar pesquisadores e profissionais a desenvolverem perspectivas e identificarem tendências no tema abordado.

O texto deve incluir referência para o método utilizado e para as ferramentas de apoio à revisão, quando utilizadas. É importante detalhar, quando apropriado: critérios de elegibilidade, fontes de informação, estratégia de busca, processo de seleção, processo de coleta de dados, itens de dados, avaliação do risco de viés dos estudos, medidas de efeito, métodos de síntese, avaliação do viés de relato e avaliação de certeza.

Um diferencial importante para facilitar a avaliação e a replicação do estudo será a inclusão das URLs correspondentes às consultas utilizadas para acesso às bases digitais, bem como a disponibilização, como material complementar, da planilha de classificação dos artigos com as anotações dos autores.

 

Submissão de Trabalhos

– Estilo: Revisões sistemáticas didáticas utilizando uma das metodologias listadas ou similares, indicando claramente a estratégia utilizada já no resumo do texto.

– Tópicos de Interesse: Todos os temas de interesse do Webmedia 2024.

– Público-alvo: Trabalhos compreensíveis para acadêmicos, estudantes e profissionais da indústria.

– Formato: Artigos em português ou inglês, com limite de 16 páginas (excluindo referências), seguindo os templates disponibilizados:

 

Código de Conduta para autores em publicações da SBC

Ao submeterem trabalhos ao WebMedia 2024, os autores reconhecem que estão em conformidade com o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC, o qual está disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta

 

Coordenação do WRSL+

Celso Saibel Santos (UFES)

Maria da Graça Pimentel (USP)

Windson Viana de Carvalho (UFC)

 

Comitê de Programa (em formação)

Alan Keller Gomes (IFG)

Alessandra Alaniz Macedo (USP/Ribeirão Preto)

Carlos André G. Ferraz (UFPE)

Cassio Vinicius Serafim Prazeres (UFBA)

Celso Saibel Santos (UFES)

Eliana Zen (IFFar & UFPel)

Jorge Luis Victoria Barbosa (UNISINOS)

Kamila Rios Rodrigues (USP/São Carlos)

Maria da Graça Pimentel (USP/São Carlos)

Renato de Freitas Bulcão Neto (UFG)

Tatiana Tavares (UFPel)

Thais Regina de Moura Braga Silva (UFV/Florestal)

Vânia Neris (UFSCar)

Vinicius Kruger da Costa (IFSul & UFPel)

Windson Viana de Carvalho (UFC)

 

Datas Importantes

Veja em Datas Importantes os prazos de submissão para o WRSL+  | Workshop de Revisões Sistemáticas de Literatura em Sistemas Multimídia e Web.