W4E | WebMedia for Everyone

O WebMedia for Everyone (W4E) é um espaço de discussão sobre como a comunidade do WebMedia pode incorporar a diversidade em diversas perspectivas, incluindo pesquisas e projetos de extensão.

O ACM SIGMM (ACM Special Interest Group on Multimedia) [1] instituiu o papel de Director of Diversity and Outreach, com o objetivo de impulsionar e desenvolver ativamente as ações de apoio à diversidade, bem como os esforços de divulgação de informações e serviços [2]. Com o W4E, o Webmedia dá início a uma iniciativa nacional de apoio a essas ações. 

Em 2022, ocorreu a primeira edição [3] do W4E, em que pesquisadores e membros da indústria discutiram sobre diversidade e acessibilidade.

Em 2023 foi dada continuidade a essa discussão refletindo sobre acessibilidade de soluções multimídia interativas, sobretudo no aspecto de linguagem simples e inclusiva.

Em 2024 trazemos uma nova proposta para o W4E, com chamada para trabalhos que relatem atividades de extensão realizadas pela comunidade do Webmedia e que têm impactos para a sociedade. Assim, convidamos a todos da comunidade que atuam como extensionistas a submeterem artigos completos para a Trilha do W4E. Espera-se que os artigos nesta trilha descrevam cuidadosamente experiências em ações de extensão com a sociedade.

  

Instruções para Participação

Em seus relatos, as pessoas autoras devem caracterizar o contexto, as partes envolvidas e a relevância da experiência de extensão relatada; além de oportunizar reflexões sobre a experiência a partir de fundamentação teórico-metodológica. Espera-se que os relatos submetidos a esta trilha sejam originais e que não tenham sido publicados ou submetidos a outros fóruns, ou veículos.

Os trabalhos devem ainda apontar consonância com ao menos uma das 17 metas globais da agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, a saber: Erradicação da Pobreza, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e Bem Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Água Potável e Saneamento, Energia Limpa e Acessível, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Sustentáveis, Ação Contra a Mudança Global do Clima, Vida na Água, Vida Terrestre, Paz, Justiça, e Instituições Eficazes, Parcerias e Meios de Implementação.  

Os trabalhos devem também estar alinhados com tópicos de interesse do Webmedia, envolvendo desenvolvimento ou uso de tecnologia relacionada à Multimídia, Hipermídia e Web.

Os artigos podem ser escritos em Português ou Inglês, sendo que todos os artigos devem ter o resumo em inglês (resumo em Português não é obrigatório). Deve-se utilizar as regras de revisão duplamente anônima. Isso requer que as identificações dos autores sejam substituídas por “removed for anonymous review” ou “removido para revisão anônima” no início do artigo e em eventuais referências a seus trabalhos anteriores.

Os trabalhos devem estar no formato PDF, seguindo o template padrão do WebMedia, que está disponível neste link e também disponível para uso no Overleaf. Os artigos devem ter no mínimo QUATRO e no máximo SEIS páginas, e até mais DUAS contendo apenas a lista de referências usadas no texto. Os artigos deverão ser submetidos por meio do sistema JEMS da SBC.

 

Processo de Revisão

Os artigos submetidos passarão por uma primeira fase (FASE 1) em que será feita uma análise, por parte da coordenação da trilha, de escopo e interesse do trabalho para a comunidade do Webmedia, bem como da adequação do trabalho a uma atividade de extensão e ao termo de conduta da SBC, descrito abaixo. Além de tal análise, as submissões poderão ser rejeitadas caso não estejam em conformidade com todas as instruções de submissão do W4E 2024 e/ou tiverem sido enviadas, ou publicadas em qualquer outro veículo. 

Todos os trabalhos aceitos na Fase 1 serão revisados por pelo menos três membros do comitê do programa. Se a submissão for aceita, as pessoas autoras devem considerar os comentários das revisões para preparar a versão final do artigo. 

 

Datas Importantes

Veja em Datas Importantes os prazos de submissão dos artigos.

 

Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC

Ao submeterem trabalhos ao WebMedia 2024, os autores reconhecem que estão em conformidade com o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC, o qual está disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta.

 

Publicação dos trabalhos

Os artigos aceitos serão publicados na SOL (SBC Open Lib), a biblioteca digital da SBC, na série Anais Estendidos do WebMedia, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/webmedia_estendido. Todos os artigos serão indexados com DOI. Somente serão publicados pela SBC aqueles artigos cujas pessoas autoras cumpram os prazos estabelecidos para envio da versão final. Além disso, a publicação está condicionada à inscrição no evento de pelo menos uma das pessoas autoras e à apresentação do trabalho presencialmente no Webmedia 2024. A não inscrição e o não comparecimento para apresentação presencial implicará na retirada do trabalho dos anais estendidos do evento.

 

Coordenadores do W4E 2024

 

Alessandreia de OliveiraUFJF

É professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência e interesse em Educação em Computação, Mulheres na Computação, Banco de Dados e Engenharia de Software. É membro do Comitê Gestor do Programa Meninas Digitais da SBC e coordenadora dos projetos ProgramADA, Meninas Programadoras JF e Meninas Digitais UFJF. 

Kamila RodriguesICMC/USP

Professora no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP). Possui experiência no desenvolvimento e avaliação de interfaces de usuários respeitando requisitos relacionados à usabilidade e acessibilidade. Conduz pesquisas com documentos interativos para coleta especializada de experiências do cotidiano de indivíduos, pesquisas com aplicações digitais terapêuticas para diferentes patologias, End-User Development, coletas de dados e intervenções a distância usando infraestrutura tecnológica, letramento digital para a terceira idade, jogos digitais sérios, fake news, coletas de respostas emocionais por meio de sensores físicos e lógicos. É defensora da acessibilidade em soluções computacionais e docente extensionista por princípio.

Lorenza MorenoUFJF

Professora na Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua principalmente nos seguintes temas: programação inteira, otimização combinatória, geração de colunas, metaheurísticas e matheuristics. Desde 2018, tem atuado em diferentes projetos de extensão para incentivar entrada e permanência de alunos e, especialmente, alunas nos cursos de Computação.

O W4E será realizado presencialmente no Webmedia 2024, que acontecerá entre os dias 14 e 18 de outubro de 2024, em Juiz de Fora/MG.