Minicursos e Tutoriais

Entre as principais atividades técnicas do WebMedia 2024, encontram-se os minicursos, que têm como objetivo a atualização em temas normalmente não cobertos nas grades curriculares ou que despertam grande interesse entre acadêmicos e profissionais. São bem-vindas propostas em áreas recentes, ou ainda pouco exploradas e em temas com grande potencial para atrair o interesse de estudantes e profissionais, de forma a melhor qualificá-los para suas pesquisas e/ou mercado de trabalho. Os minicursos serão apresentados durante o evento com duração de 4h.

 

Além disso, na edição de 2024, o WebMedia volta a incluir nesta chamada a submissão de tutoriais. Os tutoriais são uma excelente oportunidade para oferecer informação em tópicos recentes ministrados por pesquisadores iniciantes ou experientes. Os tutoriais serão apresentados durante o evento com duração de 2h.

 

Os tutoriais propostos podem ser introdutórios ou avançados e devem abordar tópicos de interesse das comunidades de multimídia e web. As propostas serão avaliadas em sua relevância para a conferência, sua adequação para apresentação em formato de tutorial e as qualificações dos instrutores. Buscamos um equilíbrio de tópicos no programa técnico-científico e também consideramos o potencial de interesse dos participantes. 

 

Os tópicos de interesse para minicursos e tutoriais nesta edição do WebMedia incluem (mas não estão limitados):

  • IA generativa, LLMs, APIs e engenharia de prompt aplicadas a multimídia e Web
  • Sistemas de TV Digital de próxima geração
  • Internet das Coisas Multimídia
  • Arquitetura de Micro-Serviços e Micro-Frontends aplicadas a multimídia e Web
  • Desenvolvimento em Web3, Blockchain e Metaverso
 

As propostas submetidas de minicursos e de tutoriais serão avaliadas por três ou mais membros do comitê de avaliação. Serão considerados na avaliação os seguintes critérios: relevância e atualidade do tema para o evento, qualidade técnica da proposta e experiência dos proponentes no tema proposto. As melhores propostas em temas distintos serão aceitas para apresentação no evento e publicação como capítulo de livro (minicursos) ou artigos curtos nos anais estendidos do WebMedia 2024 (tutoriais).

 

Para a apresentação durante o evento, haverá a possibilidade (pendente de confirmação) de financiamento de passagens aéreas nacionais e/ou diárias para um autor de cada minicurso/tutorial aceito.

  

 

Instruções para Autores

Interessados em ministrar um minicurso ou tutorial devem submeter proposta de 6 a 8 páginas (excluindo-se os CVs dos autores), contendo as informações enumeradas a seguir:

  • Dados de Identificação
    • Título do minicurso/tutorial
    • Autor(es): instituição(ções), endereço(s), telefone(s), e-mail(s)
    • Indicação do(s) autor(es) que apresentará(ão) o minicurso/tutorial
  • Dados Gerais
    • Objetivos do minicurso/tutorial, com o tratamento dado ao tema, seja ele teórico ou prático
    • Perfil do público-alvo
  • Estrutura em tópicos prevista para o capítulo de livro (minicurso) ou artigo (tutorial)
  • Para cada tópico previsto no item 3, informar um resumo do conteúdo a ser abordado e previsão do número de páginas.
  • Bibliografia principal utilizada na preparação do curso/tutorial (máximo de 1 página).
  • Curriculum Vitae resumido dos autores (máximo de 1 página por autor).
 

Cada minicurso deve ser estruturado para ser apresentado durante o WebMedia 2024 em um total de quatro horas. 

 

Cada tutorial deve ser estruturado para ser apresentado durante o WebMedia 2024 em um total de duas horas.

 

 

Livro de Minicursos do WebMedia 2024

Os autores dos minicursos selecionados deverão produzir um capítulo para publicação no livro “Minicursos do WebMedia 2024”. O capítulo deverá ser redigido em Português ou Inglês e conter entre 40 e 50 páginas, seguindo o template da SBC para capítulos de livros.

 

 

Anais dos Tutoriais do WebMedia 2024

Os autores dos tutoriais selecionados deverão produzir um artigo sobre o tutorial para publicação nos Anais Estendidos do WebMedia 2024. O artigo deverá ser redigido em Português ou Inglês e deverá conter de 6 a 8 páginas, seguindo o template padrão do WebMedia, que está disponível neste link e também disponível para uso no Overleaf.

 

Serão incluídos no livro de minicursos ou nos anais estendidos apenas as propostas selecionadas com versão final entregue e com termo de cessão de direitos à SBC devidamente preenchido e assinado. Pelo menos um autor de cada minicurso/tutorial selecionado deverá realizar inscrição para garantir a publicação de seu trabalho e sua participação no evento.

 

Submissão de trabalhos

Os candidatos deverão submeter seu trabalho eletronicamente pelo Sistema JEMS, escolhendo a trilha WebMedia 2024 – Minicursos e Tutoriais 

 

Para Minicursos: https://submissoes.sbc.org.br/Paper.cgi?c=4605&track=10105

Para Tutoriais: https://jems.sbc.org.br/Paper.cgi?c=4605&track=10106

 

O documento com a proposta, contendo os CVs, deve ser organizado em apenas um arquivo no formato pdf, seguindo o template de artigos da SBC.

 

Coordenação do Comitê de Minicursos e Tutoriais

Manoel Carvalho Marques Neto (IFBA)

Alessandra Alaniz Macedo (USP)

Eduardo Pagani Julio (UFJF)

 

Datas Importantes

Veja em Datas Importantes os prazos de submissão para a Minicursos e Tutoriais.