LF – VI Prêmio Luiz Fernando de Computação

O  Prêmio Luiz Fernando de Computação objetiva agraciar professores e estudantes de TIC envolvidos em projetos de inovação, completos ou em andamento, que tenham impacto social e promovam a MELHORIA DA SOCIEDADE. Luiz Fernando (LF) foi professor da PUC-Rio e um dos fundadores do evento WebMedia. Além de formar diversos professores e pesquisadores, ele focou na produção de pesquisas em TIC, que além de rigor científico, também realiza impacto social. LF ficou conhecido por criar o middleware de TV Ginga e sua linguagem NCL, hoje padrões nacionais e internacionais. Essas tecnologias fomentaram a criação da indústria nacional e tiveram impacto na inclusão digital, como, por exemplo, o projeto Brasil4D (https://agenciabrasil.ebc.com.br/tags/brasil-4d). 

A premiação é hoje uma promoção da Comissão Especial da SBC para Sistemas Multimídia e Web (CE-WebMedia). A primeira edição foi promovida em 2016 pelo professor Mauro Oliveira (IFCE), que relata essa proposta em seu livro “Escola pra valer” e cita:  “LF viveu intensa e alegremente, amou, produziu muito, formou pessoas, cativou amigos, deixou uma grande família e uma obra”.

 

PREMIAÇÃO

Os três primeiros colocados receberão certificados chancelados pela CE-WebMedia com ampla divulgação nos veículos da SBC. Devido à pandemia da COVID-19, os três trabalhos selecionados deverão ser **apresentados virtualmente** em uma sessão especial do Workshop de Ferramentas e aplicações do WebMedia 2021.  **O MELHOR COLOCADO RECEBERÁ UM NOTEBOOK (no valor de até R$3.000,00)** oferecido pela CE-WebMedia.  A avaliação dos trabalhos irá considerar impacto social e a executabilidade (potencial de uso, replicabilidade, parcerias, etc.).

Segue vídeo e foto da premiação entregue na edição de 2020 para o trabalho da Jaline Mombach da UFG e de título “Aplicativo para sondagem de hipótese de escrita infantil remota”.

https://www.youtube.com/watch?v=gqmkM4ZPVug

Foto premiação LF 2020 - WebMedia

Foto premiação LF 2020 – WebMedia

 INSTRUÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

Trabalhos que concorreram a outros concursos e premiações também podem participar. Os participantes devem submeter um artigo  em inglês, português ou espanhol e em PDF seguindo o formato padrão da ACM do WebMedia (https://drive.google.com/drive/folders/13DiZwPPB3p6B4foUGe243U8aDdmw7ml-). Todos os artigos devem ser submetidos eletronicamente pelo Sistema JEMS na trilha “Prêmio LF”.

Além fornecer informações técnicas como arquitetura e funcionalidades, o artigo submetido deve também informar: (1) Instituições envolvidas e currículos resumidos do professor e estudantes com links Lattes (footnotes); (2) A relevância, impacto social e executabilidade do projeto; (3) Resultados já alcançados e esperados, potencial, recursos envolvidos e parceiros; (4) Cronograma para execução ou continuidade do projeto. É desejável incluir uma análise de impacto pela métrica Social  Return on Investment – SROL (https://www.sopact.com/perspectives/social-return-on-investment-calculation);

Tópicos recomendados, mas não limitados a eles, são:

* TICs de apoio ao combate à pandemia da COVID-19

* TICs de apoio às populações vulneráveis ou que vivem em regiões de difícil acesso (e.g, indígenas, ribeirinhos)

* TICs de apoio à acessibilidade e assistência a indivíduos com limitações

* TICs de apoio à saúde física e emocional

* TICs de apoio à educação (básica, profissionalizante, superior e outros)

* TICs de apoio à transparência pública e justiça

* TICs de apoio à ONGs

* TICs de apoio à atividade de cidadania (doações de alimentos, sangue, etc)

* TICs de apoio à Agenda 2030 da ONU [https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030]

* outras categorias de TICs de impacto social

 

DATAS IMPORTANTES

As datas de submissão podem ser consultadas na página datas importantes do WebMedia 2021.

COORDENAÇÃO

Álan Livio V. Guedes (PUC-Rio)
Álvaro Pereira Jr. (UFOP)

COMITÊ DE PROGRAMA

* Álan Guedes, PUC-Rio – Coordenador Geral

* Adriano César Machado Pereira, UFMG

* Carlos Ferraz, UFPE

* Guido Lemos, UFPB

* César Teixeira, UFSCar

* Maria da Graça Pimentel, USP

* Mauro Oliveira, IFCE

* José Valdeni de Lima, UFRGS

* Roberto Gerson Azevedo, EPFL

* Sergio Colcher, PUC-Rio

* Thaís Vasconcelos Batista, UFRN