WFA (Workshop de Ferramentas e Aplicações) e Prêmio LF

ESCOPO

O Workshop de Ferramentas e Aplicações tem sido tradicionalmente promovido como uma sessão integrada ao WebMedia. A sessão é um fórum importante onde membros da academia e da indústria podem apresentar suas últimas ferramentas, protótipos, aplicações e demonstrações. Todos os trabalhos submetidos serão revisados por pelo menos dois membros do comitê de programa do WFA e os selecionados serão apresentados durante o WebMedia 2019. Com um caráter mais prático, no WFA há uma ênfase na demonstração de aplicações e ferramentas, na experiência de seu desenvolvimento, em questões de implantação e uso, e também nas perspectivas criadas por elas.

As ferramentas/aplicações aprovadas deverão ser demonstradas em um determinado momento a ser divulgado na programação, assim como serão apresentadas na forma de pitch, uma apresentação oral de 3 a 5 minutos, cujo objetivo é convencer o público e a banca de especialistas em inovação e empreendedorismo presentes dos diferenciais em termos de inovação e negócios, sejam estes negócios comerciais ou sociais. Os detalhes serão enviados aos autores dos artigos selecionados. Os autores das melhores ferramentas/aplicações receberão certificados e/ou prêmios.

Outra grande ação do WFA é a integração com  Prêmio Luiz Fernando de Computação que objetiva agraciar professores e estudantes envolvidos em projetos de inovação, completos ou em andamento, que tenham impacto social e promovam a MELHORIA DA SOCIEDADE. O MELHOR COLOCADO RECEBERÁ UM NOTEBOOK (no valor de até R$3.000,00). Ver detalhes sobre Prêmio LF neste link.

 

INSTRUÇÕES

Artigos submetidos devem ser originais, e não podem ser submetidos simultaneamente em outras conferências ou periódicos, nem ter sido previamente publicados. A aceitação final está condicionada à inscrição no WebMedia 2021 de pelo menos um dos autores, que deverá realizar a apresentação do trabalho. Os artigos podem ter até 4 páginas, incluindo todas as figuras, referências e anexos, e devem seguir o formato ACM/Webmedia. Os artigos podem ser submetidos em inglês ou português no formato PDF e devem ser submetidos eletronicamente pelo Sistema JEMS na trilha “Workshop de Ferramentas e aplicações” .

É fortemente recomendado que os autores disponibilizam o site, ou um link para download ou um vídeo de demonstração de suas ferramentas/aplicações até o período de avaliação do artigo. As URL devem ser divulgadas no artigo submetido.

O artigo apresentando a ferramenta/aplicação deve conter uma descrição clara
– das metas da aplicação/ferramenta;
– de sua arquitetura;
– de suas principais funcionalidades;
– do tipo de licença;
– das perspectivas criadas por ela (ex. uso puramente acadêmico, social, comercial).

 

DATAS IMPORTANTES

As datas de submissão podem ser consultadas na página datas importantes do WebMedia 2021.

 

COORDENAÇÃO GERAL

Álan Livio V. Guedes (PUC-Rio)
Álvaro Pereira Jr. (UFOP)

TEMPLATES

Link: https://drive.google.com/drive/folders/1Ofn-hoPApBqjZLxJV_IuNYAsO0KMRGej