Minicursos

ATENÇÃO: As inscrições para MINICURSOS do Webmedia 2014 devem ser realizadas pelo sistema ECOS da SBC. Vejam os descontos para sócios da SBC

Faça o Download do MATERIAL: 

webmedia_minicursos_tutoriais.zip

MINICURSO 01: Desenvolvimento de Aplicações Ubíquas para Ambientes Multimídia Interativos com Arduino e Raspberry Pi

3ª TERÇA (18/11/2014) – 14:00 – 18:00  (Sala a definir)

Este curso tem a missão de explorar o uso de duas plataformas de hardware que são muito populares no desenvolvimento de aplicações ubíquas para a construção de ambi- entes multimídia interativos: Arduino e Raspberry Pi. O Arduino é uma plataforma de prototipagem open-source com software e hardware flexível, de baixo custo, criado com o objetivo de permitir o desenvolvimento e o controle de sistemas interativos. O Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito com todo o hardware integrado em uma única placa. O objetivo da criação do Raspberry Pi foi estimular o ensino de ciência da computação básica e eletrônica em escolas. Em ambas as plataformas é pos- sível acoplar um conjunto de sensores e periféricos que permitem montar um ambiente multimídia interativo através da captura de informação de contexto, da comunicação em rede, do controle de outros dispositivos eletroeletrônicos, etc.

  • Material

PALESTRANTE:

Manoel Carvalho Marques Neto (IFBA)

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Salvador (2002), mestrado em Redes de Computadores pela Universidade Salvador (2004) e doutorado em Multiinstitucional em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professor titular do Instituto Federal da Bahia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: Information Visualization, Multimedia, Tv Digital Interativa, Data Mining e TV Digital.

MINICURSO 02: Ecossistemas Híbridos. Conectando organismos naturais e artificiais em rede

3ª TERÇA (18/11/2014) – 14:00 – 18:00  (Sala a definir)

Este minicurso explora a relação entre plantas e sistemas artificiais com base numa arquitetura onde um sistema orgânico é acoplado à sistemas de informação para experimentação poética através da criação sonora e visual. Tal experimento e derivado das pesquisas desenvolvidas no Núcleo Laboratorial NANO. Núcleo de Artes e Novos Organismos PPGAV / EBA/ UFRJ, onde hibridação e biotelemática tem sido temas de pesquisa. O mini curso teórico-prático se desenvolverá ao longo de 3 horas divididas da seguinte forma: (1)apresentação dos integrantes, apresentação da proposta, introdução ao uso de plantas no contexto da arte com base em precedentes históricos; (2)apresentação do material prático, instruções para montagem em protoboard de um shield para o microcontrolador Arduino com funções para monitoramento de condutividade elétrica em plantas; (3) acoplamento do shield ao arduino e testes de conectividade via comunicação serial com Processing e Puredata através de protocolo OSC.

  • Material

PALESTRANTE:

Carlos Augusto Moreira Da Nóbrega (UFRJ)

Doutor (2009) em Interactive Arts pelo programa de pós graduação Planetary Collegium (antigo CAiiA-STAR), University of Plymouth UK, onde desenvolveu pesquisa sob orientação do Prof. Roy Ascott durante 4 anos com bolsa de doutorado pleno pela CAPES. Sua pesquisa de caráter transdisciplinar nos domínios da arte, ciência, tecnologia e natureza investiga como a confluência desses campos (em especial nas últimas décadas) tem informado a criação de novas experiências estéticas. Este estudo traz como resultado um intervenção prático-teórica no campo da arte com foco nas idéias de interatividade, telemática, teorias de campo e hiperorganimos. Guto Nóbrega é artista, pesquisador, Mestre em Comunicação, Tecnologia e Estética pela ECO-UFRJ (2003) e Bacharel em gravura pela EBA-UFRJ (1998) onde leciona desde 1995 e atualmente fundou e coordena o NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos, espaço de pesquisa para investigação na intersecção entre arte, ciência e tecnologia. Seus textos têm sido publicados amplamente em periódicos e livros e suas obras artísticas têm sido apresentadas internacionalmente em conferências e exposições tais como: Arizona College of Fine Arts -Arizona US, ISEA Singapore, University of Quebec in Montreal s Coeur des Sciences, University of Applied Arts Vienna, Sala Parpalló – Valência Spain, LABoral – Centro de Arte y Creación Industrial, Gijon Spain, Facultad de Ciencias Sociais y Comunicación Universidad del País Vasco – Bilbao Spain, International Institute Of Biophysics Neuss Germany, Roland Levinsky Building, University of Plymouth UK, Art Centre Plymouth UK, Barbican Theatre Plymouth UK, Cornerhouse – Manchester UK, TRANSITIO_MX04 – México, TRANSLIFE – China, Universidade do Porto – Portugal e IT University of Copenhagen – Dinamarca.

 MINICURSO 03: Segmentação e recuperação de cenas em vídeo utilizando OpenCV

3ª TERÇA (18/11/2014) – 14:00 – 18:00  (Sala a definir)

A popularização de sistemas, aplicativos e dispositivos para produzir, exibir e compartilhar vídeo, fez surgir a necessidade de tratar um grande volume de dados multimídia. Nas áreas relacionadas (como Recuperação de Informação Multimídia) um requisito comum é a segmentação do vídeo em unidades menores e mais gerenciáveis, permitindo a extração de dados e informações essenciais para o bom funcionamento dos serviços associados. Este minicurso aborda a segmentação de vídeos em cenas, utilizando técnicas atuais exemplificadas em OpenCV. O interesse em cenas está presente de modo inerente nos usuários, familiares a esse conceito, o que leva também ao interesse de serviços como Netflix e YouTube nesse assunto, despertando o interesse de pesquisadores e desenvolvedores.

  • Material

PALESTRANTE:

Rudinei Goularte (USP-São Carlos)

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995). Possui mestrado (1998), doutorado (2003) e livre-docência (2011) pela Universidade de São Paulo, campus São Carlos, todos em Ciência da Computação. Atualmente é professor associado do ICMC/USP em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa, atuando também como orientador pleno de mestrado e doutorado. Atua como consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve pesquisa em Multimídia nas linhas: codificação de vídeo digital, vídeo 3D, recuperação baseada em conteúdo, personalização de conteúdo e TV interativa..

MINICURSO 04: Conectando seu dispositivo à internet das coisas com Contiki e redes 6LoWPAN

3ª TERÇA (18/11/2014) – 14:00 – 18:00  (Sala a definir)

Este minicurso apresenta uma introdução ao universo da internet de todas as coisas com base no Contiki, redes 6LoWPAN e Cloud servers. Contiki é um sistema operacional de código aberto, com ótimo suporte e integração a redes IPv6 permitindo facilmente que milhões de pequenos dispositivos possam ser conectados a internet. Ao longo do minicurso serão abordados os conceitos e as aplicações de temas como internet das coisas, cidades inteligentes e redes de sensores sem fio. Uma arquitetura simples, barata, baseada em microcontroladores e rádios IEEE 802.15.4 + IPv6 será apresentada e utilizada para demonstração dos conceitos e motivação das aplicações.

  • Material

PALESTRANTE:

Daniel T. V. Pereira (CESAR)

Engenheiro sênior e consultor interno do CESAR em sistemas embarcados onde, há 10 anos, contribui no desenvolvimento de projetos e produtos nesta área. Já participou do desenvolvimento de hardware e firmware em mais de 20 projetos em vários domínios de aplicação, como automotivo, médico, aeroespacial, telecomunicações e padrões de vídeo serial de alta velocidade. É técnico em Eletrônica, Bacharel em Ciências da Computação pelo CIn/UFPE e possui especialização em Engenharia de Software para Sistemas de Tempo-Real pela Universidade de Stuttgart.

ATENÇÃO: As inscrições para MINICURSOS do Webmedia 2014 devem ser realizadas pelo sistema ECOS da SBC. Vejam os descontos para sócios da SBC

Informações sobre submissões (encerradas)

Os minicursos do Webmedia são eventos de curta duração que visam apresentar uma visão introdutória ou avançada de tópicos atuais de pesquisa e/ou tecnologia que seja de interesse da comunidade do Webmedia. Com isso, o ouvinte tem a oportunidade de aprender sobre novo assunto vinculado à sua área de atuação e pode também extrair elementos que pode aplicar em seus estudos científicos e/ou profissão.

Os minicursos deverão ter 4 horas de duração (2 sessões de 2h) e ser apresentados em Português, tendo como público alvo os estudantes de graduação, de pós-graduação e/ou profissionais das áreas que abrangem o Webmedia.

INSTRUÇÕES DE SUBMISSÃO (encerradas)

As propostas iniciais devem se limitar a 5 (cinco) páginas, no modelo de capítulo de livro da SBC (http://sbc.org.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=195&task=view.download&cid=102), incluindo:

  • título do minicurso;
  • autores;
  • resumo com, no máximo, 200 palavras;
  • indicação de público-alvo, com especificação e justificativa de pré-requisitos;
  • sumário com texto descrevendo cada tópico;
  • indicação de por que o curso é interessante e deve atrair a atenção do público alvo;
  • breve currículo dos autores;
  • indicação de qual autor apresentará o curso;
  • os recursos computacionais e audiovisuais necessários.

A submissão do arquivo da proposta de minicurso devem ser realizada utilizando o Easychair: https://www.easychair.org/conferences/?conf=webmedia2014 

As propostas serão avaliadas de acordo com sua originalidade, relevância, apresentação e afinidade com o público-alvo. As propostas iniciais aceitas participarão de nova fase, onde deverão ser mais detalhadas em um texto com o mínimo de 20 páginas e máximo de 30 páginas, que serão publicadas no formato de capítulo de livro. Os formatos finais dos capítulos serão divulgados diretamente aos autores responsáveis pelas propostas aprovadas à época de sua notificação.

A depender da disponibilidade de recursos, autores poderão receber auxílio (viagem e estadia) para a apresentação do minicurso. Na ausência de recursos suficientes para todos os autores selecionados, a organização de minicursos estabelecerá os critérios para distribuição de auxílio, de modo a contemplar o maior número possível de propostas, informando os autores à época da submissão da versão final.  A organização dos minicursos se reserva o direito de recusar as propostas e incluir propostas convidadas, de acordo com sua avaliação interna de viabilidade, sempre respeitando os objetivos principais dos minicursos e do Webmedia 2014.

DATAS IMPORTANTES

Data limite de submissão da proposta: 04 de agosto de 2014
Notificação de aceitação: 29 de agosto de 2014
Versão final: 04 de outubro de 2014