
W4E | WebMedia for Everyone
O WebMedia for Everyone (W4E) é um espaço de discussão sobre como a comunidade do WebMedia pode incorporar a diversidade em diversas perspectivas, incluindo pesquisas e projetos de extensão.
O ACM SIGMM (ACM Special Interest Group on Multimedia) [1] instituiu o papel de Director of Diversity and Outreach, com o objetivo de impulsionar e desenvolver ativamente as ações de apoio à diversidade, bem como os esforços de divulgação de informações e serviços [2]. Com o W4E, o Webmedia dá início a uma iniciativa nacional de apoio a essas ações.
Em 2022, ocorreu a primeira edição [3] do W4E, em formato de painel, em que pesquisadores e membros da indústria discutiram sobre diversidade e acessibilidade.
Em 2023 foi dada continuidade a essa discussão, também como painel [4], refletindo sobre acessibilidade de soluções multimídia interativas, sobretudo no aspecto de linguagem simples e inclusiva.
Em 2024 o W4E passou a ser uma trilha do Webmedia e trouxe uma nova proposta [5], com chamada para trabalhos que deveriam relatar atividades de extensão realizadas pela comunidade do Webmedia, com impactos para a sociedade. Em 2025 o W4E segue como trilha do evento e mantém o espaço para que extensionistas possam relatar suas atividades realizadas com a sociedade. Assim, convidamos a todos da comunidade que atuam como extensionistas a submeterem artigos completos para a Trilha do W4E. Espera-se que os artigos nesta trilha descrevam cuidadosamente experiências em ações de extensão com a sociedade. Cuidados com as questões éticas devem ser explicitamente citados no texto e é indicado não usar imagem de crianças, adolescentes ou pessoas em situação de vulnerabilidade.
INSTRUÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO
Em seus relatos, as pessoas autoras devem caracterizar o contexto, as partes envolvidas e a relevância da experiência de extensão relatada; além de oportunizar reflexões sobre a experiência a partir de fundamentação teórico-metodológica. Espera-se que os relatos submetidos a esta trilha sejam originais e que não tenham sido publicados ou submetidos a outros fóruns, ou veículos.
Destacamos que etapas de avaliação com usuários de projetos de pesquisa não devem ser confundidas com extensão.
Os trabalhos devem ainda apontar consonância com ao menos uma das 17 metas globais da agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, a saber: Erradicação da Pobreza, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e Bem Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Água Potável e Saneamento, Energia Limpa e Acessível, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Sustentáveis, Ação Contra a Mudança Global do Clima, Vida na Água, Vida Terrestre, Paz, Justiça, e Instituições Eficazes, Parcerias e Meios de Implementação. Este é um item que será avaliado pelos revisores e é obrigatório.
Os trabalhos devem também estar alinhados com tópicos de interesse do Webmedia, envolvendo desenvolvimento ou uso de tecnologia relacionada à Multimídia, Hipermídia e Web.
Os artigos podem ser escritos em Português ou Inglês, sendo que todos os artigos devem ter o resumo em inglês (resumo em Português não é obrigatório). Deve-se utilizar as regras de revisão duplamente anônima. Isso requer que as identificações das pessoas autoras sejam substituídas por “removed for anonymous review” ou “removido para revisão anônima” no início do artigo e em eventuais referências a seus trabalhos anteriores. Trabalhos não anonimizados serão rejeitados na primeira fase.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Os trabalhos devem estar no formato PDF, seguindo o template padrão do WebMedia, que está disponível neste link e também disponível para uso no Overleaf. Os artigos devem ter no mínimo QUATRO e no máximo SEIS páginas, e até mais DUAS páginas contendo apenas a lista de referências usadas no texto.
Ao serem usadas ferramentas de tradução, correção ortográfica e/ou geração de conteúdo, os autores devem citar no texto, na seção de Agradecimentos.
Os artigos deverão ser submetidos por meio do Sistema JEMS3 da SBC.
PROCESSO DE REVISÃO
Os artigos submetidos passarão por uma primeira fase (FASE 1) em que será feita uma análise, por parte da coordenação da trilha, de escopo e interesse do trabalho para a comunidade do WebMedia, bem como da adequação do trabalho a uma atividade de extensão e ao termo de conduta da SBC, descrito abaixo. Além de tal análise, as submissões poderão ser rejeitadas caso não estejam em conformidade com todas as instruções de submissão do W4E 2025 descritas acima e/ou tiverem sido enviadas, ou publicadas em qualquer outro veículo.
Todos os trabalhos aceitos na Fase 1 serão revisados por pelo menos três membros do comitê do programa. Se a submissão for aceita, as pessoas autoras devem considerar os comentários das revisões para preparar a versão final do artigo.
DATAS IMPORTANTES
Veja em Datas Importantes os prazos de submissão para o W4E | WebMedia for Everyone.
CÓDIGO DE CONDUTA PARA PESSOAS AUTORAS EM PUBLICAÇÕES DA SBC
Ao submeterem trabalhos ao WebMedia 2025, as pessoas autoras reconhecem que estão em conformidade com o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC, o qual está disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta.
PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS
Os artigos aceitos serão publicados na SOL (SBC Open Lib), a biblioteca digital da SBC, na série Anais Estendidos do WebMedia, disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/webmedia_estendido. Todos os artigos serão indexados com DOI. Somente serão publicados pela SBC aqueles artigos cujas pessoas autoras cumpram os prazos estabelecidos para envio da versão final. Além disso, a publicação está condicionada à inscrição no evento de pelo menos uma das pessoas autoras, em qualquer categoria, e à apresentação do trabalho presencialmente no Webmedia 2025. A não inscrição e o não comparecimento para apresentação presencial implicará na retirada do trabalho dos anais estendidos do evento.
COORDENAÇÃO DO W4E

Bruna Cunha – ICMC/USP
Professora no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Foi Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) de 2017 a 2023. É membro do Grupo de Pesquisa Intermídia e possui experiência em disciplinas ligadas às áreas de Experiência do Usuário (UX) e Desenvolvimento Web. Atua, principalmente, nas áreas de Tecnologia Assistiva, Inclusão e Computação Aplicada à Saúde e à Educação com interesse particular em Necessidades Complexas de Comunicação (NCC), Transtorno do Espectro Autista e tecnologias para pessoas idosas.

Kamila Rodrigues – ICMC/USP
Professora no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP). Possui experiência no desenvolvimento e avaliação de interfaces de usuários respeitando requisitos relacionados à usabilidade e acessibilidade. Conduz pesquisas com documentos interativos para coleta especializada de experiências do cotidiano de indivíduos, pesquisas com aplicações digitais terapêuticas para diferentes patologias, End-User Development, coletas de dados e intervenções a distância usando infraestrutura tecnológica, letramento digital para a terceira idade, jogos digitais sérios, fake news, coletas de respostas emocionais por meio de sensores físicos e lógicos. É defensora da acessibilidade em soluções computacionais e docente extensionista por princípio.

Leo Ribeiro – ICMC/USP
Professora no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP). Durante sua graduação e Doutorado, atuou principalmente sobre os temas de Aprendizado de Representações Cross-Domain e Recuperação de Imagens Baseada em Conteúdos; em seu doutorado se especializou no uso das Arquiteturas do tipo Transformers para resolver problemas como Recuperação, Geração e Representação de Imagens e Desenhos. Atualmente estuda métodos de Aprendizado por Poucos Exemplos (Few-shot Learning) e Generalização de Domínio para a tarefa de Reconhecimento de Materiais de Abuso Infantil, compondo o projeto Araceli: Artificial Intelligence in the Fight Against Child Sexual em uma parceria USP-UNICAMP-UFMG; além disso atua também em projetos que tratam das aplicações de monitoramento de publicidade infantil, detecção de desinformação e inteligência artificial para tecnologias assistivas.
O W4E será realizado presencialmente no Webmedia 2025, que acontecerá entre os dias 10 e 14 de novembro de 2025, no Rio de Janeiro/RJ.
Nota: As imagens das coordenadoras são de seus currículos lattes, com autorização de uso, e contém descrição para leitores de tela.