O SBSC discute o desenvolvimento e uso de ferramentas para dar suporte à colaboração entre pessoas. Alguns exemplos atuais de sistemas colaborativos de sucesso incluem redes sociais, ambientes de desenvolvimento distribuído de software, sistemas de compartilhamento de arquivos, mundos virtuais, editores cooperativos, wikis, sistemas de gestão de conhecimento e ferramentas de comunicação, como videoconferência e blog. Com a popularização de mecanismos de colaboração na Web, cresce ainda mais a importância de estudos teóricos e empíricos sobre técnicas, tecnologias e modelos relevantes para desenvolvimento e uso de sistemas colaborativos, envolvendo aspectos sociais e técnicos.
Diversas subáreas da Computação possuem contribuições para a pesquisa em Sistemas Colaborativos: Engenharia de Software, Banco de Dados, Inteligência Artificial, Sistemas de Informação, Computação Gráfica, Interação Humano-Computador, Sistemas Multimídia, Sistemas Distribuídos entre outras. Para abordar as questões não técnicas desta área, subáreas da Sociologia, Antropologia, Psicologia, Educação, Linguística etc. também encontram aqui espaço para contribuições.
Em seu 7º ano, o SBSC se tornou um importante fórum para pesquisadores, estudantes e profissionais discutirem sobre esta área multidisciplinar. Uma novidade nesta edição do evento é a maior variedade de categorias de trabalhos, aumentando as possibilidades de discussão e colaboração durante o simpósio. Autores podem propor artigos técnicos completos, artigos sobre ferramentas ou sistemas para colaboração, artigos resumidos com trabalhos em andamento e artigos sobre teses e dissertações em andamento. Mais detalhes são encontrados na chamada de trabalhos.
Histórico
O SBSC 2010 dá continuidade à seguinte sequencia de eventos realizados:
• SBSC 2007 (Rio de Janeiro, RJ)
• SBSC 2006 (Natal, RN)
• WCSCW* 2005 (Juiz de Fora, MG)
• WCSCW* 2004 (Ribeirão Preto, SP)
• Trilha de CSCW no WebMídia 2003 (Salvador, BA)
Até a criação da CESC (Comissão Especial de Sistemas Colaborativos) em 2005, o evento era conhecido como Workshop Brasileiro de Tecnologias para Colaboração (WCSCW). A partir de 2005, passou a ser denominado simpósio.