XVIII Workshop de Teses e Dissertações (WTD)

O Workshop de Teses e Dissertações (WTD) é um dos eventos associados ao WebMedia e se constitui em um fórum dedicado à apresentação e discussão de trabalhos em andamento, de programas  de mestrado e de doutorado, acadêmicos ou profissionais, com foco nas áreas Multimídia, Hipermídia e Web. Trabalhos em andamento são referenciados no restante desta chamada apenas por Trabalhos.

Este ano temos a satisfação de anunciar que a Comissão Especial de Sistemas Multimídia e Web (CE-WebMedia) dispõe de recursos financeiros para fornecer ajuda de custo aos autores dos trabalhos selecionados. Instruções detalhadas sobre as condições da ajuda serão apresentadas em breve.

OBJETIVO
O objetivo do WTD-WebMedia é propiciar um ambiente dinâmico e construtivo para discussões dos Trabalhos, de maneira que os alunos possam apresentar ideias e resultados parciais, ter uma avaliação dos seus Trabalhos ainda em  fase de desenvolvimento, e obter importantes diretrizes para a continuidade e finalização com sucesso de seus cursos de mestrado ou doutorado.

O WTD-WebMedia possibilita aos participantes o acesso a um panorama representativo da pesquisa nas áreas Multimídia, Hipermídia e Web em diversas instituições e a integração e cooperação entre pesquisadores de diferentes grupos atuantes nessas áreas.

ELEGIBILIDADE E AVALIAÇÃO
São elegíveis para submissão Trabalhos de mestrado ou doutorado, acadêmicos ou profissionais, que estejam, preferencialmente, nos seguintes estágios:
– Trabalhos de doutorado com proposta de tese aprovada e previsão de conclusão posterior a dezembro de 2018.
– Trabalhos de mestrado com previsão de conclusão posterior a dezembro de 2018.

Os Trabalhos serão avaliados e selecionados pelo comitê de programa do evento. Cada Trabalho receberá um parecer do comitê com questionamentos e sugestões que, em caso de aprovação, deverão ser levadas em conta na elaboração da versão final do trabalho a ser apresentado no evento. Os Trabalhos selecionados serão apresentados e discutidos em sessões específicas durante o WebMedia 2018, com a participação de membros do comitê de programa e demais pesquisadores participantes. Para ser publicado e efetivamente aceito, o Trabalho selecionado deverá necessariamente ser apresentado pelo aluno no WTD-WebMedia 2018.

SUBMISSÕES
Os autores devem utilizar o sistema JEMS para submeter descrições de seus Trabalhos em pdf e em forma de artigos template, na língua portuguesa ou inglesa. Os artigos devem ter no máximo seis páginas, incluindo todas as figuras, referências e anexos, acrescidas de uma página inicial extra de rosto com as seguintes informações:

– Título do artigo
– Nome do aluno
– Nome do Programa de pós-graduação
– Área de concentração no programa
– Nome do(s) orientador(es)
– Nível (mestrado ou doutorado)
– Email de contato do aluno
– Email de contato do(s) orientador(es)
– Ano de ingresso no programa
– Ano e mês previstos para a conclusão
– Resumo em português ou inglês
– Palavras-chave

As seis páginas seguintes do artigo devem apresentar o Trabalho de forma clara e objetiva, incluindo necessariamente as informações a seguir, que serão usadas como critérios de avaliação dos artigos pelos revisores:

  1. Caracterização do Problema
  2. Fundamentação Teórica e Trabalhos Relacionados
  3. Contribuições Esperadas (para a ciência da computação, para a área sistemas multimídia e web, para a indústria nacional, para a sociedade)
  4. Estado Atual do Trabalho
  5. Descrição e Avaliação dos Resultados (já obtidos ou esperados)

Datas Importantes

Coordenação
Eduardo Barrére (UFJF) – Coordenador Geral
Frederico Durão (UFBA) – Coordenador Local

Contato
eduardo.barrere@ufjf.edu.br, fdurao@ufba.br

Template

Comitê de Programa

Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE)
Celso Alberto Saibel Santos (UEFS)
Cesar Augusto Camillo Teixeira (UFSCAR)
Debora Muchaluat-Saade (UFF)
Marco Cristo (UFAM)
Valter Roesler (UFRGS)
Vinícius Cardoso Garcia (UFPE)
Roberto Willrich (UFSC)
Rudinei Goularte (ICMC – USP)