Chamada de Trabalhos

WEBMEDIA 2018 – XXIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA E WEB

16 a 19 de outubro de 2018
Reitoria do IFBA – Salvador, Bahia
CHAMADA DE TRABALHOS

Organizado anualmente, o WebMedia é principal fórum científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) nas áreas de Multimídia, Hipermídia e Web. A vigésima quarta edição do evento ocorrerá em Salvador, entre os dias 16 e 19 de outubro de 2018.

Convidamos a comunidade a compartilhar experiências e resultados de pesquisas por meio da submissão de artigos técnicos que descrevam soluções que avancem o estado-da-arte nas áreas e temas de interesse do evento. Os artigos submetidos serão avaliados em termos de originalidade, qualidade técnica, relevância, apresentação (organização, estilo e clareza) e adequação das referências a trabalhos no estado-da-arte dos temas abordados.

Autores podem submeter artigos completos ou curtos. Artigos completos (entre 6 a 8 páginas) devem relatar uma pesquisa substancial fundamentada por resultados completos. Artigos curtos (4 páginas) podem descrever trabalhos em andamento e conter resultados parciais.

Este ano temos a satisfação de anunciar que a Comissão Especial de Sistemas Multimídia e Web (CE-WebMedia) dispõe de recursos financeiros para fornecer ajuda de custo aos autores dos trabalhos selecionados. Instruções detalhadas sobre as condições da ajuda serão apresentadas em breve. Apenas estudantes brasileiros, sócios da SBC, poderão receber apoio da CE-WebMedia para participação no WebMedia’2018. A quantidade, os valores, as formas de apoio, as regras de participação serão definidos, posteriormente, de acordo com a demanda e a quantidade de recursos disponíveis.

Segue abaixo a lista não exaustiva de tópicos de interesse do WebMedia’2018:
  • Adaptação, personalização e recomendação de conteúdo
  • Análise, codificação e processamento de conteúdo
  • Aplicações e serviços
  • Arquitetura, processos e metodologias
  • Autoria e anotação de conteúdo
  • Busca, recuperação e visualização
  • Colaboração, espaços interativos e ativismo e sociedade digital
  • Dispositivos móveis e Internet das Coisas (IoT)
  • Distribuição, transporte, compartilhamento e segurança de conteúdo
  • Engenharia de documentos e Engenharia Web
  • Gerenciamento de acervos digitais
  • Interfaces, novas interações, usabilidade, acessibilidade e experiência do usuário
  • Linguagens, modelos e padrões
  • Múltiplos dispositivos, multimodalidade e multisensoriedade
  • Redes sociais, análise de redes sociais, análise de semântica social e emergente
  • Sincronização e apresentação
  • Sistemas e Middleware
  • Teste e validação de sistemas e aplicações
  • Web semântica, linked data, anotações semânticas, metadados e ontologias

Os artigos podem ser escritos em português ou inglês*, sendo que artigos em português devem ter tanto o título quanto o abstract em inglês e, opcionalmente, o resumo em português. Isso é uma exigência da ACM, assim, mesmo que seja um artigo em português, deve ter título e abstract em inglês.

Os artigos devem ser escritos de forma a permitir double-blind review. Isso requer que as identificações dos autores sejam substituídas por “removed for double-blind review” tanto no início do artigo, como em eventuais referências a seus trabalhos anteriores.

Os anais do evento, contendo os artigos completos e curtos, serão publicados na ACM Digital Library. Somente serão publicados pela ACM os artigos cujos autores cumprirem os prazos estabelecidos para envio da versão final para a editora responsável pelos anais. Além disso, esta publicação estará condicionada à inscrição de pelo menos um dos seus autores no evento na categoria “profissional”.

Para aumentar a chance de aceitação, recomenda-se a todos autores que analisem as publicações anteriores do Webmedia para verificar se o seu tema se encaixa nas linhas de interesse do simpósio. Além disso, incluam referências a artigos com tópicos similares e já publicados no Webmedia. Fazendo isso, é demonstrado aos revisores que o seu artigo constrói algo novo em pesquisa já publicada nesse simpósio, e que o assunto do artigo está dentro da missão do Webmedia.

As submissões devem ser feitas em PDF, seguindo o formato padrão da ACM. Usar o template ACM_SigConf. Você pode usar este template para o editor on-line ShareLatex ou também pode buscar no conjunto de templates em Latex e Word da ACM que está disponível em (https://www.acm.org/publications/proceedings-template). Escolha o template para conferências (proceedings SigConf) da ACM.

Todos os artigos devem ser submetidos eletronicamente pelo Sistema JEMS. (clique aqui).

Além da submissão para o evento principal, os autores estão também convidados a submeter artigos para as seguintes categorias de eventos:

Os trabalhos aceitos nos workshops e minicursos serão publicados eletronicamente. A forma, prazos e as regras específicas de submissão de trabalhos para estes eventos do WebMedia’2018 estão em suas respectivas páginas disponíveis a partir do site oficial do evento (www.sbc.org.br/webmedia ou ainda em webmedia.org.br).

Template de Posters

 

* Apenas os artigos escritos em inglês vão concorrer a best paper.

WebMedia 2018 – Organização e Comitês

DATAS IMPORTANTES