WFA | Workshop de Ferramentas e Aplicações

WFA | Workshop de Ferramentas e Aplicações

O Workshop de Ferramentas e Aplicações é um fórum importante, voltado à participação de alunos de cursos técnicos, graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu), bem como membros da academia e da indústria, onde podem apresentar suas últimas ferramentas, protótipos, aplicações e demonstrações. Com um caráter mais prático, no WFA há uma ênfase na demonstração de aplicações e ferramentas, na experiência de seu desenvolvimento, em questões de implantação e uso, e também nas perspectivas criadas por elas, incluindo iniciativas com foco em empreendedorismo.

Todos os trabalhos aprovados ficarão disponíveis na biblioteca digital SBC, como parte integrante dos anais estendidos do WebMedia 2025. Durante o evento, as ferramentas/aplicações receberão feedback de uma banca de especialistas em inovação e também em empreendedorismo, além de terem espaço para demonstração pública na área de convivência do evento. Os autores das melhores ferramentas/aplicações receberão certificados e ampla divulgação nos veículos da SBC.

Os tópicos abordados pelo workshop são os mesmos da trilha principal do evento. Também serão bem-vindas submissões de aplicações com propostas inovadoras de análise e/ou metodologia sobre datasets e softwares de interesse do evento (ver AQUI) .

PÚBLICO-ALVO

O WFA é voltado para a participação de alunos de cursos técnicos, graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), além de profissionais da indústria e pesquisadores acadêmicos.

INSTRUÇÕES PARA AUTORES

Trabalhos submetidos devem ser originais e não podem ter sido previamente publicados. Os autores devem submeter eletronicamente um artigo em inglês ou português, de até 4 (QUATRO) páginas, incluindo todas as figuras e referências.

O artigo apresentando a ferramenta/aplicação deve conter uma descrição clara:

  • Das metas da aplicação/ferramenta
  • De sua arquitetura
  • De suas principais funcionalidades
  • Do tipo de licença
  • Das perspectivas criadas por ela (ex. uso puramente acadêmico, social, comercial, ou com potencial de desenvolvimento empreendedor)

É fortemente recomendado que os autores disponibilizem no artigo URLs para o site ou download de um vídeo de demonstração de sua ferramenta/aplicação.

Os artigos devem ser escritos de forma a permitir “double-blind review”. Isso requer que as identificações dos autores sejam substituídas por “removed for double-blind review” no início do artigo e em eventuais referências a seus trabalhos anteriores.

A publicação final está condicionada à inscrição no WebMedia 2025 de pelo menos um dos autores, que deverá realizar a apresentação e demonstração do trabalho durante o evento. A comissão de organização do workshop trabalhará para promover a participação presencial dos autores, buscando alguma ajuda de custos e/ou opções de hospedagem.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os candidatos deverão submeter seu trabalho eletronicamente pela Plataforma JEMS 3 da SBC, selecionando a Trilha do WFA.

Todas as submissões para o WFA devem seguir os templates disponibilizados:

CÓDIGO DE CONDUTA PARA AUTORES EM PUBLICAÇÕES DA SBC

Ao submeterem trabalhos ao WebMedia 2025, os autores reconhecem que estão em conformidade com o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC, o qual está disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta

PRÊMIO LUIZ FERNANDO GOMES SOARES DE COMPUTAÇÃO

Assim como no ano passado, os trabalhos aceitos em todas as trilhas do WebMedia os quais tenham impacto social, poderão concorrer ao Prêmio LF de Computação. Os autores de artigos aceitos receberão mais informações sobre o prêmio oportunamente.

DATAS IMPORTANTES

Veja em Datas Importantes os prazos de submissão para o WFA | Workshop de Ferramentas e Aplicações.

COORDENAÇÃO DO WFA

Carlos André G. Ferraz (UFPE)
Carlos Henrique. G. Ferreira (UFOP)