
BrWeb3 | 1º Workshop Brasileiro de Sistemas Web3
Web3, a próxima evolução da Internet, é um novo paradigma focado na descentralização do controle e da propriedade de dados, aplicações e transações online. Diferente das versões anteriores, a Web3 oferece aos usuários mais autonomia e segurança sobre suas informações, promovendo maior privacidade e transparência nas interações digitais. Essa mudança é significativa para a sociedade, pois garante um ambiente online mais democrático e seguro.
O 1º Workshop Brasileiro sobre Sistemas Web3 (BrWeb3) é uma oportunidade para a academia e a indústria brasileiras discutirem e explorarem as possibilidades dessa nova tecnologia. Para a academia, o BrWeb3 representa uma chance de liderar pesquisas de ponta e contribuir para o desenvolvimento de soluções e aplicações inovadoras baseadas em Web3. Já para a indústria, o workshop é uma oportunidade de se atualizar e se adaptar às tendências emergentes, criando novos modelos de negócio, parcerias e oportunidades de crescimento.
Entre as aplicações mais relevantes da Web3 estão tecnologias como Blockchain, Tokenização e NFTs, que estão revolucionando a gestão de transações digitais e a noção de propriedade. Aplicações descentralizadas (dApps) e organizações autônomas descentralizadas (DAOs) viabilizam a criação de sistemas autônomos e transparentes. Enquanto isso, soluções de armazenamento descentralizado e redes sociais descentralizadas oferecem mais segurança e privacidade aos usuários. Além disso, mecanismos de governança descentralizada e a infraestrutura e protocolos da Web3 são fundamentais para garantir uma operação eficiente, escalável e segura da internet de próxima geração.
A sinergia entre inteligência artificial (IA) e Web3 é promissora. Aplicações da Web3 empoderadas por IA e Smart Contracts dirigidos por IA vão proporcionar mais automação e eficiência em transações e processos online. Essas tecnologias são capazes de analisar grandes volumes de dados em tempo real, melhorar a governança de protocolos, detectar anomalias e personalizar experiências dos usuários. Além disso, a integração de tecnologias como o Metaverso e Digital Twins à Web3 redefine a forma como interagimos em espaços virtuais. Ao possibilitar a propriedade segura, a interoperabilidade e o controle descentralizado, a Web3 pode sustentar experiências digitais mais ricas, personalizadas e interconectadas, promovendo novas dinâmicas sociais, econômicas e profissionais no mundo virtual.
TÓPICOS DE INTERESSE
Os tópicos de interesse incluem, mas não se limitam a:
- Blockchain, Tokenização e Tokens Não Fungíveis (NFTs)
- Design, desenvolvimento e escalabilidade de Aplicações Descentralizadas (dApps)
- Modelos de governança e implementação de Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs)
- Arquiteturas de armazenamento descentralizado e soluções de distribuição de conteúdo
- Plataformas sociais descentralizadas e sistemas de comunicação com foco em privacidade
- Mecanismos de governança descentralizada, sistemas de votação e tomada de decisão comunitária
- Infraestrutura Web3, middleware e camadas de protocolo
- Integração de Inteligência Artificial em ecossistemas Web3
- Contratos inteligentes com IA e modelos preditivos em ambientes descentralizados
- Aplicações Web3 em tecnologias imersivas: Metaverso, gêmeos digitais, jogos e experiências em realidade virtual
- Gestão de identidade e identidade auto-soberana (SSI) em sistemas descentralizados
- Segurança, confiança e resiliência em sistemas Web3 (ex.: prevenção de ataques, auditoria, vulnerabilidades de consenso)
- Aspectos legais, éticos e regulatórios das plataformas Web3 e descentralizadas
- Interoperabilidade entre blockchains e protocolos de comunicação cross-chain
- Sustentabilidade e abordagens energeticamente eficientes na infraestrutura Web3
- Impactos econômicos e sociais da adoção do Web3 em mercados emergentes
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
O BrWeb3 aceitará submissões de artigos curtos com extensão entre 2 e 4 páginas, excluindo as referências. As contribuições devem incluir resultados de pesquisas originais, estudos de caso, artigos de posicionamento e demonstrações de ferramentas relacionadas a sistemas e aplicações Web3. Submissões que descrevam ferramentas de código aberto, plataformas ou frameworks experimentais são especialmente encorajadas.
Os candidatos deverão submeter seu trabalho eletronicamente pelo Sistema JEMS.
Todas as submissões para o BrWeb3 devem seguir os templates disponibilizados:
- LaTeX: disponibilizado diretamente no Overleaf.
- Word: disponível neste link.
CÓDIGO DE CONDUTA PARA AUTORES EM PUBLICAÇÕES DA SBC
Ao submeterem trabalhos ao WebMedia 2025, os autores reconhecem que estão em conformidade com o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC, o qual está disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta
DATAS IMPORTANTES
Veja em Datas Importantes os prazos de submissão para o BrWeb3 – 1º Workshop Brasileiro de Sistemas Web3.
COORDENAÇÃO DO BrWeb3
Antonio José Grandson Busson (BTG Pactual)
Sergio Colcher (PUC-Rio)
Julio Cesar Duarte (IME)
COMITÊ CIENTíFICO
Ahirton Lopes (Accenture)
Daniel Moraes (PUC-Rio)