WFA (Workshop de Ferramentas e Aplicações) e Prêmio LF

O Workshop de Ferramentas e Aplicações tem sido tradicionalmente promovido como uma sessão integrada ao WebMedia. A sessão é um fórum importante onde membros da academia e da indústria podem apresentar suas últimas ferramentas, protótipos, aplicações e demonstrações. Todos os trabalhos submetidos serão revisados por pelo menos dois membros do comitê de programa do WFA e os selecionados serão apresentados durante o WebMedia 2019. Com um caráter mais prático, no WFA há uma ênfase na demonstração de aplicações e ferramentas, na experiência de seu desenvolvimento, em questões de implantação e uso, e também nas perspectivas criadas por elas.

Você está convidado a submeter trabalhos sobre tópicos de interesse do WebMedia/WFA, que são os mesmos da conferência principal. Os artigos descrevendo ferramentas/aplicações devem ser submetidos eletronicamente através do sistema JEMS/SBC.

Nesta edição os artigos aceitos serão apresentados em sessões técnicas, demonstrados em prática e os autores terão a oportunidade de apresentar, na forma de pitch, suas ferramentas ou aplicações para uma banca de especialistas em empreendedorismo e inovação. Neste sentido, teremos um grande Show de Inovações no Webmedia 2020.

É fortemente recomendado que os autores disponibilizem o site, ou um link para download ou um vídeo de demonstração de suas ferramentas/aplicações até o período de avaliação do artigo. As URL devem ser divulgadas no artigo submetido.

Artigos submetidos ao Workshop de Ferramentas e Aplicações do WebMedia devem ser originais, e não podem ser submetidos simultaneamente em outras conferências ou periódicos, nem ter sido previamente publicados. A aceitação final está condicionada à inscrição no WebMedia 2020 de pelo menos um dos autores, que deverá realizar a apresentação do trabalho.

O artigo apresentando a ferramenta/aplicação deve conter uma descrição clara
– das metas da aplicação/ferramenta;
– de sua arquitetura;
– de suas principais funcionalidades;
– do tipo de licença;
– das perspectivas criadas por ela (ex. uso puramente acadêmico, social, comercial).

Os artigos podem ter até 5 páginas, incluindo todas as figuras, referências e anexos, e deve seguir o formato ACM/Webmedia. Os artigos podem ser submetidos em inglês ou português. Todos os artigos devem estar no formato PDF.

As ferramentas/aplicações aprovadas deverão ser demonstradas em um determinado momento a ser divulgado na programação, assim como serão apresentadas na forma de pitch, uma apresentação oral de 3 a 5 minutos, cujo objetivo é convencer o público e a banca de especialistas em inovação e empreendedorismo presentes dos diferenciais em termos de inovação e negócios, sejam estes negócios comerciais ou sociais. Os detalhes serão enviados aos autores dos artigos selecionados. Os autores das melhores ferramentas/aplicações receberão certificados e/ou prêmios.

Outra grande ação do WFA é a integração com  Prêmio Luiz Fernando de Computação que objetiva agraciar professores e estudantes de TIC envolvidos em projetos de inovação, completos ou em andamento, que tenham impacto social e promovam a MELHORIA DA SOCIEDADE.  A submissão também é realizada na trilha “WFA (Workshop de Ferramentas e Aplicações) e Prêmio LF”.  Os três primeiros colocados receberão certificados chancelados pela CE-WebMedia com ampla divulgação nos veículos da SBC. O MELHOR COLOCADO RECEBERÁ UM NOTEBOOK (no valor de até R$3.000,00).  Para outros detalhes do prêmio ver aqui

 

DATAS IMPORTANTES

As datas de submissão podem ser consultadas na página datas importantes do WebMedia 2020.

 

COORDENAÇÃO GERAL

Adriano César Machado Pereira (UFMG)
Tiago Bonini Borchartt (UFMA)
Álan Livio V. Guedes (PUC-Rio)

 

COMITÊ DE PROGRAMA

Adriano Pereira – UFMG

Alan Guedes – Puc-Rio

André Neves – UFPE

Carlos Ferraz – UFPE

Cassio Prazeres – UFBA

Celso Alberto Saibel Santos – UFES

Daniela Brauner – UFRGS

Eduardo Albuquerque – UFG

Eduardo Barrére – UFJF

Fabio de Jesus Lima Gomes – IFPI

Fernando Trinta – UFC

Frank Siqueira – UFSC

Frederico Durao – UFBA

Glauco Amorim – CEFET/RJ

Graça Bressan – USP

Joberto Martins – UNIFACS

Kiev Gama – UFPE

Manoel Marques – IFBA

Mario Godoy Neto – UNIVASF