Trilha Principal

Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia) é o principal evento do tema no Brasil e uma excelente oportunidade de intercâmbios científico e técnico entre alunos, pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia, Hipermídia e Web. Este ano, estaremos celebrando a 26a. edição do WebMedia, que será realizada de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2020, com organização realizada pela Universidade Federal do Maranhão. E, pela primeira vez, o evento será realizado de forma online, com interação entre os participantes sendo feita por meio de ferramentas e plataformas Web.

Convidamos a comunidade a compartilhar suas experiências e seus resultados de pesquisa, por meio da submissão de artigos descrevendo soluções que avancem o estado-da-arte nas áreas e temas de interesse do evento. Os artigos submetidos serão avaliados em termos de originalidade, qualidade técnica, relevância, apresentação (organização, estilo e clareza) e adequação das referências a trabalhos no estado-da-arte dos temas abordados.

Cada artigo submetido será revisado por, no mínimo, três membros do Comitê de Programa e especialistas convidados. A apresentação de cada trabalho aceito será feita por meio de de ferramentas e plataformas que permitam a interação entre o apresentador e a comunidade do WebMedia por videconferência.

INSTRUÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

Autores podem submeter artigos completos ou curtos. Artigos completos, limitados a 8 páginas, devem relatar uma pesquisa substancial fundamentada por resultados completos. Artigos curtos, de no máximo 4 páginas, podem descrever trabalhos completos ou em andamento, contendo resultados parciais.

Tópicos de interesse do WebMedia 2020 incluem, entre outros:

– Adaptação, personalização e recomendação de conteúdo
– Análise, codificação e processamento de conteúdo
– Aplicações, Sistemas e Middleware
– Arquitetura, processos e metodologias
– Autoria e anotação de conteúdo
– Busca, recuperação e visualização de conteúdo
– Dispositivos móveis e Internet das Coisas (IoT)
– Distribuição, compartilhamento e segurança de conteúdo
– Engenharia de documentos e Engenharia Web
– Espaços interativos e colaborativos
– Extração e representação da informação
– Interfaces, usabilidade, acessibilidade e experiência do usuário
– Redes sociais, análise de redes sociais, semântica social e emergente
– Sincronização e apresentação
– Sistemas multimodais e multissensoriais
– Teste e validação de sistemas e aplicações
– Web semântica, linked data, metadados e ontologias

Os artigos podem ser escritos em português ou inglês, sendo que artigos em português devem ter o título e o abstract em inglês e, opcionalmente, também o resumo em português. Isso é uma exigência da ACM, assim, mesmo que seja um artigo em português, deve ter título e abstract em inglês.

Os artigos devem ser escritos de forma a permitir “double-blind review”. Isso requer que as identificações dos autores sejam substituídas por “removed for double-blind review” no início do artigo e em eventuais referências a seus trabalhos anteriores.

Recomenda-se aos autores que analisem as publicações anteriores do WebMedia para verificar se o seu tema se encaixa nas linhas de interesse do simpósio. Além disso, analisem a pertinência de incluir referências a trabalhos relacionados divulgados em edições anteriores do WebMedia, visando auxiliar os revisores na avaliação da contribuição, em particular, no escopo do WebMedia.

Os anais do evento, contendo os artigos completos e curtos, serão publicados na ACM Digital Library.

SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

As submissões devem ser feitas em PDF, seguindo o formato padrão da ACM que está disponível em (https://www.acm.org/publications/proceedings-template). Os autores deverão usar exclusivamente o template LaTeX para conferências da ACM usando a classe acmart com o formato sigconf. Todos os artigos devem ser submetidos eletronicamente pelo Sistema JEMS ( https://jems.sbc.org.br/ ).

DATAS IMPORTANTES

As datas de submissão podem ser consultadas na página de datas importantes.

outros eventos

Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS).