Os Minicursos do WebMedia 2019 são divididos em dois grandes grupos. Os minicursos do grupo 1 introduzem tópicos atuais de pesquisa e os minicursos do grupo 2 tratam de tecnologia aplicada a multimídia e web relacionado ao simpósio, de forma prática e didática. Todos os minicursos, apresentados em português, devem ter como público alvo estudantes de graduação, pós-graduação e/ou profissionais da área e de mercado.
Informações aos Autores
As propostas serão para minicursos de 4 (quatro) horas de duração e devem se limitar a 4 (quatro) páginas, incluindo os seguintes itens:
– Resumo do minicurso;
– Indicação de público alvo, com especificação e justificativa de pré-requisitos;
– Sumário com texto explicativo do que será coberto em cada tópico;
– Justificativa do interesse do curso para o público alvo;
– Biografias resumidas dos autores;
– Indicação de qual autor ministrará o curso;
– Recursos audiovisuais necessários. Se precisar laboratório, isso deve ser bem especificado para verificar se haverá algum disponível no local do evento.
Datas importantes
As datas de submissão podem ser consultadas na página de datas importantes.
Submissão dos trabalhos
Os candidatos deverão submeter seu trabalho eletronicamente pelo Sistema JEMS.
Informações Importantes
Para minicursos do grupo 1:
Após a seleção das propostas, cada minicurso do grupo 1 selecionado deverá produzir o seguinte:
a) Um texto em português entre 35 e 50 páginas que fará parte de um livro eletrônico (pdf) dedicado aos minicursos do evento, com o devido registro de ISBN. Esse livro será distribuído gratuitamente, e deverá ter uma abordagem mais didática. O formato do texto em português deve estar de acordo com o formato da SBC modificado para o WebMedia para capítulos de livros. DOC ou LATEX (contribuição do Professor Marcos Alves Vieira). Clique no link desejado para baixar.
b) Um texto em inglês de 4 páginas com o resumo do capítulo. Esse resumo será disponibilizado na DL (Digital Library) da ACM. O formato do resumo deve estar de acordo com o modelo da ACM.
c) Um texto em inglês entre 25 e 30 páginas, com abordagem mais técnica. Esse texto será publicado como capítulo de livro na Springer após a realização do evento. Esse texto é opcional.
d) Slides (em pdf e PPT/PPTX).
Para minicursos do grupo 2:
Após a seleção das propostas, cada minicurso do grupo 2 selecionado deverá produzir o material didático complementar:
a) Slides (em pdf e PPT/PPTX).
b) Apostila com roteiro detalhado das práticas do minicurso (pdf e Doc).
c) Vídeos (Screen Vídeos) com demonstrações de práticas usadas no minicurso.
d) Material para realização das atividades práticas do minicurso (códigos, etc).
Para minicursos dos grupos 1 e 2:
Todo o material didático complementar será disponibilizado em repositório público para acesso durante e depois da realização do minicurso.
Todos os minicursos serão gravados em áudio e vídeo. Essas gravações serão disponibilizadas em repositório público para acesso depois da realização do minicurso. Para isso, é fundamental que os autores, no ato da submissão, assinem o termo concordando com a disponibilização do material.
Ajuda aos autores
Este ano temos a satisfação de anunciar que a Comissão Especial de Sistemas Multimídia e Web (CE-WebMedia) dispõe de recursos financeiros para fornecer ajuda de custo aos autores dos trabalhos selecionados. Instruções detalhadas sobre as condições da ajuda serão apresentadas na página de apoio estudantil.
Como em edições anteriores, ao submeterem um trabalho, ao menos um de seus autores deve assumir o compromisso de se inscrever no Simpósio e apresentar o trabalho, caso este seja aceito.
Os trabalhos podem ser escritos em português ou inglês. Trabalhos em português devem incluir abstract em inglês e, opcionalmente, o resumo em português. Os trabalhos aceitos serão publicados em um livro eletrônico (com ISBN).
Os tópicos para submissão dos minicursos são os mesmos da chamada de trabalhos, mas não precisam estar restritos a eles.
Coordenação
Manoel Carvalho Marques Neto (IFBA)
Glauco Fiorott Amorim (CEFET/RJ)