Minicursos

Minicursos são eventos do WebMedia 2016 que introduzem tópicos recentes de pesquisa e tecnologias atuais de interesse abordados no simpósio, de forma prática e didática. Os minicursos, apresentados em português, devem ter como público alvo estudantes de graduação, pós-graduação e/ou profissionais da área.

Informações aos Autores

As propostas serão para minicursos de 4 (quatro) horas de duração e devem se limitar a 4 (quatro) páginas, incluindo os seguintes itens:

– Resumo do minicurso;

– Indicação de público ­alvo, com especificação e justificativa de pré-­requisitos;

– Sumário com texto explicativo do que será coberto em cada tópico;

– Justificativa do interesse do curso para o público alvo;

– Biografias resumidas dos autores;

– Indicação de qual autor ministrará o curso;

– Recursos audiovisuais necessários.

Datas Importantes

– Data limite de submissão da proposta: 06 de julho de 2016 15 de julho de 2016

– Notificação de aceitação: 27 de julho de 2016 1º de agosto de 2016

– Versão final: 14 de setembro de 2016

Submissão de Proposta

Todos os artigos devem ser submetidos eletronicamente pelo sistema JEMS.

Após a seleção das propostas, cada minicurso selecionado deverá produzir um texto de aproximadamente 40 páginas que fará parte de uma publicação dedicada aos minicursos do evento, a ser distribuída aos participantes desses minicursos.

O formato do texto deve estar de acordo com o formato da SBC para capítulos de livros. Para obter este template, acesse o site da SBC e escolha a opção “Modelo para publicação de capítulos de livros”.

Este ano temos a satisfação de anunciar que a Comissão Especial de Sistemas Multimídia e Web (CE-WebMedia) dispõe de recursos financeiros para fornecer ajuda de custo aos autores dos trabalhos selecionados. Instruções detalhadas sobre as condições da ajuda de custo serão dadas posteriormente, após notificação de aceitação do trabalho.

Como em edições anteriores, ao submeterem um trabalho, ao menos um de seus autores deve assumir o compromisso de se inscrever no Simpósio e apresentar o trabalho, caso este seja aceito.

Os trabalhos podem ser escritos em português ou inglês. Trabalhos em português devem incluir abstract em inglês e, opcionalmente, o resumo em português. Os trabalhos aceitos serão publicados em um livro eletrônico (com ISSN).

Nesta edição do WebMedia, há particular interesse por minicursos nas linhas de pesquisa listadas abaixo, mas eles não precisam estar restritos a elas:

Web e Redes Sociais

-­ Arquiteturas, processos, serviços, metodologias e aplicações

­- Interfaces Web, usabilidade e acessibilidade

­- Dispositivos móveis e a Web

­- Navegadores e máquinas de apresentação

­- Autoria, colaboração, adaptação e personalização de conteúdo

­- Redes sociais, semântica social e emergente

­- Engenharia de documentos

­- Engenharia Web

­- Padrões de documentos, de modelos, de linguagens

­- Dados estruturados na Web

­- Web semântica, linked data, anotações, metadados e ontologias

­- Serviços Web, aplicações Web orientada a serviços e serviços Web -semânticos

-­ Gerenciamento de conteúdo e bibliotecas digitais na Web Interação e experiência do usuário

-­ Aplicações Web 2.0 – rich internet applications, mashups, apps e outros modelos de componentes

­- Comércio eletrônico

­- Mineração de dados na Web

­- Análise de Sentimentos na Web e em Redes Sociais

Multimidia

-­ Arquiteturas, sistemas, middleware, serviços e aplicações

­- Distribuição, transporte, compartilhamento e segurança

­- Análise, codificação e processamento de conteúdo multimídia

­- Busca e recuperação de conteúdo multimídia

­- Autoria, produção, sincronização, apresentação

­- Colaboração, adaptação e personalização de conteúdo

­- Multimídia em redes sociais

­- Multimídia em dispositivos móveis

­- Interação e experiência do usuário

TV Digital, Computação Ubíqua e Móvel

-­ Linguagens, arquiteturas, middlewares e frameworks

­- Análise, codificação e processamento de conteúdo

­- Colaboração, adaptação e personalização de conteúdo

­- Computação ciente de contexto

­- Autoria, testes e verificação de conteúdo

­- Autoria, testes e verificação de aplicações

­- Dispositivos móveis e múltiplos dispositivos

­- Interação e experiência do usuário

Coordenação

Fernando Antonio Mota Trinta (UFC) – Coordenador Geral

Erick Baptista Passos (IFPI) – Coordenador Local

Contato

fernando.trinta AT dc.ufc.br

Comitê de seleção de minicursos

Adriano Pereira (UFMG)

Alessandra Macedo (USP)

Erick Baptista Passos (IFPI)

Fernando Antonio Mota Trinta (UFC)

Marco Cristo (UFAM)

Mário Teixeira (UFMA)

Renato Bulcão (UFG)

Rudinei Goularte (USP)

Tiago Mauritan (UFPB)

Minicursos aceitos

1. Introdução Prática à Internet das Coisas: Prática utilizando Arduíno e Node.js

Autores: Cintia Oliveira (Instituto Federal do Triangulo Mineiro Campus Patrocinio), Daniele Oliveira (Universidade Federal de Uberlândia),João Gonçalves (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro), Julio Kuniwake (Instituto Federal do Triangulo Mineiro Campus Patrocinio)

Resumo: A Internet das Coisas traz a ideia de tudo conectado, desde aparelhos de televisão que escolhem a programação de acordo com a preferência do espectador, a carros que selecionam o trajeto mais rápido até o ponto desejado por seu condutor. Com a expansão do acesso à Web não só de dispositivos computacionais como notebooks, computadores pessoais e smartphones, mas também de equipamentos como geladeiras, televisão, entre outros, as possibilidades de comunicação e automatização se ampliam e cidades, casas e ambientes inteligentes passam a ser uma realidade. Este minicurso tem como objetivo explorar as potencialidades desta tecnologia apresentando os passos necessários para o desenvolvimento de uma aplicação simples que utiliza a plataforma Arduino e o framework Node.js.

2. Crowdsourcing & Multimedia: Enhancing Multimedia Activities with the Power of Crowds

Autores: Celso Alberto Saibel Santos (Universidade Federal do Espírito Santo), Ricardo Mendes (Universidade Federal do Espírito Santo), Marcello Novaes (Universidade Federal do Espírito Santo)

Resumo: Este minicurso tem como objetivo apresentar aos os participantes o conceito de crowdsourcing e capacitá-los a aplicarem este modelo de produção em diversas atividades ligadas aos Sistemas Multimídia e Web, tais como a anotação, geração, sumarização, sincronização, recomendação, busca, apresentação e avaliação da qualidade de conteúdos. A ideia por trás do crowdsourcing é que se possa usufruir do poder de processamento de uma multidão de colaboradores para realizar tarefas que são difíceis para um computador, mas que são aparentemente simples para a inteligência humana. Descrever o conteúdo de uma imagem ou de um vídeo como impróprio é um exemplo de tarefa difícil, pois a descrição do problema por meio de algoritmos e técnicas automatizadas aplicadas sobre parâmetros destes conteúdos é muito complexa e imprecisa. Outra tarefa complexa é a avaliação subjetiva da qualidade de codificadores de vídeo, pois os resultados dependem fundamentalmente da percepção do usuário e não apenas de parâmetros como relação sinal-ruído, resolução ou taxa de quadros. O modelo crowdsourcing tende a fornecer resultados confiáveis para este e outros tipos problemas relacionados aos Sistemas Multimídia e Web. O texto de suporte ao minicurso traz os conceitos fundamentais de crowdsourcing, uma discussão de cenários propícios para a sua utilização dentro da multimídia e exemplos da utilização prática do conceito em exemplos reais desenvolvidos dentro de uma plataforma crowdsourcing.

3. ESPIM: um sistema para coleta de dados de usuários e intervenção à distância usando o método ESM e dispositivos móveis

Autores: Isabela Zaine (Universidade de São Paulo), Kamila Rodrigues (Universidade de São Paulo), Bruna Carolina Rodrigues da Cunha (Universidade de São Paulo), Caio Cesar Viel (Universidade de São Paulo), Alex Fernando Orlando (Universidade de São Paulo), Olibário José Machado Neto (Universidade de São Paulo), Maria da Graca Campos Pimentel (Universidade de São Paulo)

Resumo: The present course aims to introduce the attendants to the Experience Sampling and Programmed Intervention Method (ESPIM). This method combines selected procedures from the field of Psychology, such as Individualized Teaching Programming and Experience Sampling Method (ESM), and the advantages promoted by ubiquitous computing. Our goal is to enhance data collection and interventions in naturalistic settings. The method is supported by a computational system – ESPIM – developed for the Web and mobile platforms by a multidisciplinary team. The ESPIM system allows the design of interventions based on both, explicit and pervasive data collection. The system supports multimedia data exchange between the stakeholders involved in planning data collection and/or intervention. We expect ESPIM to enable researchers and professionals from various fields, as health and education, to create and execute experiments or interventions carried out remotely. During the course attendants will learn about the fundamentals of the ESM and relevant results deriving from this method, data collection and interventions in naturalistic settings. Also, they will be presented to the latest version of the system ESPIM, its functionalities and computational development details. Attendants will have the opportunity to interact with the system, evaluating it in terms of usability and user experience, contributing to the improvement of the system.

4. Avaliação de Acessibilidade e Usabilidade em RIA

Autores: Renata Fortes (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação-Universidade de São Paulo), Andre de Lima Salgado (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação-Universidade de São Paulo), Humberto Antonelli (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação-Universidade de São Paulo)

Resumo: Este minicurso visa apresentar os principais conceitos que têm sido geralmente utilizados para avaliação de acessibilidade e usabilidade em RIA – uma visão geral das perspectivas, desde Normas / Padrões de Qualidade até os recursos para implementação de aplicações Web.

5. Ecossistemas de Software no Desenvolvimento de Plataformas para Web, Redes Sociais e Multimídia

Autores: Rodrigo Santos (DIA/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Davi Viana (Universidade Federal do Maranhão)

Resumo: Um ecossistema de software (ECOS) é um conjunto de atores e artefatos, internos e externos a uma organização ou comunidade, que trocam recursos e informações centrados em uma plataforma tecnológica comum. Este contexto tem afetado decisões de gerenciamento e desenvolvimento de tais plataformas, notadamente sobre modelos de arquitetura, de governança e de colaboração, nos mais variados domínios de aplicação. É necessário integrar mecanismos e ferramentas para apoiar a troca de informações, recursos e artefatos, bem como assegurar a comunicação e interação dos desenvolvedores e usuários. O objetivo deste minicurso é apresentar como os ECOSs afetam o desenvolvimento de plataformas para web, redes sociais e multimídia. Para isso, os principais conceitos e estratégias de ECOS serão discutidos, seguidos pela organização de mecanismos e ferramentas para modelar e analisar o desenvolvimento de plataformas para web, redes sociais e multimídia. Casos reais serão usados para explorar cenários de decisão e os recursos apresentados, como iOS/Android, Moodle, Facebook e Portal SPB.

6. Programando aplicações multimídia usando o GStreamer

Autores: Guilherme Lima (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Rodrigo Santos (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Roberto Gerson Azevedo (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Resumo: This short course is an introduction to GStreamer, one of the main free/open-source frameworks for multimedia processing. We start presenting GStreamer, its architecture and the dataflow programming model, and then adopt a hands-on approach. Starting with an example, a simple video player, we introduce each concept of GStreamers basic C API and implement it over the initial example incrementally, so that at the end of the course we get a complete video player, with support for the usual playback operations (start, stop, pause, seek, fast-forward, and rewind). We also discuss sample filterselements that manipulate audio and video samples. We present the various filters nativelly available in GStreamer and show how one can extend the framework by creating a plugin with a custom filter that rotates video samples. The only prerequisite for the short course is a basic knowledge of the C programming language. At the end of the short course, we expect that participants acquire a general view of GStreamer, and be able to create simple applications and explore its more advanced features.

7. Desafios da Verificação de Consistência de Documentos Multimídia Interativos

Autores: Joel dos Santos (Centro Federal de Educação Tecnológica/RJ), Debora Muchaluat-Saade (Universidade Federal Fluminense)

Resumo: A multimedia document may be specified manually or automatically generated, instantiated, adapted or has its content and structure dynamically edited. Therefore, changes in a document specification may occur from its creation to its execution. Such different phases and changes performed over a document caracterize its life cycle. It is important to maintain multimedia document consistency along its life cycle, which means that document execution should always follow guidelines expressed at creation time. Different works in the literature present approaches for addressing this issue by validating multimedia documents along different phases of a document life cycle. This short course’s objective is to discuss the requirements for multimedia document consistency checking along its life cycle. There will be a discussion about key solutions presented in the literature, challenges and directions for future research in this topic.

8. MM4DM: o papel de multimídia em processos de tomada de decisão na era da computação cognitiva

Autores: Marcio Ferreira Moreno (IBM Research | Brazil), Rafael Brandão (IBM Research Brazil) e Renato Cerqueira (IBM Research – Brazil)

Resumo: The increasing momentum towards cognitive computing unlocks a diverse set of opportunities and challenges for the multimedia research area. In fact, with a different approach from the one present in the traditional artificial intelligence systems, cognitive computing glimpses a human-machine collaboration, where a more natural interaction is required. The main goal of the Multimedia for Decision-Making (MM4DM) tutorial is to discuss how the multimedia research area enrolls decision-making processes in the era of cognitive computing. In this context, this tutorial discusses topics of multidisciplinary interest, always interested in the multimedia perspective, aiming to inspire heterogeneous participation of researchers from industry and academia.