Palestrantes

Internacionais / Foreign

Keynote speaker: George Ghinea, UK
Professor of Mulsemedia Computing, Brunel University
More Info

Title: Mulsemedia – what’s new?
Abstract: Traditionally, multimedia applications have primarily
engaged two of the human senses ? the audio and the visual ? out of
the five possible. With recent advances in computational technology,
it is now possible to talk of applications that engage the other three
senses, as well: tactile, olfaction, and gustatory. This integration
leads to a paradigm shift away from the old multimedia towards the new
mulsemedia : multiple sensorial media. In his talk, Prof. Ghinea is
going to focus on the issue of the perceptual experience of multimedia
and how research in the area has opened new and sometimes challenging
opportunities for mulsemedia applications.

 

Nacionais / Brazilian

Keynote speaker: Adriana Garcia
Journalist and Consultant in State of São Paulo, representative of the First Draft project in Brazil
More Info

Title: Disinformation in the informational ecosystem: what to do?
Abstract: What are First Draft projects?
The scenario of misinformation, the difference between checking and disinformation, the new threats and what can be done to combat this reality?

Keynote speaker: Silvio Romero de Lemos Meira
Cientista, professor e empreendedor brasileiro com atuação na área de engenharia de software e inovação. Professor associado da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV e professor emérito do Centro de Informática da UFPE. Também preside o conselho de administração do Porto Digital e é membro dos conselhos de administração e sócio de diversas empresas

Title: Plataformas, Mercados em Rede, a Grande Transformação Digital e seus Impactos nos Mercados de Mídia [e todos os outros] Resumo: Depois de 50 anos de investimento em TICs, chegamos a soluções de infraestrutura e serviços cuja produtividade e estabilidade permite aos negócios e governo darem grandes saltos digitais. Que saltos são esses, pra onde, e quem está chegando lá… e quem não vai?

  Keynote speaker: Vagner Diniz
Gerente do W3C Brasil e do Centro de Estudos de Tecnologias Web (CEWEB.br), do NIC.br, que realizam estudos, experimentação e publicações sobre tecnologias Web que garantam uma web de todos e para todos. São temas recentes de pesquisa Governo Aberto, dados abertos e inovação na gestão pública. Também está no radar Web das Coisas e o impacto das tecnologias nos postos de trabalho no serviço público. Engenheiro eletrônico não praticante, com pós-graduação na Universidade de Genebra, pós graduação e mestrado em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas e doutorando na mesma Universidade

Title: O futuro da Web segundo o W3C
Resumo: A Web continua a transformar os negócios e se tornou a infraestrutura técnica convergente para a sociedade. Além disso, ela está sendo redimensionada para atender a novos desafios e oportunidades na medida em que tecnologias e recursos selecionados continuam a dar lugar a incríveis inovações centrais mais uma vez. O progresso em muitas áreas demonstra a vitalidade do consórcio W3C e da comunidade da Web que sustentam a evolução de suas tecnologias ao seu potencial máximo. Nós vemos a maturação e o desenvolvimento de um incrível número de novas tecnologias chegando à Web:
– Pagamentos simplificados
– Realidade virtual na Web
– Web Assembly
– Publicação digital
– Internet das Coisas na Web
– Autenticação – Web sem password
 Keynote speaker: Leonardo Melo Lins
Analista de Informação do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), onde é responsável por conduzir pesquisas sobre a adoção e uso das tecnologias de informação e comunicação nas empresas brasileiras e sobre o mercado de provedores de Internet. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é doutorando em sociologia também na USP. Atuação profissional e acadêmica em áreas relacionadas com políticas de ciência, tecnologia e inovação, mudança e aprendizado organizacional.

Title: Perspectivas da Banda Larga no Brasil
Resumo: Na ocasião, iremos apresentar alguns resultados do livro Banda Larga no Brasil: um estudo sobre a evolução do acesso e da qualidade das conexões à Internet, conduzido pelo Cetic.br e pelo Ceptro.br, ambos departamentos do NIC.br. O estudo analisa o cenário brasileiro de oferta e demanda de banda larga, com indicadores sobre as velocidades de Internet oferecidas para domicílios e em organizações do setor público e privado, bem como dados sobre a velocidade TCP download e latência da conexão por estados, através das medições oferecidas pelo Simet. Com isso, nosso intuito é evidenciar o quadro atual da banda larga no Brasil, salientando os avanços e desafios para a universalização do acesso e aumento da qualidade da Internet no Brasil.