Minicursos

Minicursos Aceitos

Chamada
Os Minicursos do WebMedia introduzem tópicos atuais de pesquisa e tecnologia relacionados ao simpósio, de forma prática e didática. Os minicursos, apresentados em português, devem ter como público alvo estudantes de graduação, pós-graduação e/ou profissionais da área.

Informações aos Autores
As propostas serão para minicursos de 4 (quatro) horas de duração e devem se limitar a 4 (quatro) páginas, incluindo os seguintes itens:
– Resumo do minicurso;
– Indicação de público alvo, com especificação e justificativa de pré-requisitos;
– Sumário com texto explicativo do que será coberto em cada tópico;
– Justificativa do interesse do curso para o público alvo;
– Biografias resumidas dos autores;
– Indicação de qual autor ministrará o curso;
– Recursos audiovisuais necessários. Se precisar laboratório, isso deve ser bem especificado para verificar se haverá algum disponível no local do evento.

Datas Importantes

Submissão de Proposta
Todos os artigos devem ser submetidos eletronicamente pelo sistema JEMS.

Informações Importantes
Após a seleção das propostas, cada minicurso selecionado deverá produzir o seguinte:
a) Um texto em português entre 35 e 50 páginas que fará parte de um livro eletrônico (pdf) dedicado aos minicursos do evento, com o devido registro de ISBN. Esse livro será distribuído gratuitamente, e deverá ter uma abordagem mais didática. O formato do texto em português deve estar de acordo com o formato da SBC modificado para o Webmedia para capítulos de livros. DOC ou LATEX (contribuição do Professor Marcos Alves Vieira). Clique no link desejado para baixar.
b) Um texto em inglês de 4 páginas com o resumo do capítulo. Esse resumo será disponibilizado na DL (Digital Library) da ACM. O formato do resumo deve estar de acordo com o modelo da ACM.
c) Um texto em inglês entre 25 e 30 páginas, com abordagem mais técnica. Esse texto será publicado como capítulo de livro na Springer após a realização do evento. Esse texto é opcional.

Este ano temos a satisfação de anunciar que a Comissão Especial de Sistemas Multimídia e Web (CE-WebMedia) dispõe de recursos financeiros para fornecer a seguinte ajuda de custo aos autores dos trabalhos selecionados:
– Passagem ida e volta com datas e horários flexíveis;
– Hospedagem (2 diárias)
– Convite para o jantar do evento;
– Almoço (2 dias);
– Outros a definir.

Como em edições anteriores, ao submeterem um trabalho, ao menos um de seus autores deve assumir o compromisso de se inscrever no Simpósio e apresentar o trabalho, caso este seja aceito.

Os trabalhos podem ser escritos em português ou inglês. Trabalhos em português devem incluir abstract em inglês e, opcionalmente, o resumo em português. Os trabalhos aceitos serão publicados em um livro eletrônico (com ISBN).

Os tópicos para submissão dos minicursos são os mesmos da chamada de trabalhos, mas não precisam estar restritos a eles.

Coordenação
Valter Roesler (UFRGS) – Coordenador Geral

Artur Kronbauer (UNIFACS) – Coordenador Local

Contato

valter.roesler@gmail.com
arturhk@gmail.com

Comitê de seleção de minicursos
A definir

Minicursos aceitos

MC1 – Evolução das arquiteturas de software rumo à Web 3.0
1.1 Autores

Raoni Kulesza (UFPB), Claudiomar Pereira de Araujo (UFPB), Matheus Lima Moura de Araújo (UFPB), Marcelo Fernandes de Sousa (UFPB) e Aguinaldo Mâcedo Filho (TCE-PB)

1.2 Apresentador

Raoni Kulesza (UFPB)

1.3 Mini-bio do apresentador

Professor adjunto do Centro de Informática da UFPB e coordenador atual do NPE/LAVID onde ministra disciplinas e coordena projetos na área de aplicações multimídia, inclusive sistemas Web. Doutor em Ciência da Computação pela UFPE, mestre em Eng. Elétrica pela USP e graduado em Ciência da Computação pela UFCG. Trabalha com desenvolvimento de sistemas Web há 20 anos. Já atuou em projetos de desenvolvimento de sistemas Web para comércio eletrônico, gerenciamento de acervo de conteúdo multimídia, gerenciamento de transmissão de vídeo digital, redes sociais e sistemas intensivos de processamento de dados integrados com dispositivos móveis.

1.4 Resumo do minicurso:

Este minicurso apresenta a evolução das arquiteturas de software de sistemas Web desde o seu surgimento até os dias atuais. São apresentados o histórico e comparações dos tipos de modelos de arquitetura e plataformas atuais de desenvolvimento de software baseados em tecnologias no lado do cliente (React JS, Angular JS e Vue Js) e no servidor (Spring e Node.js). Adicionalmente, são discutidas tendências atuais e futuras para sistemas que atendem requisitos de Web 3.0, tais como novos protocolos de comunicação, Microserviços, arquitetura de boilerprates no cliente, programação assíncrona e integração com infraestruturas de computação em nuvem.

MC2 – Extração e Classificação de Dados Semânticos do Twitter
2.1 Autores

Clarissa Castellã Xavier (UFRGS) e Marlo Souza (UFBA)

2.2 Apresentador

Clarissa Castellã Xavier (UFRGS)

2.3 Mini-bio do apresentador

Clarissa Castellã Xavier começou a pesquisar em Processamento da Linguagem Natural (PNL) em 1999 no Grupo de Pesquisa em PLN da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e obteve seu PhD em 2014 na mesma instituição. Desde então, trabalhou para empresas multi-culturais em todo o mundo, desenvolvendo ferramentas de processamento de linguagem com foco em mídias sociais e redes. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu trabalho atual tem como foco a extração semântica de dados na área do transporte urbano a partir de redes sociais. Também é pesquisadora convidada do grupo FORMAS da Universidade Federal da Bahia.

2.4 Resumo do minicurso

As redes sociais de microblogging, cujo maior exponencial é o Twitter, são uma fonte de informações variadas. Isso se deve à sua natureza, onde pessoas publicam mensagens em tempo real sobre suas opiniões a respeito de diversos tópicos, discutem questões atuais, reclamam e expressam sentimentos em relação a produtos que usam na vida cotidiana. Muitas áreas de investigação buscam extrair informações importantes do grande volume de conteúdo gerado por usuários e livremente disponíveis no Twitter. Contudo, extrair conhecimento acionável e significativo exige um esforço complexo. Os textos dos tweets são geralmente curtos, informais, com muitas abreviações, jargões, gírias e expressões idiomáticas.

Neste curso nosso objetivo é apresentar técnicas de extração de dados semânticos do Twitter, bem como ferramentas que implementam as técnicas apresentadas, visualizando como utilizar na prática estes recursos. Iremos aplicar estas habilidades através da análise de um estudo de caso, permitindo que se pratiqueimportantes habilidades de manuseio de dados, aprendendo como diferentes formas de análise de dados podem ser utilizadas e extraindo insights relevantes a partir de uma aplicação do mundo real.

MC3 – Desenvolvendo Modelos de Deep Learning para Aplicações Multimídia no Tensorflow
3.1 Autores

Antonio Busson (PUC-Rio), André Damasceno (PUC-Rio), Lucas Figueiredo (PUC-Rio), Gabriel dos Santos (DeVry), Sérgio Colcher (PUC-Rio) e Ruy Milidiú (PUC-Rio)

3.2 Apresentador

Antonio Busson

3.3 Mini-bio do apresentador

Possui graduação (2012) e mestrado (2015) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão.  Atualmente é doutorando em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e trabalha como pesquisador associado ao laboratório Telemídia/PUC-Rio.  Seus interesses de pesquisa  incluem:  sistemas  multimídia/hipermídia,  modelos  de  hiperdocumentos e reconhecimento  de  padrões.

3.4 Resumo do minicurso

A disponibilidade de massivos volumes de dados somado ao aumento do poder computacional tornou possível a criação de métodos de Machine Learning mais precisos, provocando significativos avanços nas áreas de processamento de linguagem natural, visão e audição computacional. Tais avanços refletem em novas funcionalidades cognitivas (e.g. aprendizagem, reconhecimento, detecção) que podem ser incorporadas em aplicações multimídia, dessa forma, permitindo a criação de novos mecanismos para uso das mídias, além do uso tradicional (e.g. captura, transmissão e apresentação). Métodos baseados em DeepLearning se tornaram o estado-da-arte em muitos problemas do domínio da Multimídia. Este minicurso tem como foco apresentar os fundamentos e tecnologias para desenvolver tais modelos de Deep Learning. Em especial, o minicurso prepara o participante para: (1) entender e desenvolver redes neurais profundas, redes neurais convolucionais (CNN), e redes neurais recorrentes (LSTM/GRU); (2) aplicar os modelos de DeepLearning para resolver problemas do domínio da multimídia: classificação de imagens, reconhecimento facial, detecção de objetos e classificação de cenas de vídeo. A linguagem de programação Python é apresentada em conjunto com a biblioteca TensorFlow para implementação dos modelos de Deep Learning durante o curso.

MC4 – Desenvolvendo Sensores de Vídeo para a Internet das Coisas com o RaspberryPi
4.1 Autor

Daniel G. Costa (UEFS)

4.2 Apresentador

Daniel G. Costa

4.3 Mini-bio do apresentador

O prof. Dr. Daniel G. Costa, professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana, possui doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação, mestrado em Engenharia Elétrica e graduações em Engenharia de Computação e Tecnologia em Informática. Coordena o LARA, Laboratório de Aplicações e Redes Avançadas, realizando pesquisas na área de redes multimídia, redes móveis, internet das coisas e cidades inteligentes. Em mais de 10 anos de atuação, o prof. Daniel acumula uma extensa lista de publicações científicas relevantes e orientações de importantes trabalhos, com destaque para temas ligados à transmissão de dados multimídia.

4.4 Resumo do minicurso

O desenvolvimento de dispositivos eletrônicos miniaturizados, com cada vez maior capacidade de processamento e comunicação, vem permitindo o surgimento de novos escopos de sistemas interligados, com destaque para a Internet das Coisas (IoT). Nesse cenário, com o advento de plataformas embarcadas para o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos genéricos, como o Raspberry Pi, é possível criar  dispositivos multimídia de monitoramento de forma facilitada. Dessa maneira, pode-se desenvolver aplicações multimídia de baixo custo para a Internet das Coisas, porém há diversos detalhes de configuração e operação desses dispositivos que devem ser conhecidos. Este minicurso pretende abordar o desenvolvimento de sensores multimídia utilizando a plataforma Raspberry Pi, com foco na construção de sensores com câmera, apresentando as principais configurações para diversos tipos de monitoramento. Adicionalmente, a transmissão de dados visuais será abordada, bem como detalhes iniciais para a construção de redes de sensores visuais sem fio no contexto de IoT.

MC5 – Dados de Múltiplas Fontes da Web: coleta, integração e pré-processamento
5.1 Autores:

Natércia A. Batista (UFMG), Michele A. Brandão (UFMG), Michele Brito (UFMG), Daniel H. Dalip(CEFET-MG) e Mirella M. Moro (UFMG)

5.2 Apresentadores:

Michele A. Brandão (UFMG), Daniel H. Dalip (CEFET-MG) e Mirella M. Moro (UFMG)

5.3 Mini-bio dos apresentadores:
Michele A. Brandão. É bolsista de Pós-Doutorado Júnior (PDJ-CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela UFMG, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, Bahia). Também é professora substituta na UFMG e PUC/Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Seus principais interesses de pesquisa estão nas áreas de mineração de dados, análise e gerenciamento de dados, sistemas de recomendação, predição de links e redes sociais. Seu projeto de pesquisa atual visa aplicar seu conhecimento para auxiliar no avanço da forense digital. Publicações recentes incluem artigos em periódicos (Computer Communications, JBCS, JISA e JIDM) e em conferências (IEEE/WIC/ACM Web Intelligence, BRASNAM, AMW, DEXA e SBBD).
Daniel H. Dalip. Realiza pesquisas nas áreas de banco de dados e recuperação de informação. Tem experiência de docência nas disciplinas de Programação Web, Algoritmos, Recuperação de Informação, Pesquisa Operacional. Já lecionou na PUC-MG, Uni-BH e atualmente é professor efetivo no CEFET-MG. É Doutor (UFMG/2015), Mestre (UFMG/2009) e Bacharel (Uni-BH/2006) em Ciência da Computação. Durante seu mestrado e o doutorado, desenvolveu pesquisas sobre o uso de aprendizagem de máquina para avaliar automaticamente a qualidade em documentos colaborativos na Web e participou do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (InWeb).
Mirella M. Moro. É professora associada do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após o seu doutoramento, foi bolsista CNPq PDJ (PosDoc Junior) no Instituto de Informática da UFRGS. É membro do Education Councilda ACM (Association for Computing Machinery). Foi Diretora de Educação da SBC (Sociedade Brasileira de Computação, 2009-2015), editora-chefe da revista eletrônica SBC Horizontes (2008-2012), editora associada do JIDM (Journal of Information and Data Management, 2010-2012) e coordenadora da Comissão Especial de Bancos de Dados (CE-BD) da SBC (2015). Seus interesses de pesquisa estão na área de Banco de Dados, incluindo tópicos como processamento de consultas, redes sociais, recomendação, bibliometria e NoSQL.
5.4 Resumo do minicurso

Atividades de coleta, integração e pré-processamento representam diferentes desafios para pessoas que necessitam de lidar com dados extraídos da Web por serem heterogêneos e não estruturados. Ademais, existem diferentes fontes de dados na Web que podem ser sites e aplicativos, mídias e redes sociais e até mesmo bancos (ou bases) de dados já construídos e disponibilizados. Considerar dados dessas diferentes fontes pode parecer irrelevante quando avaliados de forma isolada. Entretanto, quando combinados, conhecimentos novos, integrados e úteis podem ser descobertos. Tais dados podem ser aplicados na solução de problemas em diferentes campos, como sistemas inteligentes, ao permitir a ampliação dos dados utilizados como treinamento; marketing, ao possibilitar a identificação de público alvo; sistemas de recomendação, ao viabilizar a construção do perfil de usuários, entre muitos outros.

Nesse contexto, coletar, integrar e pré-processar dados adequadamente de múltiplas fontes permite a criação de conjuntos de dados enriquecidos que possibilitam a solução de problemas reais. Assim, este minicurso aborda essas três tarefas e apresenta seus principais desafios.

MC6 – Do device à cloud com a plataforma SOFT-IoT: sua infraestrutura IoT em poucas horas
6.1 Autores

Leandro Andrade (UFBA), Cleber Lira (IFBA), Brenno Mello (UFBA), Andressa Andrade (UFBA), Antonio Coutinho (UEFS), Jeferson Lima (UFBA), Ramon Costa(UFBA), Fabíola Greve (UFBA) e Cássio Prazeres (UFBA)

6.2 Apresentadores

Leandro Andrade (UFBA), Cleber Lira (IFBA), Andressa Andrade (UFBA), Antonio Coutinho (UEFS), Cássio Prazeres (UFBA)

6.3 Mini-bio dos apresentadores
Leandro Andrade: doutorando em Ciência da Computação pela UFBA e Mestre em Ciência da Computação UFBA (2014). É pesquisador do grupo WISER, atuando em projetos relacionados aInternet das Coisas e Computação em Névoa. Realizou doutorado sanduíche no The Insight Centre for Data Analytics (NUI Galway – Irlanda). É professor substituto da UFBA, vinculado ao Departamento de Ciência da Computação. Pesquisa nas áreas de Serviços Web, Web Semântica, Internet das Coisas e Software Livre.
Cleber Lira de Santana: doutorando em Ciência da Computação pela UFBA. Mestre em Sistemas e Computação no PPGCOMP/UNIFACS (2015). Especialista em Docência pelo Centro Universitário Jorge Amado. Desde 2013 é professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Santana é Membro dos grupos de pesquisa Grupo de Pesquisa WISER – UFBA e NUMAC – IFBA. Desenvolve pesquisas nas áreas de Internet das Coisas, Web Semântica, Computação em Névoa e Microserviços.
Antonio Coutinho: mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2000) e doutorando na UFBA. Desde 2004, é professor no Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). No SBRC 2016, foi autor e ministrou o minicurso “Computação em Névoa: Conceitos, Aplicações e Desafios”. No SBRC 2018, foi autor do minicurso “Blockchain e a Revolução do Consenso sob Demanda”. Desde 2016, é integrante do grupo WISER e GAUDI da UFBA.
Andressa Andrade: graduanda em Engenharia de Computação na UFBA e bolsista CNPq de Iniciação Científica do grupo WISER desde 2016, onde desenvolve trabalho sobre os dispositivos utilizados na base da arquitetura da Internet das Coisas. Já atuou como monitora na disciplina de Robótica Inteligente.
Cássio Prazeres: Doutor em Ciências – Área de Ciências de Computação e Matemática Computacional pela USP (2009), é professor Adjunto na UFBA nas áreas Internet/Web e é orientador permanente no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação. Prazeres é membro: da SBC; do ACM SIGWEB; do IEEE Computer Society Technical Committee on Services Computing; do IEEE Smart Cities Technical Community; do IEEE Internet of Things Technical Community; e do W3C Group. É co-fundador e líder do Laboratório e Grupo de Pesquisa CNPq WISER. Tem interesse em pesquisas envolvendo tópicos de: Serviços Web e da Web Semântica; Web de Dados; Internet das Coisas; uso de semântica na Computação Ubíqua; e Engenharia de Documentos. Prazeres realizou estágio pós-doutoral no Digital Enterprise Research Institute na NUI Galway(Irlanda) nas áreas de Internet das Coisas e Web Semântica.
6.4 Resumo do minicurso:

A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) tem avançado no desenvolvimento de novas arquiteturas, plataformas e aplicações. Esses progressos têm resultado na criação de diferentes ecossistemas, dificultando o desenvolvimento e a integração de aplicações. O objetivo desse minicurso é oferecer a alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores uma visão prática da IoT através de um cenário real no desenvolvimento de ambientes inteligentes. Com esse propósito, será apresentado a plataforma SOFT-IoT, que utiliza o conceito de Névoa das Coisas para explorar a capacidade de processamento, armazenamento e acesso nos dispositivos locais e na nuvem. O minicurso prepara os participantes para desenvolvimento de sistemas IoT em aplicações de domínio específico ou independente. Serão abordados tópicos como: configuração de sensores IoT (e.g. Sonoff, arduino); configuração de gateway IoT, servidor de borda e nuvem; implantação de serviços web; enriquecimento semântico dos dados; e segurança em sistemas IoT.

MC7 – ANGULAR: One framework. Mobile & desktop (Minicurso Convidado)

7.1 Apresentador

Fabio de Jesus Lima Gomes (IFPI)

Fábio de Jesus Lima Gomes possui Graduação em Processamento de Dados (1997) pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Mestrado em Ciência da Computação (2003) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado em Informática na Educação (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como professor efetivo do Instituto Federal do Piauí (IFPI), onde coordena o Laboratory of Innovation on Multimedia Systems (LIMS), realizando P&D sobre tecnologias web e aplicativos para dispositivos móveis. Realizou doutorado sanduíche com bolsa PDEE/CAPES, na University of Brighton, United Kingdom, sob a orientação da professora Dra Lyn Pemberton. Publicou 9 artigos em periódicos especializados, 4 artigos em anais de eventos internacionais, 28 artigos em anais de eventos nacionais, é autor de 1 livro, co-autor de 3 livros e co-autor de 4 capítulos de livro. É sócio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e foi membro da Comissão Especial de Sistemas Multimídia e Web (CE-WebMedia) da SBC, nos biênios 2009-2010, 2011-2012, 2017-2018. Foi Coordenador Geral do XXII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2016), evento realizado de 08 a 11 de novembro de 2016 em Teresina-PI.