XIII Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica (WTIC)

O WTIC é um fórum realizado junto ao WebMedia dedicado à apresentação e discussão de trabalhos em andamento realizado por alunos de graduação nas áreas de Multimídia, Hipermídia e Web. O objetivo principal é estimular a integração de estudantes de graduação com os membros da academia e da indústria. Os tópicos de interesse do WTIC são os mesmos das trilhas principais de artigos completos do WebMedia: (1) Web e Redes Sociais, (2) Multimídia e (3) TV Digital, Computação Ubíqua e Móvel.

Os autores estão convidados a submeter seus trabalhos, incluindo propostas e resultados parciais de suas pesquisas tecnológicas e científicas. Projetos de Iniciação Científica concluídos em 2016 podem ser submetidos, mesmo que o aluno tenha se formado no primeiro semestre de 2016. Os artigos serão revisados pelo Comitê de Programa do WTIC e os artigos selecionados serão apresentados no workshop. A aceitação final do artigo é condicionada ao registro do estudante no WebMedia e à apresentação do trabalho no WTIC.

Os autores devem submeter os seus artigos por meio do sistema JEMS. Incentiva-­se fortemente que os autores destaquem no artigo se o resultado apresentado traz contribuições para outros projetos e apresentem, quando pertinente, links com informações adicionais sobre os resultados (e.g. ferramentas produzidas).

O artigo pode ser escrito em inglês ou português e deve seguir o formato ACM, contendo, no máximo, 4 (quatro) páginas. Os artigos escritos em português devem incluir abstract em inglês e, opcionalmente, o resumo em português. Apenas o formato PDF é aceito.

Este ano temos a satisfação de anunciar que a Comissão Especial de Sistemas Multimídia e Web (CE-WebMedia) dispõe de recursos financeiros para fornecer ajuda de custo aos autores dos trabalhos selecionados. Instruções detalhadas sobre as condições da ajuda de custo serão dadas posteriormente, após notificação de aceitação do trabalho.

Datas Importantes

Submissão de artigos: 25 de julho de 2016 15 de agosto de 2016

Notificação dos autores: 1º de setembro de 2016 08 de setembro de 2016

Versão final: 12 de setembro de 2016

Coordenação

Roberto Gerson de Albuquerque Azevedo (PUC-­Rio) – Coordenador Geral

Franciéric Alves de Araújo (IFPI) – Coordenador Local

Contato

robertogerson AT telemidia.puc-rio.br

Comitê de Programa

Carlos Eduardo Batista (UFPB)

Carlos de Salles Soares Neto (UFMA)

Carlos Ferraz (UFPE)

Cesar Teixeira (UFSCar)

Débora Muchaluat (UFF)

Eduardo Barrére (UFJF)

Guilherme Lima (PUC-Rio)

Joel dos Santos (CEFET-RJ)

Lincoln Faria (SEEDUC-RJ)

Marcelo Moreno (UFJF)

Mário Teixeira (UFMA)

Roger Resmini (UFMT)

Rudinei Goulart (USP/São Carlos)

Tiago Bonini (UFMA)

Artigos aceitos

  1. Medição de Audiência e Interatividade em IPTV. Eduardo R. Soares (UFJF) e Eduardo Barrére (UFJF)
  2. Sistemas colaborativos baseados em wikimapas: uma análise sob o ponto de vista do Modelo 3C. Carlos E. L. Borges (Feevale) e Adriana Neves dos Reis (Feevale)
  3. MEDPILL: Uma Plataforma Inteligente de Controle e Monitoramento de Ingestão de Cápsulas Medicamentosas. Artur H. Kronbauer (UNIFACS), Ana Paula Rodrigues (UNIFACS) e Brunno Brito de Araújo (UNIFACS)
  4. Um Método Para Análise Comparativa de Qualidade Entre Operadoras de Serviço de Dados da Rede Celular. Saymon Della Flora (UFRGS), William Israel Ribeiro Lautenschläger (UFRGS), Roberto Iraja Tavares da Costa Filho (UFRGS) e Valter Roesler (UFRGS)
  5. Gerenciamento dinâmico de buffers em players de vídeo IPTV para melhoria do QoE. Marcos Paulo Mendes (UFJF) e Marcelo F. Moreno (UFJF)
  6. Specifying a Domain Specific Language for Simplifying Digital TV Applications Authoring. Lucas de Macedo Terças (UFMA), Carlos de Salles Soares Nero (UFMA) e Daniel de Sousa Moraes (UFMA)
  7. SXMLua: Definindo estilos de documentos XML em Lua. Lucas Gomes da Silva (PUC-Rio), Rodrigo C. M. Santos (PUC-Rio) e Roberto Gerson de Albuquerque Azevedo (PUC-Rio)
  8. Notificação sensível ao contexto: uma análise de aceitação. Carlos Sergio Marinho (UFC), Messias Silva Júnior (UFC) e Windson de Carvalho Viana (UFC)