XVI Workshop de Teses e Dissertações (WTD)

O Workshop de Teses e Dissertações (WTD) é um dos eventos associados ao WebMedia 2016 e se constitui em um fórum dedicado à apresentação e discussão de trabalhos em andamento, nos níveis de mestrado e de doutorado, com foco nas áreas de Multimídia, Hipermídia e Web.

OBJETIVO

O objetivo do WTD-WebMedia é propiciar um ambiente dinâmico e construtivo para discussões das propostas de trabalho, no qual os alunos possam apresentar ideias e resultados parciais, terem uma avaliação dos seus trabalhos em suas respectivas fases de desenvolvimento, além de obterem importantes diretrizes para a continuidade e finalização com sucesso dos seus cursos de mestrado ou doutorado.

O WTD-WebMedia possibilita aos participantes o acesso a um panorama representativo da pesquisa nas áreas de Multimídia, Hipermídia e Web em diversas instituições, além de promover a integração e a cooperação entre pesquisadores de diferentes grupos atuantes nestas áreas.

ELEGIBILIDADE E AVALIAÇÃO

São elegíveis para submissão trabalhos de mestrado ou doutorado que estejam, preferencialmente, nos seguintes estágios:

– Trabalhos de doutorado com proposta de tese aprovada e previsão de conclusão posterior a dezembro de 2017.

– Trabalhos de mestrado com previsão de conclusão posterior a dezembro de 2016.

– Trabalhos que não tenham sido aceitos ou apresentados em outros eventos.

Os trabalhos serão avaliados e selecionados pelo comitê de programa do evento. Cada trabalho receberá um parecer do comitê com questionamentos e sugestões, que devem ser levadas em conta na elaboração da versão final do trabalho a ser apresentado no evento. Os trabalhos selecionados serão apresentados e discutidos em sessões específicas durante o WebMedia 2016, com membros do comitê de programa e pesquisadores participantes. A aceitação do trabalho implica a inscrição do aluno de pós-graduação responsável pela proposta o desenvolvimento da tese ou dissertação de mestrado no WebMedia e a sua presença para a apresentação do trabalho.

SUBMISSÕES

Os autores devem submeter eletronicamente uma visão de seus trabalhos em andamento no nível de Mestrado ou Doutorado por sistema JEMS.

Os artigos podem ser submetidos em inglês ou português. Cada trabalho deve ser submetido conter obrigatoriamente 1 página de rosto e no máximo 6 páginas, em formato PDF, incluindo todas as figuras, referências e anexos. O artigo deve seguir o formato ACM.

A página única de rosto deve conter as seguintes informações:

– Título do trabalho

– Nome do aluno

– Nome do Programa de pós-graduação

– Nome do(s) orientador(es)

– Nível (mestrado ou doutorado)

– Email de contato do aluno

– Email de contato do(s) orientador(es)

– Ano de ingresso no programa

– Mês previsto para a conclusão

– Resumo em português e/ou inglês

– Palavras-chave

O texto efetivo da proposta de trabalho, a ser iniciado na segunda página do arquivo pdf submetido, deve ser claro e objetivo. Ele deve necessariamente incluir as informações a seguir, que serão usadas como critérios de avaliação dos artigos pelos revisores:

1 – Caracterização do Problema

2 – Fundamentação Teórica e Trabalhos Relacionados

3 – Contribuições Esperadas

4 – Estado Atual do Trabalho

5 – Descrição e Avaliação dos Resultados

Este ano temos a satisfação de anunciar que a Comissão Especial de Sistemas Multimídia e Web (CE-WebMedia) dispõe de recursos financeiros para fornecer ajuda de custo aos autores dos trabalhos selecionados. Instruções detalhadas sobre as condições da ajuda de custo serão dadas posteriormente, após notificação de aceitação do trabalho.

Datas Importantes

Submissão de artigos: 25 de julho de 2016 15 de agosto de 2016

Notificação dos autores: 1º de setembro de 2016 16 de setembro de 2016

Versão final: 12 de setembro de 2016 30 de setembro de 2016

Coordenação

Celso Alberto Saibel Santos (UFES) – Coordenador Geral

Pedro de Alcantara dos Santos Neto (UFPI) – Coordenador Local

Contato

celsoalbertosaibelsantos AT gmail.com

Comitê de Programa

André Santanchè (UNICAMP)

Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE)

Celso Alberto Saibel Santos (UFES)

Cesar Augusto Camillo Teixeira (UFSCar)

Debora Muchaluat-Saade (UFF)

Jussara Almeida (UFMG)

Marco Cristo (UFAM)

Maria da Graca Campos Pimentel (USP)

Rudinei Goularte (USP)

Valter Roesler (UFRGS)

Artigos aceitos

  1. Video scene segmentation through an early fusion multimodal approach. Rodrigo Kishi (USP/UFMS – Brazil), Rudinei Goularte (USP – Brazil)
  2. Um Modelo de Distribuição de Tarefas Crowdsourcing Sensível ao Contexto para Administração de Campus Universitário. Maria Clara Pestana (UFBA – Brazil), Vaninha Vieira (UFBA – Brazil)
  3. Um mecanismo de descoberta sensível ao contexto de objetos inteligentes em Internet das Coisas. Felipe Barreto (UFC – Brazil), Windson Viana (UFC – Brazil), Rossana Andrade (UFC – Brazil)
  4. Técnicas de monitoramento via dispositivos móveis: recursos de apoio para o envelhecimento no lugar. Bruna Carolina Rodrigues da Cunha (USP – Brazil), Maria da Graca Campos Pimentel (USP – Brazil)
  5. PREA: uma estratégia de replicação para Software Defined Storage. Josino Neto (UFPE – Brazil), Vinicius Garcia (UFPE – Brazil), Rodrigo Assad (UFRPE – Brazil)
  6. Modelagem e Desenvolvimento de Jogos Móveis Baseados em Localização. Cristiane Mayara de Ferreira (UFC – Brazil), Windson Viana de Carvalho (UFC – Brazil), Fernando Antonio Mota Trinta (UFC – Brazil)
  7. Ferramenta de Apoio ao Ensino Prático de Computação Ubíqua. Maria Joelma Peixoto (UFC – Brazil), Windson Viana (UFC – Brazil), Wellington Wagner Ferreira Sarmento (UFC – Brazil)
  8. ExCAM – Uma metodologia Crowsourcing para a autoria de conteúdo extra para vídeos. Marcello Novaes (UFES – Brazil), Celso Alberto Saibel Santos (UFES – Brazil), Orivaldo Tavares (UFES – Brazil)