XV Worshop de Ferramentas e Aplicações (WFA)

O Workshop de Ferramentas e Aplicações tem sido tradicionalmente promovido como uma sessão integrada ao WebMedia. A sessão é um fórum importante onde membros da academia e da indústria podem apresentar suas últimas ferramentas, protótipos, aplicações e demonstrações. Todos os artigos submetidos serão revisados por pelo menos dois membros do comitê de programa do WFA e os trabalhos selecionados serão apresentados e demonstrados durante o WebMedia.

Você está cordialmente convidado a submeter trabalhos sobre tópicos de interesse do WebMedia, que são os mesmos da conferência principal. Os artigos descrevendo ferramentas/aplicações devem ser submetidos eletronicamente através do sistema JEMS.

É fortemente recomendado que os autores disponibilizem o site, ou um link para download ou um vídeo de demonstração de suas ferramentas/aplicações até o período de avaliação do artigo.

Artigos submetidos à sessão de Ferramentas e Aplicações do WebMedia 2015 devem ser originais, e não podem ser submetidos simultaneamente em outras conferências ou periódicos, nem ter sido previamente publicados. A aceitação final está condicionada ao registro no WebMedia de pelo menos um dos autores que deverá realizar a apresentação do trabalho.

O artigo apresentando a ferramenta/aplicação deve conter uma descrição clara:

– das metas da aplicação/ferramenta;

– de sua arquitetura;

– de suas principais funcionalidades;

– do tipo de licença.

Os artigos podem ter até 4 páginas, incluindo todas as figuras, referências e anexos, e deve seguir o formato ACM. Os artigos podem ser submetidos em inglês ou português. Todos os artigos devem estar no formato PDF.

As ferramentas aprovadas deverão ser demonstradas em um determinado momento a ser divulgado na programação. Os detalhes serão enviados aos autores dos artigos aprovados.

Este ano temos a satisfação de anunciar que a Comissão Especial de Sistemas Multimídia e Web (CE-WebMedia) dispõe de recursos financeiros para fornecer ajuda de custo aos autores dos trabalhos selecionados. Instruções detalhadas sobre as condições da ajuda de custo serão dadas posteriormente, após notificação de aceitação do trabalho.

Datas Importantes

Submissão de artigos: 25 de julho de 2016 15 de agosto de 2016

Notificação dos autores: 1º de setembro de 2016 08 de setembro de 2016

Versão final: 12 de setembro de 2016

Coordenação

Valter Roesler (UFRGS) – Coordenador Geral

Carlos Giovanni Nunes de Carvalho (UESPI) – Coordenador Local

Contato

valter.roesler AT gmail.com

Comitê de Programa

Disponível em breve.

Artigos aceitos

  1. Case Recommender: A Recommender Framework. Arthur Fortes da Costa (USP) e Marcelo G. Manzato (USP)
  2. OWL-S ComposerW: Composição de Serviços Web Semânticos SOAP e RESTful. Adriano Novais Queiroz (UFBA) e Daniela Barreiro Claro (UFBA)
  3. GreatRoom: Uma Aplicação Android Baseada em Proximidade para a Criação de Salas Virtuais Inteligentes. Ticianne de Gois Ribeiro Darin (UFC), Jefferson Silva Barbosa (UFC), Belmondo Rodrigues Aragão Junior (UFC) e Rossana Andrade (UFC)
  4. ALLPEE Um Sistema Sensível ao Contexto para Auxílio ao Tratamento do Comportamento de Enurese. Fabio L. P. Campinho (UFBA), Nilson Souza (UFBA), Vaninha Vieira (UFBA) e Ubirajara Barroso Jr (UFBA)
  5. WatchAlert: Uma evolução do aplicativo fAlert para detecção de quedas em smartwatches. Rodrigo Lucas Amora Almeida (UFC), Alysson Macedo (UFC), Italo Linhares Araújo (UFC), Paulo Aguilar (UFC) e Rossana Maria de Castro Andrade (UFC)
  6. NetMetric: Uma Plataforma para Medição Ativa de Desempenho em Redes IP de Larga Escala. William Israel Ribeiro Lautenschläger (UFRGS), Roberto Iraja Tavares da Costa Filho (UFRGS), Nicolas Kagami (UFRGS), Saymon Della Flora (UFRGS), Karina Vargas de Moura (UFRGS) e Valter Roesler (UFRGS)
  7. LiveSync: a Tool for Real Time Video Streaming Synchronization from Independent Sources. Ricardo Mendes (UFES), Marcello Amorim (UFES), Celso Alberto Saibel Santos (UFES)
  8. Communication Tool to Support People with Extreme Motor Impairment. Guilherme Matheus de Almeida Ramos (UFSCar), Victor Sales (UFSCar) e Cesar A.C. Teixeira (UFSCar)