I Workshop Internacional de Sincronismo das Coisas (WSoT)

Escopo e Objetivos

Historicamente, o sincronismo intermedia e intramedia tem criado desafios na grande area de pesquisa em multimídia. Além do desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação e os avanços da tecnologia em recursos computacionais, objetos de mídia com conteúdo de auta qualidade e definição, bem como novas técnicas de compressão, trouxeram novos requisitos para o sincronismo de mídias. Novos requisitos também surgiram com as apresentações multimídia com múltiplos sensores (mulsemedia), em que objetos de mídia que referenciam tipos de conteúdos tradicionais (texto, imagem, áudio, vídeo, etc.) podem ser relacionados com objetos de mídia que possuem como objetivo a representacao para outros sentidos humanos (por exemplo, olfactics, haptics, etc.).

A ascensão e importância da internet das coisas (IoT – Internet of Things) exigem uma abordagem mais ampla, em que sensores e atuadores são definidos como objetos de mídia, ou cidadães de primeira classe, em apresentações multimídia, permitindo a especificação de modernos e complexos relacionamentos desses novos objetos com os tradicionais, no que chamamos de Sincronismo das Coisas (SoT – Synchronism of Things). Nesse contexto, o sincronismo deve suportar novos tipos de eventos e mecanismos para orquestrar objetos distribuídos em ambientes extremamente heterogêneos, compondo um ecossistema complexo e mais avançado do que o encontrado nas práticas atuais de apresentações multimídia e mulsemedia.

O I Workshop Internacional de Sincronismo das Coisas (WSoT) tem como ambição inspirar e reunir pesquisadores e contribuições científicas voltadas aos mecanismos e ferramentas que elevam tecnologias de sincronismo a um novo nível, envolvendo não apenas o objetos de mídias usuais, mas também atuadores e sensores como objetos de mídia, com o objetivo de impulsionar a criação de novas e sofisticadas aplicações multimídia nas seguintes áreas: Internet das Coisas (Internet of Things), Casas Inteligente (Smart Homes), Cidades Inteligentes (Smart Cities) e outras aplicações e serviços.

Os autores devem submeter eletronicamente os artigos por meio do sistema JEMS. Os artigos devem conter até 8 páginas, incluindo todas as figuras, referências e anexos, e deve seguir o formato ACM. Os artigos podem ser submetidos em inglês ou português. Todos os artigos devem estar no formato PDF. A aceitação de um artigo implica que pelo menos um autor se inscreverá no WebMedia 2016 para apresentá­-lo.

O WSoT será realizado no WebMedia 2016, em Teresina-PI, Brasil.

Tópicos de Interesse

Incentivamos submissões de contribuições científicas nos seguintes tópicos de interesse (não limitado a):

Sistemas multimídia, arquiteturas de software e middlewares em SoT: orchestração de apresentações com objetos de mídia tradicionais com os novos objetos (atuadores e sensores); novas arquiteturas de software, técnicas e algoritmos.

Linguagens Hipermídia para especificação de SoT: novas linguagens para especificação de aplicações SoT; como linguagens existentes (HTML5, NCL, SMIL, etc.) podem especificar aplicações SoT;

Ferramentas de autoria multimídia para SoT: ferramentas que suportem criação e edição de aplicações multimídia para SoT;

Serviços multimídia SoT: serviços IP e Web; serviços híbridos broadband-broadcast;

Engenharia de Documentos Multimídia em SoT: frameworks e modelos conceituais;

Protocolos de Transporte Multimídia SoT, Comunicação interprocessos e APIs: avaliação de métricas;protocolos e padrões para comunicação multimídia em tempo real; comunicação interprocesso e separação de conceitos;

Aplicações Multimídia em SoT: sensoriamento multimídia; aplicações e casos de uso em SoT; e-learning em SoT; Conferências multi-usuário em SoT; Storytelling e Narrativas Interativas Enriquecidas por SoT.

Datas Importantes

Submissão de artigos: 25 de julho de 2016 15 de agosto de 2016

Notificação dos autores: 1º de setembro de 2016 16 de setembro de 2016

Versão final: 12 de setembro de 2016 30 de setembro de 2016

Organização

Marcio Ferreira Moreno (IBM Research | Brazil)

Sergio Colcher (TeleMídia | PUC-Rio)

Contato

mmoreno AT br.ibm.com

colcher AT inf.puc-rio.br

Comitê de Programa

Carlos de Salles Soares Neto (LAWS/UFMA)

Carlos Eduardo Batista (LAVID/UFPB)

Carlos Ferraz (UFPE)

Cassio Prazeres (UFBA)

Cesar Teixeira (UFSCar)

Debora Muchaluad (UFF)

Eduardo Barrere (LAPIC/UFJF)

Francisco Silva (UFMA)

Julio Nogima (IBM Research)

Manoel Neto (IFBA)

Marcelo Ferreira Moreno (LAPIC/UFJF)

Marcelo Nery dos Santos (IBM Research)

Markus Endler (PUC-Rio)

Mauro Oliveira (UFCE)

Paul Borrel (IBM Research)

Rafael Brandao (IBM Research)

Renato Cerqueira (IBM Research)

Roberto Gerson (TeleMidia/PUC-Rio)

Rodrigo Laiola (IBM Research)

Romualdo Monteiro (LAPIC/UFJF)

Thais Batista (UFRN)

Windson Viana (UFCE)

Artigos Aceitos

Desafios da modelagem de aplciações multimídia com múltiplos efeitos sensoriais – Douglas P. Mattos (UFF), Fábio Barreto (UFF), Glauco F. Amorim (CEFET/RJ), Joel A. F. dos Santos (CEFET/RJ) e Débora C. Muchaluat-Saade (UFF)

RFID-based Object Detection During Video Production – Tiago Machado (UFJF) e Marcelo F. Moreno (UFJF)

Using NCL to Synchronize Media Objects, Sensors and Actuators – Álan L. V. Guedes (PUC-Rio), Marcio Cunha (PUC-Rio), Hugo Fuks (PUC-Rio), Sérgio Colcher (PUC-Rio) e Simone D.J. Barbosa (PUC-Rio)